Atualidades

Hoje, 24 de março de 2013, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques completa catorze anos na Arquidiocese de Fortaleza

domjose1Parabéns Dom José Antonio

Queremos neste dia em que começamos a Semana Santa, a semana maior do ano na vida da Igreja, não só dar-lhe nossos parabéns, mas agradecer-lhe por seu zelo e sabedoria, por seu testemunho e ações, por seu esforço de comunhão e participação no pastoreio da Arquidiocese de Fortaleza, esta porção do Povo de Deus que a ele foi confiada. O exercício do múnus episcopal na Igreja de Fortaleza, ele sempre o exerceu em comunhão com o colégio episcopal, tanto no Ceará como no Brasil, construindo e acolhendo quer as decisões regionais, quer as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora definidas pela CNBB; também, e não havia de ser diferente, sempre em perfeita comunhão com o Santo Padre, os papas João Paulo II, Bento XVI e, agora, Francisco.

Também tem governado a Igreja de Fortaleza com seus bispos auxiliares e vigários gerais e com os Conselhos desta Igreja – Presbiteral, Episcopal, Pastoral e Econômico – que têm funcionado, nestes catorze anos, com a sua presidência, em reuniões ordinárias, agendadas anualmente. Também escuta, quando necessário, o Colégio de Consultores.

Tem tido uma dedicação especial à formação dos seminaristas, nos três seminários da Arquidiocese – Propedêutico, Filosofia e Teologia – e na Faculdade Católica de Fortaleza. Já ungiu presbíteros mais de cem jovens desta Igreja nestes catorze anos.

No seu pastoreio podemos destacar entre muitas coisas – as principais delas, às vezes, não são vistas, pois é no segredo e no silêncio que se faz presente, sobremaneira, a ação de Deus – as seguintes ações e realizações:

• Diaconato permanente e Escola Diaconal;

• Fórum dos movimentos eclesiais – FAMEC – como um espaço de articulação dos serviços, movimentos, associações e comunidades novas;

• Fundo Arquidiocesano de Solidariedade;

• Fundo de sustentação dos Presbíteros;

• Redimensionamento das Regiões Episcopais, aumentando-as de seis para nove;

• Criação da Faculdade Católica de Fortaleza;

• Criação do Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja;

• Criação de mais de cinquenta paróquias e áreas pastorais;

• Caminhada Penitencial, no terceiro domingo da Quaresma;

• Caminhada com Maria, na festa da Assunção de Nossa Senhora, padroeira de Fortaleza.

Na orientação pastoral, olhando a realidade cearense, auscultando a Palavra de Deus, sobretudo revelada nas atitudes, gestos e palavras de Jesus, em sintonia com as Diretrizes Gerias da CNBB e do Magistério Pontifício, aprovou, decretou e publicou alguns subsídios muito importantes para a comunhão de todas as pessoas que exercem ministério e ação na Arquidiocese:

1. Plano Pastoral – já estamos no terceiro, que vige de 2012 a 2015;

2. Diretório Pastoral Litúrgico Sacramental (em terceira edição);

3. Pastoral do Dízimo – Partilha Eclesial (em segunda edição).

São apenas alguns dados que testemunham o zelo de Dom José Antonio por esta Igreja e sua dedicação e amor a todos nós.

O que podemos fazer? Agradecer-lhe, pedir a Jesus – servo divino sofredor e filho do homem ressuscitado – que lhe conceda saúde e graça divina abundante e fazer acontecer em comunhão com o nosso arcebispo, como discípulos e missionários de Jesus, o Reino de Deus nestes 31 municípios que fazem a Arquidiocese de Fortaleza, em uma área de aproximadamente 15.570 Km2 e uma população de 4.022.481 habitantes (IBGE,2010).

Por Miguel Arcanjo F. Brandão, Secretariado de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza.

 

Compartilhe

Subir

3 Comentários »

3 Comentários »

  • Pe.Robério disse:

    Nossos Parabéns a Dom José Antônio pelo seu Pastoreio na Arquidiocese de Fortaleza
    que tem conduzido com muita sabedoria seu rebanho.Que Deus continue cumulando de muitas bençãos sua vida de Pastor.muito obrigado Dom José por tudo que o senhor vem realizando em nossa igreja conte com sempre com nossas orações.

  • margarete disse:

    Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo possa ungi-lo cada vez mais, para que o povo reconheça o Senhorio de Jesus agindo no seio da Igreja.
    Parabens Dom José Antonio, e muito obrigrada pela sua entrega a Deus. Deus seja louvado por tudo que tens feito em nossa Igreja por meio da sua pessoa.
    Um sincero abraço.
    Margarete – paroquia Sao Jose em Maracanau.

  • portaldaigreja disse:

    Receba as felicitações da nossa Paróquia de Lagoa Redonda, e do pároco Pe. Leandro. Deus o abençõe Dom José!


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Clima de alegria, fraternidade e comunhão marcam a 9ª Festa da Vida

Festa da Vida reúne 13 tendas temáticas

Paróquia Nossa Senhora das Dores recebe pela segunda vez a Festa da Vida

Informação sobre o Ano Nacional do Laicato

Igrejas e movimentos sociais realizam a 9º Festa da Vida na Arquidiocese de Fortaleza


QR Code Business Card