Atualidades

Semana de Oração pela Unidade dos cristãos 2012

Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão

Semana de Oração pela Unidade dos cristãos

20 a 27 de maio de 2012

“Todos seremos transformados pela vitória

de Nosso Senhor Jesus Cristo”

(Cf 1 Cor 15,51-58)

Irmãos e irmãs da caminhada ecumênica!

Entre os dias 20 a 27 de maio de 2012, cristãos e cristãs de todo Hemisfério Sul, estarão unidos, celebrando a SOUC. Será uma semana muito especial, pois pessoas das mais variadas etnias e culturas estarão dedicadas à reflexão sobre a importância da unidade na diversidade. Mas o que é estar unido na diversidade?

Unidade na Diversidade

A junção dessas duas palavras, Unidade e Diversidade, ou Unidade na Diversidade, nos dá a impressão de que é impossível construir um ambiente assim, em tese, diversidade geraria separação. Mas no mundo cristão esse raciocínio dribla a lógica, pois o diálogo aberto e fraterno permite, mesmo na diversidade, a abertura ao outro, àquilo que eu não tenho, mas admiro e respeito no meu irmão de fé. Afinal existe uma máxima que gere a todos os cristãos: “maior é aquilo que nos une do que o que nos separa”. Todos estão sob um só Cristo, um só Pastor, fazendo parte de um só rebanho e, embora os caminhos para se encontrar com Deus sejam variados, a meta é sempre a mesma:“amar o próximo como a si mesmo” (Gl. 5.14).

Construir a Unidade

A unidade, nem sempre é fácil de ser conseguida. Mas o esforço de muitas Igrejas no Brasil, sejam elas igrejas-membro do CONIC ou não, têm sido cada dia maiores. Nesse sentido, a SOUC, que este ano tem como tema “Todo seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo” baseado na carta do apóstolo Paulo em 1ª Cor. 15. 51-58, pretende contribuir para que irmãos e irmãs de diferentes congregações se juntem em momentos únicos de partilha, comunhão e integração. Participe conosco da SOUC 2912 e sejamos sempre Um (Jo. 17.21).

Irmãos e irmãs da caminhada ecumênica!

Este ano em que comemoramos 30 anos de CONIC e 40 anos de CIER, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, sob o lema bíblico da Primeira Carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios: “Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo” (1ª Cor. 15. 51-58), vem elaborada pelos irmãos e irmãs da Polônia, país marcado por histórias de sofrimento, mas também por muita coragem no testemunho de fé, vencendo inúmeros desafios.

O CIER convida a cada um e cada uma de vocês a se unir a este grande mutirão, que a Semana Oração pela Unidade dos Cristãos produz. Cada um/a é chamado/a a transformar a realidade onde vive e a construir um mundo melhor. Temos diante de nós muitos desafios, oremos e mostremos sinais concretos na busca de superação!

Que a reflexão desta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos nos anime a confiar sempre mais na transformação possível, com a fé alimentada na certeza que vem da vitória do Ressuscitado.

Com Graça e Bênção!

Pastor Inácio Lemke – IECLB

Presidente do CIER

Dom Oneres Marchiori – ICAR

Vice-Presidente do CIER

Outras informações acessar: http://semanadeoracaopelaunidade.blogspot.com.br/p/tema-souc-2012.html

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Lutero e sua marca na História

Inauguração da Centro de Evangelização do Shalom Bela Vista

Papa Francisco pede fim de armas nucleares

Presidente da CNBB foi nomeado pelo Papa Francisco como Relator Geral do Sínodo 2018

Editorial – novembro 2017: “Ano do Laicato no Brasil”


QR Code Business Card