Atualidades

“Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”: Rede Cáritas Ceará traz o tema da Campanha Mundial de 2014 para a Semana da Solidariedade

caritas400Todos os anos no início do mês de novembro a Rede Cáritas Brasileira realiza a Semana da Solidariedade, um momento dedicado à reflexão sobre a situação social em que vivemos e à ação solidária que possibilite transformações através da participação cidadã.

Assim como no ano de 2013, a Rede Cáritas traz para a Semana da Solidariedade o tema da Campanha Mundial lançada pela Cáritas Internacionalis, “Uma família humana, alimentos para todos”. No Brasil, o tema da campanha ganhou novos contornos a partir de nosso contexto e realidade social, ganhando o título de “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”. A perspectiva é a do trabalho a partir de questões como a soberania alimentar e a justiça social.

A Semana da Solidariedade tem como marco nesse ano o dia 7 de novembro e se estende até o dia 14. As Cáritas Diocesanas que compõem a Rede Cáritas Ceará realizarão atividades com foco na Campanha Mundial.

O que é a Campanha e como participar?

A Campanha Mundial “Uma família humana, alimentos para todos” lançada no dia 10 de dezembro de 2013 – no Dia Internacional dos Direitos Humanos, tem como objetivo central colaborar com a erradicação da fome e da pobreza no mundo.

Em primeiro lugar, a partir da sensibilização e da mobilização da própria Igreja e de seus organismos para a realidade da fome, da miséria e das desigualdades. Em segundo, pelo diálogo com a sociedade através das ações promovidas pela própria Rede Cáritas e pela Igreja no enfrentamento a essas duras realidades. A Rede Cáritas Ceará, por exemplo, trabalha intensamente com projetos de acesso à água, produção agrícola familiar e agroecológica, articulação com catadoras e catadores de materiais recicláveis, contribui com formação de redes de economia solidária e promove a participação de comunidades na defesa de seus direitos.

Uma das principais estratégias da Campanha no Brasil é realizar um processo de escuta e diálogo para identificar como as próprias pessoas empobrecidas enxergam a realidade de miséria no país. O material dessas conversas será compilado para a construção de um mapa nacional sobre fome, pobreza e direitos. Também estão previstas a realização de audiências públicas locais, regionais e nacionais sobre o tema.

Pela Caritas Internacionalis um projeto de lei será produzido sobre o direito à alimentação. O intuito é que as Cáritas de todo o mundo possam incentivar a adoção da lei por seus governos. A entidade também irá defender na Organização das Nações Unidas uma sessão sobre o direito à alimentação, prevista para ocorrer em 2015 durante a assembléia geral.

Dados da concentração de renda e da desigualdade no mundo e no Brasil

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) de 2013, 842 milhões de pessoas ainda passam fome no mundo, ou seja, um em cada oito seres humanos.

De acordo com o Relatório da Riqueza Global, lançado ano passado pelo banco suíço Credit Suisse, se a riqueza produzida em todo o mundo em 2013, que foi de UU$ 241 trilhões, fosse distribuída em partes iguais entre as pessoas adultas do planeta, cada um iria receber UU$ 56.600,00. O relatório ainda aponta que os 10% mais ricos controlam 86% da riqueza global, enquanto apenas 32 milhões de adultos em um mundo com sete bilhões de habitantes, possuem 41% da riqueza mundial. Além disso, dois terços dos adultos da humanidade – 3,2 bilhões – só conseguem dividir 3% da riqueza mundial.

No Brasil, sexta economia mais rica do mundo, 57 milhões de pessoas ainda vivem em estado de pobreza, ou seja, sobrevivendo com meio salário mínimo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mesmo com programas de distribuição de renda promovidos pelo Governo Federal, 20% dos mais ricos ainda detém 63,8% da renda nacional, enquanto os 20% mais pobres acessam apenas 2,5% de toda a riqueza que é produzida pelo país.

A Cáritas acredita que esta é uma crise moral e humanitária. Ela é agravada por políticas e práticas desleais, tais como distorção de mercado – devido à especulação financeira excessiva em produtos alimentares -, os conflitos armados, o desvio de recursos alimentares do consumo para a produção de energia, o desperdício de alimentos e a falta de acesso a mercados para os produtores de países em desenvolvimento. Mais informações no site: www.caritas.org.br

PROGRAMAÇÃO PARA SEMANA DE SOLIDARIEDADE

Fortaleza

·         06 a 08 de novembro: Encontro Interregional Nordeste para refletir a campanha Mundial: “Uma Família Humana: Pão e Justiça para todas as pessoas” em Aquiraz.

·         07/11, de 14h30 às 18h – Dia de Mobilização nacional de Combate à fome e à pobreza no Jangurussú junto a Ascajan (Associação de catadores e catadoras do Jangurussú) e à comunidade com visita às famílias e diálogo sobre o tema da campanha. Haverá cortejo temático sobre pão, justiça, paz e esperança e no fim da tarde celebração ecumênica no Salão Pastoral Santo Antônio.

·         09/11 – Missa na TV Ceará às 8h da manhã para celebrar o momento da Campanha Mundial.

·         Postagens nas redes sociais sobre “O que é solidariedade”.

Itapipoca:

·         Dias 13 e 14 – Lançamento nas rádios da Campanha Natal de paz sem fome que se estenderá até o dia 23 de dezembro e da Rede Permanente de Solidariedade na comunidade Raposa.

CONTATOS:

Raquel Dantas (85) 9936 5373 / Jeane Freitas (85) 9808 1066 – 3231 4783 / Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza (85) 3388 8716 / Ana Maria Freitas (85) 8614 3495.

Por Jeane Freitas, Cáritas Regional Nordeste I

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Simpósio Ecumênico: “Iniciação à vida Cristã e Ecumenismo” tem inscrições abertas

Assembleia de avaliação e planejamento da Região Episcopal São Pedro e São Paulo

Assembleia da Região Episcopal Nossa Senhora dos Prazeres

Comunidade Católica Corpo Místico de Cristo realiza Congresso Mariano

Paróquia Sagrada Família em Ocara realizou Retiro com Agentes Pastorais


QR Code Business Card