Atualidades

Nota de repúdio dos bispos do Regional CNBB NE1-Ceará diante do escárnio público contra os símbolos sagrados


Nota de repúdio

Nós, bispos do Regional CNBB NE1-Ceará, reunidos em Conselho Episcopal Regional, manifestamos a nossa indignação e repúdio diante do escárnio público contra os nossos símbolos mais sagrados (Crucifixo, hóstia, imagem da Padroeira do Brasil) e contra valores fundamentais da vida humana. Ataques violentos e explícitos à família e à religião cristã têm sido feitos através de espetáculos de péssima qualidade que visam à apologia de práticas de sexualidade pervertida e anormal.

A Igreja não prega nem defende discriminação ou preconceito de qualquer natureza. Mas, comprometida com a verdade, defende e promove os valores humanos e cristãos, cumprindo assim, as exigências do Evangelho de Cristo.

Seríamos ingênuos ao pensar que esses últimos episódios (Exposição Queermuseu no Santander Cultural em Porto Alegre – RS, o artista nu que rala a imagem de Nossa Senhora Aparecida durante ‘perfomance’, em Brasília), dada à sua natureza e à evidência dos seus objetivos, não são apenas verdadeiros crimes de vilipêndio, o que já seria muito grave, pois o próprio Código penal os tipifica assim (Artigo 208). Trata-se de um verdadeiro projeto estrutural, profundo e nefasto, de desmonte dos nossos mais preciosos valores humanos e cristãos, através da banalização do matrimônio, da ideologia de gênero, da legalização do aborto, da liberação das drogas, da relativização dos valores morais nascidos do Evangelho e ensinados pelo Magistério da Igreja.

Por isso, denunciamos e repudiamos:

O “ataque explícito” aos valores humanos e cristãos da imensa maioria do povo brasileiro. Pois em nome de uma “liberdade” de imprensa, cultural, intelectual, artística impõe o desejo de uma minoria a toda uma coletividade.

O incentivo, patrocínio, promoção e “doutrinação” em massa, realizada diuturnamente em novelas, programas de “entretenimento” e da imposição ilegal, por órgãos governamentais e organizações não-governamentais, muitas destas de âmbito internacional;

A colonização ideológica, como alerta o Santo Padre, o papa Francisco: “Na Europa, nos Estados Unidos, na América Latina, na Africa, em alguns países da Ásia, existem verdadeiras colonizações ideológicas. E uma delas – digo-a claramente por nome e sobrenome” – é a ideologia de gênero (gender). Hoje às crianças às crianças -, na escola, ensina-se isto. O sexo, cada um pode escolhê-lo. E por que ensinam isto? Porque os livros são os das pessoas e instituições que lhes dão dinheiro”(Discurso aos Bispos da Polônia, 27.08.2015).

Portanto, convocamos todos os cristãos e pessoas de boa vontade a resistirem e protestarem contra todas as formas de destruição dos valores cristãos e da família, fazendo chegar a expressão do seu repúdio e indignação aos patrocinadores de tais campanhas e aos meios de comunicação que as veiculam.

Acreditamos numa sociedade justa e fraterna, possível apenas no compromisso com a vida, e vida em plenitude (Jo 10,10).

Que Deus nos fortaleça nessa árdua tarefa e a Querida Mãe Aparecida continue a interceder por todos nós.

Fortaleza, 18 de outubro de 2017

Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques
Arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza – CE

Dom Rosalvo Cordeiro de Lima
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza – CE

Dom Ailton Menegussi
Bispo da Diocese de Crateús-CE

Dom Gilberto Pastana de Oliveira
Bispo da Diocese de Crato – CE

Dom Edson de Castro Homem
Bispo da Diocese de Iguatu – CE

Dom Antônio Roberto Cavuto
Bispo da Diocese de Itapipoca – CE

Dom André Vital Félix da Silva
Bispo de da Diocese Limoeiro do Norte

Dom Angelo Pignoli
Bispo da Diocese de Quixadá – CE

Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos
Bispo da Diocese de Sobral – CE

