Atualidades

Leitura Orante: 12º Domingo do Tempo Comum

12º Domingo do Tempo Comum – Evangelho Mt 10,26-33

Tema : “Não tenhas medo”

Invocação ao Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém!

Leitura: (Verdade) O que diz o texto?
Proclamação da Palavra na Bíblia – Mt 10,26-33. Observe as Palavras de Jesus e registre as que chamaram a sua atenção, as frases, os movimentos das pessoas, as ações).

Meditação: (Caminho) O que o texto diz para nós, hoje?
 No Evangelho deste domingo, Jesus repete algumas vezes a expressão: “não tenhais medo”. O medo nos faz perplexo diante de uma determinada situação. Mas, Jesus mostra aos seus discípulos que não devem ficar paralisados diante do medo, nem cessar de propagar sua mensagem É preciso confiança e assegura “ Quem está do meu lado”, nada deve temer.

A comunidade de Mateus está refletindo sobre a missão dos discípulos de Jesus, as adversidades e dificuldades que eles encontraram no seu caminho como seguidores e seguidoras de Jesus. Comunica assim esta exortação reiteradas vezes: Não tenham medo!

O medo se apodera de nós quando em nosso coração cresce a desconfiança, a insegurança , a falta de liberdade. Jesus na sua vida pública, dedicou-se, a despertar a confiança no coração das pessoas. Ele nos mostra que se Deus cuida com tanta ternura dos pardais do campo, como não vai cuidar da pessoa humana?

Jesus volta-se ao Antigo Testamento quando se refere aos pardais ( os pequenos pássaros da Galileia) que fazem parte da fauna daquela região. Quando se contextualiza-se na Criação. Este contextualizar –se na criação, mostra-nos que Jesus estava atento ao Deus Criador Hoje, podemos voltar o nosso olhar para a Campanha da Fraternidade, que nos chama atenção para o que se encontra no Livro do Gn 2,15 “cultivar e guardar a criação “

Lembremo-nos das bem-aventuranças no Monte Sinai e os ensinamentos sobre o significado de cumprir a Lei, de ser “perfeito”. Tudo isto gera um ambiente de claro confronto com as autoridades judaicas.

Ciente dessas dificuldades, Mateus apresenta Jesus no meio da sua comunidade, Ele é o Emanuel, Deus conosco, por isso os/as cristãos/ãs não devem ter medo, são convidados/as a confiar naquele que promete estar sempre com seu povo: “Eu estarei com vocês todos os dias até o fim do mundo” (Mt 28,20).

Sem dúvida, para os primeiros ouvintes do evangelho de Mateus, judeus convertidos à fé cristã, esta reiteração de confiar no Senhor, de não temer porque Deus está com eles, remete-os ao texto do profeta Isaías, iluminando-o: “Assim diz Javé: Não tenham medo, porque eu o redimi e o chamei pelo nome; você é meu. Quando você atravessar a água, eu estarei com vocês e os rios não os afogarão. Não tenham medo, pois eu estou com vocês” (Is 43, 1-6).

Hoje podemos nos perguntar quais são as tensões que sofrem as comunidades cristãs, em diferentes partes do mundo.

No Brasil, na América Latina , mortes de pessoas ambientalistas como 14 ativistas de direitos humanos foram mortos em 2017 na América Latina, alerta a Comissão Interamericana de Direitos Humanos – CIDH (A CIDH é um órgão autônomo da Organização dos Estados Americanos – OEA), denunciou que 14 defensores de direitos humanos foram assassinados na América Latina desde o início de 2017. O órgão expressou sua “profunda preocupação” pelo número, que considerou alto. No informe, a entidade “reitera sua preocupação pelas pessoas defensoras dos direitos à terra e aos recursos naturais, e as pessoas defensoras indígenas e afrodescendentes que continuam enfrentando grandes riscos de violência”. (Site Comissão Pastoral da Terra)

Nesta situação, somos convidados a escutar novamente as palavras de Jesus: “O que digo a vocês na escuridão, repitam à luz do dia, e o que vocês escutam em segredo, proclamem sobre os telhados”.

Da amizade, da intimidade com Jesus brota a missão. Como diz o apóstolo João: “Aquilo que existia desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos e o que nossas mãos apalparam: falamos da Palavra que é a Vida… isso anunciamos” (1Jo 1,1.3).

Por isso, nós discípulos missionários não podemos ficar calados, omissos diante da destruição do planeta terra, do habitat da pessoa humana, que atinge a fauna, a flora e todo o bioma.

Jesus promete sua presença contínua ao nosso lado e utiliza uma metáfora muito bonita que alimenta a esperança das comunidades: “Não se vendem dois pardais por alguns trocados? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Quanto a vocês, até os cabelos da cabeça estão todos contados. Não tenham medo! Vocês valem mais do que muitos pardais”.

Encorajados/as por este cuidado amoroso que Deus tem por nós, e pelo testemunho de tantos homens e mulheres que na nossa América Latina souberam ser fiéis ao projeto de Deus, sofrendo a perseguição e até a morte, continuemos nossa missão na construção de um mundo de acordo com o sonho de Deus, que é Pai misericordioso e bondoso.

Oração: (Vida) O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Oração (Papa Francisco na Oração pela Paz)

Senhor Deus de Paz, escutai a nossa súplica!

Tentamos tantas vezes e durante tantos anos resolver os nossos conflitos com as nossas forças e também com as nossas armas; tantos momentos de hostilidade e escuridão; tanto sangue derramado; tantas vidas despedaçadas; tantas esperanças sepultadas… Mas os nossos esforços foram em vão.

Agora, Senhor, ajudai-nos Vós! Dai-nos Vós a paz, ensinai-nos Vós a paz, guiai-nos Vós para a paz. Abri os nossos olhos e os nossos corações e dai-nos a coragem de dizer: «nunca mais a guerra»; «com a guerra, tudo fica destruído»! Infundi em nós a coragem de realizar gestos concretos para construir a paz. Senhor, Deus de Abraão e dos Profetas, Deus Amor que nos criastes e chamais a viver como irmãos, dai-nos a força para sermos cada dia artesãos da paz; dai-nos a capacidade de olhar com benevolência todos os irmãos que encontramos no nosso caminho.

Tornai-nos disponíveis para ouvir o grito dos nossos cidadãos que nos pedem para transformar as nossas armas em instrumentos de paz, os nossos medos em confiança e as nossas tensões em perdão. Mantende acesa em nós a chama da esperança para efetuar, com paciente perseverança, opções de diálogo e reconciliação, para que vença finalmente a paz.

E que do coração de todo o homem sejam banidas estas palavras: divisão, ódio, guerra! Senhor, desarmai a língua e as mãos, renovai os corações e as mentes, para que a palavra que nos faz encontrar seja sempre «irmão», e o estilo da nossa vida se torne: shalom, paz, salam! Amém

Passos da Leitura Orante

Contemplação: (Vida e Missão) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
O que estou fazendo para a construção da paz? Sinto –me encorajada (o) para falar de acordo com os ensinamentos de Jesus: “O que digo a vocês na escuridão, repitam à luz do dia.”

Bênção Bíblica
Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém
Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém
(Nm 6, 24-27)

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Alto Alegre realiza Festejo

Equipe da 5º Urgência da Região Nossa Senhora da Conceição promove encontro sobre Reforma Trabalhista

Alto do Moinho, em Canindé realiza festejo a seu Padroeiro

São Luís Gonzaga

Muticom de Férias acontecerá em Maranguape (CE)


QR Code Business Card