Atualidades

150 mil fiéis são esperados em procissão de Nossa Senhora de Fátima

Chegar cedo para a procissão e evitar seguir de carro para a igreja são algumas das recomendações para os fiéis. Procissão sairá da Igreja do Carmo às 18h e deve chegar ao santuário na avenida 13 de maio às 20h30min.

Católicos celebram Nossa Senhora de Fátima no domingo. O 13 de maio é dia de festa no santuário que homenageia a santa e em ruas da região. Onze missas estão programadas para todo o dia e mais de 150 mil pessoas são esperadas na procissão que aproximará a Igreja do Carmo, no Centro, e o templo de Fátima, na avenida 13 de maio. Para acolher com conforto as pessoas, estrutura e esquema de segurança foram montados.

Tudo para garantir tranquilidade aos fiéis, aponta o pároco da Igreja de Fátima, Ivan de Souza. “Está havendo muito empenhado para garantir não só segurança terrestre, mas também aérea, com helicóptero. A gente vai ter segurança boa: aérea, terrestre e celeste”, frisa.

Segundo o major George Pinheiro, comandante da Companhia de Policiamento de Eventos da Polícia Militar, o esquema de segurança do Clássico-Rei, que ocorre no mesmo dia no estádio Presidente Vargas, prevê que os torcedores sairão do jogo em direção ao Montese, sem passar pelo trecho da 13 de maio por onde seguirá a procissão. “A ideia é de não termos torcedores transitando pela 13 de maio para que o público de fiéis que vai estar na procissão não tenha nenhum tipo de problema em relação a eles”, aponta.

Mariana Lazarimarianalazari@opovo.com.br

 Do Jornal O Povo (dia 11 de maio de 2012). Veja em http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2012/05/11/noticiasjornalfortaleza,2837261/150-mil-fieis-sao-esperados-em-procissao-de-nossa-senhora-de-fatima.shtml

Procissão

Padre Ivan comenta ainda que duas ambulâncias devem acompanhar os fiéis durante a procissão. A caminhada sai da Igreja do Carmo , no Centro, às 18h30min, seguindo pelas ruas Major Facundo, Meton de Alencar, Barão de Aratanha e chegando à avenida 13 de maio. Na chegada, o arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Tosi, celebra a coroação de Nossa Senhora. “E comemora o aniversário dele”, confidencia o pároco de Fátima.

ENTENDA A NOTÍCIA

O 13 de maio celebra a primeira aparição da Virgem Maria em Fátima, Portugal. Neste ano, comemora-se o 95º aniversário da data. Em Fortaleza, o santuário em homenagem à santa será palco de 11 missas ao longo do dia, data que é também de homenagens às mães.

Serviço

Missas na Igreja de Fátima

5h, 6h, 7h30min, 9h, 10h30min, 12h, 14h, 15h30min, 17h, 18h30min e 20h30

ESTRUTURA

Banheiros

Serão cerca 50 banheiros, somados os da igreja e os químicos que serão colocados na praça e ao redor do santuário.

Trânsito

A partir das 5h, hora da primeira missa, agentes da AMC iniciam as atividades perto da igreja com a coibição de estacionamento em ruas do entorno da igreja (Oswaldo Studart e Paula Rodrigues). Além disso, a partir do meio-dia, será proibido estacionar nos arredores da Igreja do Carmo. Às 17h, 40 motociclistas e quatro viaturas da AMC iniciam a operação de acompanhamento da procissão. A procissão passará pelas ruas Major Facundo, Meton de Alencar, Barão de Aratanha e avenida 13 de Maio. Os bloqueios de trânsito durante o trajeto serão temporários.

Segurança

Segundo o major George Benício, comandante da companhia de policiamento de eventos da PM, entre 50 e 70 policiais atuarão ao longo do dia nas proximidades da Igreja de Fátima e acompanhando a procissão. A quantidade de guardas municipais ainda não foi definida, informa a assessoria do órgão.

Ônibus

A Etufor vai reforçar a frota de ônibus no domingo. Além da frota dominical costumeira, de 900 coletivos, 26 ônibus extras reforçarão o atendimento das 6h às 20h. Após a procissão, cinco coletivos reserva também entram em circulação. Durante todo o dia, vale a tarifa social: R$ 1,40 (inteira) e R$ 0,70 (meia).

Compartilhe

Subir

2 Comentários »

2 Comentários »

  • julia girão disse:

    Muito interessante essa iniciativa de um blo para o santuário de nossa senhora de fátima. podermos estar em casa e assistirmos à celebração eucarísticade nosso computador. Parabéns e N. sRA. DE fátima, rogai por nós que recorremos a vós.


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Crianças, adolescentes e adultos se reúnem para formação em Fortaleza

Conduzidos pela mão de Deus

Nota de repúdio dos bispos do Regional CNBB NE1-Ceará diante do escárnio público contra os símbolos sagrados

Em 2017, o Dia Mundial dos Pobres dia será celebrado em 19 de novembro.

Coleta da Campanha Missionária acontece neste final de semana no Brasil e no mundo


QR Code Business Card