Atualidades

Na celebração do I Dia Mundial dos Pobres Arquidiocese lança a 9ª Festa da Vida

A coleta de alimentos para os estudantes africanos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), roda de conversa, músicas, ciranda e orações marcaram o I Dia Mundial dos Pobres e o lançamento da 9ª Festa da Vida, no Parque Rio Branco, domingo 19  de novembro. Presentes representações de movimentos, grupos e pastorais da Igreja, vindos de diversas paróquias, mobilizados pelas Paróquias de São João Batista (Tauape), Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora da Piedade, no entorno do Parque Rio Branco, bem como de outras tantas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza.  Convidadas, participaram pessoas em situação de grande pobreza. A todos os presentes foi servido um lanche e uma feijoada, no final, tudo doação e partilha.

O “lançamento” foi uma inovação no processo que prepara a Festa deste ano, colocado, de propósito, no Dia convocado pelo Santo Padre Francisco. A Festa da Vida será dia 17.dez.17, na Praça Farias Brito, em frente à Igreja do Otávio Bonfim e ao lado da Av. Bezerra de Menezes. A Festa chama as pessoas, grupos e movimentos sociais para virem celebrar e expor suas ações em favor da vida, sejam eles de origem cristã ou  de outras religiões.

Numa bonita roda as pessoas dançaram, se alegraram e agradeceram ao Deus da vida;

as músicas no parque foram animadas pelo Grupo Jovens em Busca de Deus, JBD Lagamar, bairro que contribuiu de modo significativo com as coletas. Os donativos foram entregues à  Pastoral do Migrante, que na terça-feira última já começou a entrega dos alimentos aos estudantes. Na roda de conversa, os presentes que quiseram participaram de um diálogo em que falaram de sua experiência com a pobreza e com os pobres, e como entidades públicas e privadas assistem e deveriam assistir aos pobres.

Nas falas dos padres Fernando Cabral, pároco do Tauape, Francisco Ivan de Souza, Pároco de Fátima e coordenador arquidiocesano de pastoral e Luís Sartorel, assessor arquidiocesano das pastorais sociais, foram destacados tanto aspectos teológicos como bíblicos do Dia Mundial dos Pobres e da Festa da Vida. Pe. Cabral convidou os presentes a participarem da Caritas Paroquial que está se instalando na Paróquia S. João Batista. Foram realçados também os fatores econômicos que causam e alimentam a extrema pobreza e a superexploração da Terra, com ameaça à vida no planeta, como bem sustenta o Papa Francisco na encíclica Laudato Si.

Ademir Costa, jornalista.

Veja as fotos: Álbum 1 e álbum 2

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Alto Alegre realiza Festejo

Equipe da 5º Urgência da Região Nossa Senhora da Conceição promove encontro sobre Reforma Trabalhista

Alto do Moinho, em Canindé realiza festejo a seu Padroeiro

São Luís Gonzaga

Muticom de Férias acontecerá em Maranguape (CE)


QR Code Business Card