Atualidades

Livro aborda educação com limites no relacionamento entre pais e filhos adolescentes

Lançamento será nesta sexta-feira, dia 16, na Faculdade Católica de Fortaleza.

Trio de psicólogos lança livro que vem de encontro ao sofrimento de muitos pais de adolescentes nos tempos atuais. Padres Antonio Francileudo, Fabiana Neiva e Júlia Súsis escreveram a obra “Relacionamento pais e filhos na adolescência: Educar com limites por meio de valores para o sentido da vida” (Editora CRV) que será lançada nesta sexta-feira, dia 16, no auditório central da Faculdade Católica de Fortaleza, às 19h.

Na situação de transformações nas relações familiares, a idéia de “limite” precisa ser questionada e assume enorme importância em nossa época: o limite como condição necessária para o exercício da autonomia, por meio da prática de valores que é produtora de liberdade, para o sentido da vida que é desvelado quando o processo educativo acontece em um clima familiar que forma para a responsabilidade.

Os autores levantam na obra uma série de questionamentos: será que o problema dos limites está relacionado apenas à opção educativa de pais e mães? Será que é fruto dos tempos hipermodernos? Têm influenciado na educação dos filhos as novas mídias, redes sociais e as tecnologias? A tríade de autores também é de acordo que a ausência de referenciais institucionais e valorativos afeta a estrutura de personalidade dos adolescentes e dificulta aos pais um processo educativo orientado pelos limites e internalização de valores.

Fabiana Neiva Veloso Brasileiro
Pedagoga, Psicóloga clínica, Especialista em Psicologia da educação, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Professora do Curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza onde também atua como supervisora clínica do Serviço de Psicologia Aplicada do NAMI (Núcleo de Assistência Médica Integrada) membro do Grupo de Pesquisa OTIUM/Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre, vice- coordenadora do Laboratório OTIUM (Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre) do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UNIFOR e coordenadora do VERSARE, núcleo de estudos sobre educação e inovação. Membro da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia), atuando no GT (Grupo de Trabalho): Ócio, Tempo Livre e Trabalho.

Francisco Antônio Francileudo
Doutor em psicologia (2013) e Mestre em Psicologia (2009) pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Pós-doutorado (2016-2017) realizado na Universidad Kennedy (Buenos Aires – Argentina) com projeto sobre A Função do Educador de Jovens na Hipermodernidade à luz da Antropologia de Viktor E. Frankl. Especialista em Neuropsicologia pelo Centro Universitário Christus. Professor da graduação e Pós-graduação da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF). Membro dos Grupos de Pesquisa SOFRIMENTO PSÍQUICO: SUJEITO, SOCIEDADE E CULTURA, do Grupo de Pesquisa OTIUM/Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre e do Laboratório OTIUM (Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre) vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR (Universidade de Fortaleza-CE/Brasil). Membro da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia), por meio do GT (Grupo de Trabalho): Ócio, Tempo Livre e Trabalho.

Júlia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke
Psicóloga, pela Universidade de Brasília, Mestre e Doutora pela Universidade Católica de Louvain, Bélgica; Fullbright Scholar na St. John´s University, New York, Pós-doutorado na Universidade de Tübingen-Alemanha; Professora Emérita da Universidade de Brasília, UNB; Professora da Pós-graduação em Psicologia da Universidade Católica de Brasília, UCB e Pesquisadora colaboradora Senior da Universidade de Brasília. Coordenadora do GT da ANPEPP: Família, Processos de Desenvolvimento e Promoção da Saúde.

Informações:
Data: 16 de março (Sexta-feira) – das 18h30 às 20h.
Local: Auditório Central – Faculdade Católica de Fortaleza – FCF
Rua Tenente Benévolo, 201 – Centro.

+Informações: (85) 3453.2150
Entrada gratuita!

Detalhes da Obra
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2113-0
DOI: 10.24824/978854442113.0
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 136
Formato do Livro: 16×23 cm
Número da edição: 1ª

Estará à venda nas Edições Paulinas da Faculdade Católica de Fortaleza.

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

João Batista, o maior

Missa em Ação de Graças pela 33ª Semana do Migrante

Festa do Co-padroeiro São Pedro, Caponga, Cascavel (CE)

Festival Halleluya mostra a força do voluntariado no Ceará

Festa da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Jereissati / Timbó


QR Code Business Card