Dom Francisco Edimilson Neves Ferreira
Bispo da Diocese de Tianguá – CE

Segue carta em PDF com as assinaturas dos Bispos: Nota CONSER out – 17

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
Regional Nordeste 1
Rua Felino Barroso, 405
Fátima- 60050-130- Fortaleza – Ceará –
Caixa Postal, 126 – CEP 60001-970
Fone: – (85) 3252.4046
Site: www.cnbbne1.org.br
E-mail: cnbbne1@veloxmail.com.br

Compartilhe

Subir

26 Comentários »

26 Comentários »

  • Olegário José Malveira disse:

    Diante de tanta trucidade; até quando o Povo Brasileiro vai aceitar esses crimes. Deus proteja, Ilumine e Guarde seu maior projeto. *A FAMÍLIA*

  • Estelita disse:

    Graças à Deus, temos agora um pronunciamento cristão e católico referente os absurdos que a mídia e certas pessoas querem enfiar de fiel a a baixo a todos nós. Já era tempo, pois até agora estávamos sentindo uma certa omissão da nossa igreja a respeito do desrespeito às coisas sagradas e a exposição dos contra valores, se valendo de uma liberdade errônea. Parabéns aos Bispos da Regional I, CNBB! Não vamos nos calar.

  • Pe. José Maria Loiola disse:

    Parabéns aos nossos bispos do Regional NE I. Já era tempo da CNBB quebrar este silêncio e manifestar o protesto que é de toda a igreja do Brasil. Se não iluminamos o caminho, os filhos das trevas ganham mais espaço para dificultar a missão da igreja. Quando Jesus disse que “as portas do inferno” não prevaleceriam contra ela, não disse que elas não iriam tentar. Se não lutarmos para obstruir o caminho do inimigo, estaremos sendo coniventes com ele. A missão é de todos nós.

  • Pe. Anderson Batista disse:

    Muito obrigado, senhores Bispos! DEUS lhes pague por esta nota de repúdio, em nome de tantos fiéis e paroquianos que me manifestaram estupor diante dessas blasfêmias! O povo fiel está do lado dos senhores. Em Jesus e Maria, humildemente, Pe. Anderson Batista da Silva.

  • Mariana Fraga disse:

    Deus seja louvado pela vida de vocês, graças a Deus a igreja está se manifestando claramente contra tantos ataques que estamos sofrendo.

    Meu total apoio como cidadã, mãe, esposa, cristã e corpo dessa igreja tão linda que é a católica.

  • m Regina a rodrigues disse:

    Estava ansiosa por uma resposta da Igreja. Parabéns aos bispos do Ceará. No Brasil, as pessoas e as instituiçoes estão fechando os olhos para a degradação humana e familiar. quando ouvia dizer que”Deus é brasileiro” não imaginava que em pouco tempo fariam Dele uma bola e o chutasse para tão longe.

  • Cassiana Maria Capistrano Pinho e Morais Sampaio disse:

    Todas as famílias cristãs não devem mais assistir a nenhuma programação da rede Globo e tambem de nenhuma outra emissora que venha a se comportar dessa forma desrespeitando os valores éticos, morais e religiosos de um povo.

  • É importante sabermos que os Bispos do Nordeste I estão juntos levantando um plano de ideias para procurar tentar solucionar o problema em relação aos símbolos sagrados da nossa Igreja. Em verdade, estamos vivenciando um mundo novo onde os acontecimentos giram em tempo real e usa de todos os artifícios para poder conseguir chamar a atenção de todos, nesse rol de chamar a atenção de todos, estão utilizando metodologias errôneas e entre elas os símbolos sagrados vem se destacando com bastante

    ênfase, justamente pela visibilidade que pode propor. Não podemos permitir que algo importante que contribui com os nossos bons costumes da prática da nossa fé seja literalmente banalizado.

    A Igreja deveria logo ter enfrentado de corpo a corpo essa situação que se torna crucial, ela foi passiva, ou seja, ficou apenas no plano pré inicial das ideias, graças a Deus que agora vem surgindo essa atual preocupação apresentando uma nova roupagem em termos de atitude séria. Acredito que todos nós católicos de boa fé devemos nos deixar entrelaçar nesse novo processo de ação maior em prol de nós mesmos, pois sofremos as críticas e as devidas consequências. Afinal nós somos essa Igreja viva!

