Atualidades

5ª formação missionária para seminaristas do Nordeste

Teve início nesta segunda-feira, 2, com uma missa presidida pelo bispo responsável pela dimensão missionária no Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) e bispo de Alagoinhas (BA) dom Paulo Romeu e concelebrada pelo padre Vitor, coordenador do Conselho Missionário do Regional, além dos padres Marcelo Gualberto (Pontifícia Obra da Propagação da Fé) e André Luiz de Negreiros (Infância e Adolescência Missionária) a 5ª Formação Missionária para Seminaristas do Nordeste. O encontro acontece em Feira de Santa (BA) e reúne 120 seminaristas diocesanos (de 35 dioceses do Nordeste), que estudam o tema “Concílio Vaticano II: 50 anos de vida e missão”.

De acordo com o secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, padre Marcelo Gualberto, o encontro reflete a missão na Igreja e como o seminarista, a partir de sua formação, deve cultivar amor pela dimensão missionária. “O seminarista precisa aprender a amar a missão para quando chegar ao sacerdócio ser um verdadeiro anunciador do Evangelho, não apenas em sua diocese, mas também além-fronteiras”, disse.

As temáticas estudadas no encontro são: A História da Missão antes e depois do Vaticano II, com o padre Estevão Raschietti, diretor do Centro Cultural Missionário (CCM) de Brasília; A Formação Missionária do Seminarista Diocesano, com o bispo auxiliar de Salvador (BA), dom Gilson Andrade da Silva; e a Missão em Aparecida e nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), com a irmã Regina do Pontifício Instituto Missões Exteriores (PIME).

No dia 6 de julho, sexta-feira, haverá um passeio pela cidade de Salvador e uma missa com o arcebispo dom Murilo Kriegler. A metodologia da formação conta com exposição dos assessores e tarde de oficinas; destaque para quatro das Pontifícias Obras Missionárias e noite de testemunhos e parte cultural.

PorFúlvio Costa. Fonte: http://pastoralvocacionalfor.blogspot.com.br/

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Alto Alegre realiza Festejo

Equipe da 5º Urgência da Região Nossa Senhora da Conceição promove encontro sobre Reforma Trabalhista

Alto do Moinho, em Canindé realiza festejo a seu Padroeiro

São Luís Gonzaga

Muticom de Férias acontecerá em Maranguape (CE)


QR Code Business Card