Atualidades

Pastoral Vocacional e o Ano da Fé: I Seminário de Pastoral Vocacional em Fortaleza

CARTAZ-VOCACIONALF500

PROGRAMAÇÃO

A Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Fortaleza realizará de 26 a 28 de abril de 2013 o I Seminário de Pastoral Vocacional com o tema “Vocação: Chamado divino, resposta humana” e contará com a assessoria de dom Waldemar Passini, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Goiânia e referencial para a Pastoral Vocacional da CNBB.

O local do Seminário será o Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja. Estarão presentes neste Seminário o arcebispo, dom José Antonio, e os bispos auxiliares, dom Rosalvo e dom Vasconcelos. A seguir leia a carta do coordenador da Pastoral Vocacional na Arquidiocese de Fortaleza, padre Rafhael Silva Maciel.

Amados irmãos no Presbitério, Diáconos Permanentes

Equipes Vocacionais Paroquiais

Religiosos e Religiosas, Institutos Seculares

Membros das Novas Comunidades, Movimentos, Associações,

Serviços e Pastorais

Irmãos e Irmãs em Cristo Jesus

“Por isso, desejo dirigir uma fraterna saudação de especial encorajamento a quantos colaboram de vários modos nas paróquias com os sacerdotes. Em particular, dirijo-me àqueles que podem oferecer a própria contribuição para a pastoral das vocações: os sacerdotes, as famílias, os catequistas, os animadores. (…) Queridos irmãos e irmãs, o vosso empenho na promoção e cuidado das vocações adquire plenitude de sentido e de eficácia pastoral, quando se realiza na unidade da Igreja e visa servir a comunhão”. (Bento XVI, Mensagem para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações 2010)

O cuidado e o carinho por todas as vocações, serviços e ministérios têm levado a Coordenação Arquidiocesana da Pastoral Vocacional à formação e conscientização dos agentes de Pastoral Vocacional e de todo o Corpo da Igreja Arquidiocesana de Fortaleza sobre a corresponsabilidade por todas as vocações.

Faz alguns anos que, a pedido do nosso Arcebispo, temos procurado acompanhar a Pastoral Vocacional, com a realização de encontros com os jovens como é o caso da Jornada Vocacional e dos encontros de discernimento vocacional, além da participação em numerosos encontros com grupos de jovens que nos pedem a presença.

Ultimamente foi realizado o encontro para animadores de Pastoral Vocacional com o Pe. Valdecir Ferreira, que foi muito bom. Lamentamos que nem todos atenderam nosso convite. Mas, neste ano de 2013, teremos ainda outros encontros importantes e gostaríamos de contar com a presença de seus paroquianos ou membros de suas comunidades. Isso tudo para que haja um melhor acompanhamento e maior proximidade por parte da mesma Igreja.

Por isso o próximo encontro promovido pela Pastoral Vocacional que acontecerá será:

I SEMINÁRIO DE PASTORAL VOCACIONAL

“AS VOCAÇÕES E O ANO DA FÉ”

“Vocação: chamado divino, resposta humana”.

Data: 26 à 28 de Abril de 2013

Local: Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja

Assessor: Dom Waldemar Passini

Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Goiânia e Referencial para a Pastoral Vocacional da CNBB.

Investimento: R$ 40,00 (por pessoa)

Estarão também presentes neste Seminário os nossos Bispos Diocesanos: Dom José Antonio, Dom Rosalvo e Dom Vasconcelos (ver anexo com a programação). Assim desejamos com maior impulso e ardor missionário levar adiante uma organização mais firme da Pastoral Vocacional Arquidiocesana.

Por isso pedimos aos senhores párocos e vigários paroquiais responsáveis por Áreas Pastorais, às nossas Equipes Vocacionais Paroquiais, e a todos os Grupos, Pastorais, Movimentos, Serviços, Novas Comunidades, Religiosos (as), Diáconos Permanentes e Institutos Seculares que animem e enviem seus respectivos fieis e membros já citados para participar deste Pentecostes Vocacional, e assim podermos organizar melhor o Serviço de Animação Vocacional em nossa Igreja Particular.

Sem dúvida este Seminário será muito especial para todos nós e para as vocações de nossa Arquidiocese de Fortaleza.

Louvamos agradecemos ao Senhor da Messe e Pastor do Rebanho por todos os serviços e por todas as vocações e auguramos um fecundo ministério a todos sob a materna proteção de Nossa Senhora da Assunção,

Fortaleza, 31 de Março de 2013.

Solenidade da Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo

Pe. Rafhael Silva Maciel

Reitor do Seminário Propedêutico

Coordenador Arquidiocesano da Pastoral Vocacional

 

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Nossa Senhora de Guadalupe

Editorial – dezembro 2017: “Campanha para a Evangelização”

Agenda do Arcebispo: Janeiro 2018

Decretos e Provisões – novembro 2017

Boletim Igreja no Brasil – CNBB – n. 266


QR Code Business Card