    Somos católicos por excelência!

  • leonardo disse:

    Parabéns pela iniciativa dos Bispos que tiveram coragem de se pronunciar. A CNBB está adormecida por muito tempo, estranho o silêncio dos religiosos no Brasil, vejo poucos padres se manisfestando publicamente. Nossos sacerdotes, se desejarem, podem fazer oi maior manisfesto aqui no Brasil, batas convocar o povo. Este tipo de coisa já vem alguns anos acontecendo, precisou os evangélicos se levantarem como Senador Malta defendendo Nossa Senhora, sendo evangélico, coisa que nunca achei em ver um evangélico defender Nossa Senhora. Meus queridos Bispos, está na hora de vocês defenderem nos cristãos, e só é possível se ficarem do lado do povo. Desculpem, mais estavam a muito tempo adormecidos….

  • Regina Marques disse:

    Parabéns pela iniciativa, sempre é bom ler alguma coisa que acreditamos escrita por pessoas com valores cristãos, pois por defender o que acreditamos somos considerados seres inferiores, sem instrução, vivendo na idade da pedra, e por aí afora!!!
    obrigada Arcebispo e Bispos da CNBB Ne1 tomara outros Arcebispos também se manifestassem!!!

  • Pedro disse:

    fico feliz em ler isso! DEUS VULT!

  • Eliana disse:

    Parabéns a todos os que não se calam. A todos que reconhecem crime como crime. Que a nossa fé seja preservada. Que nossas famílias saiam intactas. Que nossos valores sejam ainda mais veementes. Deus lhes abençoe! Avante!

  • JOSE AMBROSIO GUIMARAES disse:

    Bom Dia.

    Que o Supremo Deus Criador do Cosmos continue nos iluminando para juntos formarmos o compromisso com a Verdade. E a Verdade é a Vida plena do Amor Familiar Natural. Esses defensores da ideologia de gênero por não reconhecerem que o natural é real estão com uma doença grave chamada de esquizofrenia. Precisamos da União de todos religião, estado e justiça para tratarmos esses defensores da ideologia da morte e não aderimos aos doentes que são minoria.

    São Pedro de Alcântara padroeiro do Brasil está intercedendo junto com a Virgem de Guadalupe para a continuidade da Vida plena do Amor de Deus.

  • Francisco disse:

    Diante da omissão da CNBB nacional, fica aqui meu profundo agradecimento pela manifestação da CNBB-NE1-Ceará sobre o escárnio com Jesus Eucarístico e demais símbolos católicos. Sugiro também convocação de Missa de reparação. Obrigado.

  • teresinha disse:

    Isso mesmo, já era hora da Igreja, tomar posição oficial contra os absurdos que alguns meios de comunicação querem enfiar guela abaixo da população desinformada e alienada pela veiculação forjada de tantos enganos, tanto desrespeito e absurdos. Se querem respeito, devem primeiro aprender a respeitar e ter a dignidade de saber ser livre, sem impor, principalmente aos vulneráveis, seu estilo de vida, mas vivendo com dignidade e sobriedade, respeitosamente. Cada um faz suas escolhas e assume as consequências de seus atos e deixe livre os demais para ser cada um ,o protagonista da sua própria história.

    Me uno a D. José e demais bispos, contra todo tipo de ofensa à nossa fé, à Igreja cristã e a nossa família. Respeitem-se e nos respeitem.

  • Eunice disse:

    Esperava a atitude da igreja a respeito desses absurdo que esta acontecendo, já somos feridos de várias maneiras, Agora chegou na família, o que temos de mais precioso, vamos lutar contra essa invasão que estão tentando fazer a nossa lares.

  • Nilva Reis Rossato disse:

    Aliviada me sinto depois de ver e ler este documento . Parecia que a igreja estava omissa , agora vejo que acompanhava tudo de perto . Parabéns , queremos respeito , a família sempre em primeiro lugar

  • Regina E R Riva disse:

    Me interesso muito em participar da discussão sobre tudo isso! Sou mãe sou avó e educadora. Não podemos nos calar!

