Atualidades

CEFEP realiza 4ª edição do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos

Com o objetivo de proporcionar a cristãos leigos competência e habilitação para agir no campo da Política, o Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara” (CEFEP) está desenvolvendo a 4ª edição do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas. O evento acontece no Centro Cultural Missionário, em Brasília, e oferece às lideranças de movimentos eclesiais e sociais de todo país, conhecimento na atuação na construção de uma sociedade justa e solidária, à luz do Ensino Social da Igreja e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

Na abertura do evento, dia 15, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, dom frei Severino Clasen, por meio de uma mensagem, manifestou sua esperança no avanço do laicato na responsabilidade de cuidar “cristãmente” do povo. “Com o curso do CEFEP, procuramos ser multiplicadores dos ensinamentos com simplicidade, humildade, e gesto nobre de doação para que no mundo político, cessem os escândalos, as corrupções e a ânsia do enriquecimento e sede do poder pelo poder, atrapalhando a administração da nação”, disse.

Os destinatários do curso são pessoas atuantes com identidade cristã de vivência e participação, ou seja, são lideranças nas comunidades, nas Pastorais Sociais, nos Movimentos e Organizações, e que já assumem ou pretendem assumir cargos em instâncias partidárias. O secretário executivo do Centro Nacional de Fé e Política, padre Ernanne Pinheiro, falou da importância do curso para a sociedade. “Aqui formamos cristãos para a missão política, para atuar e formar uma mentalidade social cristã no país”, afirmou.

Sônia Gomes de Oliveira, de Montes Claros (MG), é um exemplo de militância. Ela é vice-presidente do Conselho de Leigos do Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais), e coordenadora da Escola Arquidiocesana de Fé e Política. Para ela, é essencial buscar capacitação nas áreas que atua. “Ao receber essa formação nós podemos levar e estendê-la a atuação dos leigos, em sintonia com as Diretrizes que a Igreja propõe”, explicou.

O curso também é voltado para quem ocupa cargos políticas, como o participante e vice-prefeito de Santa Bárbara (GO), Leonardo José de Paula. “A política essencial que deve ser praticada por todos visando o bem comum, está profundamente ligada aos valores cristãos, esse encontro vem fortalecer esses valores para que possamos atuar como agentes transformadores na política, como cristãos”, destaca.

O curso é composto por três eixos: Curso Nacional de Formação Política; Rede de Assessores; Articulação das Escolas Locais de Fé e Política. Com duração total de um ano meio, os participantes recebem um certificado de especialização após cumprir três etapas: a primeira e a segunda, presenciais, com 15 dias e carga horária de 90 horas, e a terceira, educação à distância, com 180 horas.

Antônio Cirilo Borges, da diocese do Macapá (AM), é um dos participantes do curso. Ele destaca que seu objetivo é levar o conhecimento para sua região. “Queremos levar esse conhecimento para nossa diocese, com o intuito de reformular, reimplantar e revitalizar a nossa Escola de Fé e Política, para que o leigo tenha mais conhecimento sobre seu papel de ser Igreja no coração do mundo”, disse.

O Brasil vive um momento de transformações aceleradas. Com as constantes transformações do complexo mundo globalizado, os cristãos são chamados a exercer sua missão de protagonistas. Com esse cenário, torna-se importante investir na formação dos evangelizadores para torná-los aptos a influenciar na construção de uma nova cultura política. “É uma maneira sublime do exercício da caridade”, definiu o padre Ernanne.

Fonte: CNBB

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Informações sobre o Fórum Alternativo Mundial da Água

Paróquia da Glória realiza Semana da Família

São Jerônimo

Liturgia Diária: Evangelho – Lc 8,19-21

Programa Igreja no Brasil nº 255


QR Code Business Card