Atualidades

Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite acontece no dia 16 de junho

A pedido da Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Ceará em carta recebida no último dia 15 de maio, o Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, solicita aos párocos, vigários paroquias, comunidade e pastorais que divulguem amplamente as duas campanhas: Vacinação Contra Poliomielite e Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe.

Doença

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, causada e transmitida por um vírus (o poliovírus). A contaminação se dá principalmente por via oral e, na maioria das vezes, não é letal. Em geral, o doente adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.

Brasil sem poliomielite

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite.

No entanto, segundo a pasta, enquanto houver circulação do vírus em qualquer região do mundo é necessário continuar com a vacinação. A doença ainda é comum em alguns países africanos e asiáticos.

Outras informações sobre a Campanha de Vacinação Contra Poliomielite podem ser adquiridas na Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Ceará através do telefone (85) 3101 5124

Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

A campanha nacional de vacinação contra a gripe, que teve início no último dia 5, termina no dia 25 deste mês. A cobertura da população-alvo, nos municípios cearenses, está em média, até às 14 horas desta quinta-feira, 17, em 35,85%. Nos 184 municípios, conforme o sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, foram aplicadas 470.449 mil doses da vacina.

A população-alvo da campanha de vacinação contra Influenza 2012 no Ceará é composta por 197.078 crianças de seis meses a menores de 2 anos, 85.480 trabalhadores das unidades de saúde que fazem atendimento para influenza, 98.539 gestantes, 22.215 indígenas e 909.475 idosos a partir de 60 anos, totalizando 1.312.787 pessoas. A meta da campanha é imunizar o mínimo de 80% dessa população.

O objetivo da campanha nacional de vacinação contra a gripe é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações por infecções pelo vírus da influenza na população que precisa de mais proteção. Além da vacina contra a gripe, a campanha também oferece a vacina pneumococo 23 valente, contra doenças invasivas pelo pneumococo, intensificação da imunização contra hepatite B para a faixa etária até 29 anos e vacina dupla adulto, contra difteria e tétano. Quem ainda não se vacinou deve ir a um posto de saúde do seu município. As doses de vacina contra a gripe disponíveis nos postos de saúde de todos os municípios é suficiente para imunizar toda a população-alvo da campanha.

Estudos demonstram que a vacinação contra influenza pode reduzir entre 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% da mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%. A população-alvo da campanha está sendo imunizada com a vacina trivalente, que protege contra influenza B (gripe sazonal), influenza A (H3N2) e influenza A (H1N1).

O telefone da assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Governo do Estado é (85) 3101 5220

Com informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Ceará

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Alto Alegre realiza Festejo

Equipe da 5º Urgência da Região Nossa Senhora da Conceição promove encontro sobre Reforma Trabalhista

Alto do Moinho, em Canindé realiza festejo a seu Padroeiro

São Luís Gonzaga

Muticom de Férias acontecerá em Maranguape (CE)


QR Code Business Card