Atualidades

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos propõe diálogo e acolhida

cartaz SOUC“Dá-nos um pouco da tua água” será o tema da Semana Nacional de Oração pela Unidade dos Cristãos e Cristãs (SOUC). O evento ocorrerá de 17 e 24 de maio e buscará refletir sobre a unidade cristã e o diálogo entre as religiões. O material publicado é uma parceria entre Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos.

O tema da Semana de Oração foi inspirado no Evangelho de São João, que retrata o encontro de Jesus com a mulher samaritana. A cena propõe reflexão do amor e da acolhida às diversidades de religião, etnia e cultura. O material foi elaborado pelo grupo de trabalho do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).

Ainda, dentro da perspectiva do tema deste ano, pretende-se debater os diferentes contextos religiosos do país, abordando, principalmente, a intolerância religiosa.

Baixe o texto de introdução ao tema da Semana de Oração traduzido pela Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O subsídio foi preparado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas (CCMI)

Celebração nacional

No hemisfério norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos ocorreu de 18 a 25 de janeiro. As datas foram propostas em 1908, pelo sacerdote, padre Paul Watson, por ocasião das festas litúrgicas de São Pedro e São Paulo. Já no hemisfério Sul, no entanto, as igrejas celebram a Semana de Oração durante o Pentecostes, que é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conic coordena as celebrações da Semana de Oração em diversas regiões do país.

O Conic foi fundado em 1982, com participação de membros das igrejas Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Anglicana do Brasil (IEAB), Presbiteriana Unida (IPU) e a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISOA). Tem como missão promover e estimular relações ecumênicas entre Igrejas cristãs e o fortalecimento do testemunho em favor dos Direitos Humanos.

CNBB com informações do Conic.

Compartilhe

Subir

1 Comentário »

1 Comentário »

  • Domingos Sávio disse:

    Quando ecoarmos uma só voz, quando pensarmos em um único objetivo a seguir, quando nos unirmos para um único propósito: levar ao próximo o amor do Pai, assim como, diz São Paulo aos Filipenses: quando considerarmos o outro superior a nós, o mundo estará pronto para receber o Cristo em Corpo e Alma no meio de nós. Que possamos pregar e fazer acontecer essa unidade cristã na humanidade. Amém!


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Clima de alegria, fraternidade e comunhão marcam a 9ª Festa da Vida

Festa da Vida reúne 13 tendas temáticas

Paróquia Nossa Senhora das Dores recebe pela segunda vez a Festa da Vida

Informação sobre o Ano Nacional do Laicato

Igrejas e movimentos sociais realizam a 9º Festa da Vida na Arquidiocese de Fortaleza


QR Code Business Card