Atualidades

Leitura Orante: 1º Domingo da Quaresma: Evangelho Mt 4,1-11

Tempo da Quaresma
1º Domingo da Quaresma: Evangelho Mt 4,1-11
05/03/2017
Tema: “As três tentações de Jesus”

Invocação à Santíssima Trindade
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo. Trindade Santíssima Pai, Filho, Espírito Santo – presente e atuante na Igreja e na profundidade do meu ser. Eu vos adoro, amo e agradeço. Amém

Leitura: (Verdade) O que diz o Texto?
Proclamação da Palavra na Bíblia – Mt 4,1-11. (Volte a sua atenção para a Palavra de Deus)

Meditação: ( Caminho) O que o Texto diz para nós,hoje?

Passos da Leitura Orante


Jesus vai para o deserto. Deserto significa lugar desabitado, solitário, desamparado, abandonado. No sentido bíblico, deserto era terra da aridez, símbolo da privação de chuva e de fertilidade. É o lugar da purificação e da pobreza.

No deserto Jesus ficou quarenta dias. Este número recorda os quarenta anos do Povo de Deus no deserto, rumo à libertação. Foram quarenta dias em que Moisés permaneceu no alto do Horeb diante de Deus, para receber as tábuas da lei (Dt 9,9).

Sendo tentado pelo diabo, diz o Evangelho. As tentações de Jesus eram para desviá-lo de sua missão messiânica. `Numa sociedade consumista, às vezes somos tentados a seguir o modelo de um sistema que valoriza mais o “ter “do que o “ser”.

A conversão é o ponto central da Boa-Nova de Jesus. Devemos renovar nossas opções ; Deus em primeiro lugar na nossa vida.

Em Aparecida, o que nos falam os Bispos: “No entanto, no exercício de nossa liberdade, às vezes recusamos essa vida nova (cf Jo 5,40) ou não perseveramos no caminho (cf Hb 3, 12 -14). Com o pecado, optamos por um caminho de morte. Por isso, o anúncio de Jesus sempre convoca à conversão, que nos faz participar do triunfo do Ressuscitado e inicia um caminho de transformação” (DAp 351)

Agora, num instante de silêncio sintamos em nosso coração se Deus tem o primeiro lugar na nossa vida.

Oração: (Vida) O que o texto nos faz dizer a Deus?
Oração da Campanha da Fraternidade 2011 (Fraternidade e a Vida no Planeta – “A Criação geme em dores de parto” ( Rm 8,22)

Senhor Deus, nosso Pai e Criador. A beleza do universo revela a vossa grandeza, A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas, E o eterno amor que tendes por todos nós. Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra, E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça. A beleza está sendo mudada em devastação, E a morte mostra a sua presença no nosso planeta. Que nesta quaresma nos convertamos e vejamos que a criação geme em dores de parto, para que possa renascer segundo o vosso plano de amor, por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes. E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida, Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho, possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor, O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo. Amém.

Contemplação: (Vida e Missão) – Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Tenho priorizado Deus em minha vida? Estou atento (a) às provocações que ferem o Plano de Deus? Diante das tentações deste mundo consumista, egoísta, como tenho superado, para viver a vontade de Deus?

Bênção Bíblica
Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
(Nm 6, 24-27)

Elaboração: Padre Francisco Ivan de Souza e Haydée Bomfim Morais

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Mausoléu do Padre Ângelo Custódio, em Redenção Ce, completa 81 anos!

Tríduo Dom Óscar Romero na Comunidade São José do Parque Santa Rosa

Cardeal Hummes lança livro na Católica de Fortaleza em parceria com a Livraria Paulus 

Papa Francisco nomeia bispo coadjutor para Montenegro (RS)

[Fotos] Caminhada Penitencial 2017

QR Code Business Card