Atualidades

5ª formação missionária para seminaristas do Nordeste

Teve início nesta segunda-feira, 2, com uma missa presidida pelo bispo responsável pela dimensão missionária no Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) e bispo de Alagoinhas (BA) dom Paulo Romeu e concelebrada pelo padre Vitor, coordenador do Conselho Missionário do Regional, além dos padres Marcelo Gualberto (Pontifícia Obra da Propagação da Fé) e André Luiz de Negreiros (Infância e Adolescência Missionária) a 5ª Formação Missionária para Seminaristas do Nordeste. O encontro acontece em Feira de Santa (BA) e reúne 120 seminaristas diocesanos (de 35 dioceses do Nordeste), que estudam o tema “Concílio Vaticano II: 50 anos de vida e missão”.

De acordo com o secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, padre Marcelo Gualberto, o encontro reflete a missão na Igreja e como o seminarista, a partir de sua formação, deve cultivar amor pela dimensão missionária. “O seminarista precisa aprender a amar a missão para quando chegar ao sacerdócio ser um verdadeiro anunciador do Evangelho, não apenas em sua diocese, mas também além-fronteiras”, disse.

As temáticas estudadas no encontro são: A História da Missão antes e depois do Vaticano II, com o padre Estevão Raschietti, diretor do Centro Cultural Missionário (CCM) de Brasília; A Formação Missionária do Seminarista Diocesano, com o bispo auxiliar de Salvador (BA), dom Gilson Andrade da Silva; e a Missão em Aparecida e nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), com a irmã Regina do Pontifício Instituto Missões Exteriores (PIME).

No dia 6 de julho, sexta-feira, haverá um passeio pela cidade de Salvador e uma missa com o arcebispo dom Murilo Kriegler. A metodologia da formação conta com exposição dos assessores e tarde de oficinas; destaque para quatro das Pontifícias Obras Missionárias e noite de testemunhos e parte cultural.

PorFúlvio Costa. Fonte: http://pastoralvocacionalfor.blogspot.com.br/

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Liturgia Diária: Evangelho – Lc 8,19-21

Programa Igreja no Brasil nº 255

A gramática do povo de Deus

Liturgia Diária: Evangelho – Lc 8,16-18

Liturgia Diária: Evangelho – Mt 20,1-16a


QR Code Business Card