  • vilma disse:

    Que alegria ver a igreja se manifestando contra isso. E pesso desesperadamente a todos os Bispos dessa região rezem pela diocese de Itapetininga sp.

    Infelizmente “não temos bispo aqui”socorro!!! o que será dessa dioceses a favor dos homossexuais a frente dessa diocese.

  • José Carlos Rodrigues disse:

    Eu José Carlos Rodrigues sou Contra ideologia de Gênero Deus Constitui o Homem e Mulher Deus Formou a FAMÍLIA Cristã para seres Pais e Construir a FAMÍLIA Santa no Casamento Não é uma Lei que Venha Destruir O Deus Sonhou que a FAMÍLIA Ideologia de Gênero Não FAMÍLIA SIM Deus Sonhou.

  • José Moura Ferreira disse:

    A igreja católica e a CNBB, mais especificamente, apoiou tanto o PT e suas ideias nefastas próprias dos regimes esquerdistas que agora pedem socorro. Vem uma eleição aí. Vamos ver de que lado a Igreja católica vai estar.

  • Lucia Vasconcelos disse:

    Até que enfim a Igreja acordou! Tem q iniciar um abaixo assinado para q seja saia de cartaz essa exposição.

  • Pe. Joao Luiz,ICAB disse:

    Nota digna de apoio e aplausos, no entanto, essas atitudes cuja origem encontrar-se no lacaniano, não nos assusta, pois é próprio dos rebeldes escarnecer de tudo que é sagrado. Essas atitudes aqui protestadas deveriam ser combatidas através da evangelização e do exemplos dos cristãos, como defender a fé cristã se esta estar dividida, portanto, as igrejas deveriam uni-se e evangelizar através de palavras e ações, e não se omitir diante das ações que promovem a discórdia. Infelizmente os que promovem, apresentam e aplaudem, em sua maioria são cristãos nominais. Rezemos

  • Bruno disse:

    Estamos com vocês, estamos com a Igreja, estamos contra essa trama perversa e satânica que visa a subversão da sociedade!

  • Sebastião Farias disse:

    Deus seja louvado, por iluminar os corações e a consciência dos Bispos da CNBB da Regional Nordeste 1 (CEARÁ), pela iniciativa e, também, os protejam e lhes cubram de bênçãos e muita sabedoria, nessa cruzada contra as forças do mal e os simpatizantes ao seu projeto maligno, as quais, vendo o seu ocaso e e julgamento final, se desesperam e, usando de todos os meios de que dispõe, como pessoas que não conhecem a Desu, organizações oportunistas e as mídias em redes sociais, como os meios de comunicação de massa televisiva, radiofônicas e escrita, etc, voltaram sua ira, contra a célula-mater da Aliança de Deus com a humanidade, que é a FAMÍLIA.
    Estão certos e corretos esses Bispos Católicos Cearenses que, com essa atitude firme e corajosa, em defesa dos valores da fé cristã, da Igreja de Jesus Cristo, de suas imagens e ícones sagrados e, principalmente, em defesa da família da Aliança, que é a própria Igreja estabelecida por Cristo.
    Uma coisa é cultura e sua valorização moral, outra coisa, como são esses ataques disfarçados à família brasileira, é crime, como foi bem lembrado e capitulado nessa matéria.
    Nossos parabéns aos corajosos Bispos do CEARÁ e do Nordeste, pela Nota de Repúdio.
    Que outras Regionais da CNBB e de outras denominações cristãs do Brasil, não se envergonhem de defenderem a família e, se espelhem nos Bispos do Ceará, e defendam publicamente, em nome de Deus e da Igreja de Cristo, a Família Cristã.
    Paz e Bem.
    Sebastião Farias
    Leigo Católico/PVH-RO


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Planilha de contribuição das paróquias e das áreas pastorais: outubro de 2017

Festa da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Santa Maria

“I Aviva Povo de Deus”

Paróquia Nossa Senhora das Graças e São Pedro na Praia da Tabuba, em Caucaia – CE.

Material que foi veiculado no Jornal JCTV na Rede Vida de Televisão


QR Code Business Card