Atualidades

História de Monsenhor Luiz de Carvalho Rocha

Há 131 anos, em 22 de abril de 1886, nascia o pároco Sobralense que mudaria a história de devoção do povo de Redenção com a construção da Capela ao Pé da Serra, Monsenhor Luiz de Carvalho Rocha. Luis Gonzaga Sótero e Caio era seu nome, foi levado à Pia Batismal da Igreja do Rosário, em Sobral, no dia 24 de junho de 1886. Filho de Cassiano Mendes Rocha e Francisca Cândida de Carvalho Rocha (sua mãe era conhecida por D. Mocinha).

Foi vigário de Redenção Ce por 12 anos e 06 meses, de 01 de setembro de 1911 a 21 de janeiro de 1924, quando foi transferido para Fortaleza, por Dom Manuel da Silva Gomes, Arcebispo de Fortaleza. No pé da serra, em Redenção deixou construída a linda Capela de Santa Rita de Cássia, devoção de que ele foi propagador até a morte.

A construção da capela começou em 1917, ano em que ele iniciou no mês de Setembro o Novenário, mais conhecido como Festejos ou Festa de Santa Rita, que faz parte do calendário da cidade até os dias atuais e para alegria dos devotos de Santa Rita de Cássia agora em 2017 celebra-se o “Centenário dos Festejos de Santa Rita”, Co-Padroeira; Monsenhor Luiz Rocha, foi a Roma com arcebispo de Fortaleza na época, visitou a cidade de Cáscia na Itália, perdendo o passaporte durante a viagem pediu a Santa Rita que intercedesse por ele, graça alcançada retornou ao Brasil já trazendo a Imagem da Santa e cumpriu promessa mandando construir uma Capela em estilo gótico.

Na página página da Paróquia de São João Batista em Acarape verifiquei que foi o responsável pela construção da mesma. Foi também o idealizador do Instituto Josefino e cura da Catedral Metropolitana de Fortaleza, de 1925 a 1949. Faleceu aos 63 anos, em 11 de Setembro de 1949. Monsenhor Luiz de Carvalho Rocha também era da familia do Colégio Christus!

Por Luzienne Souza

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Nota de repúdio dos bispos do Regional CNBB NE1-Ceará diante do escárnio público contra os símbolos sagrados

Em 2017, o Dia Mundial dos Pobres dia será celebrado em 19 de novembro.

Coleta da Campanha Missionária acontece neste final de semana no Brasil e no mundo

Reunião do Conselho Episcopal Regional (CONSER) Regional Nordeste 1 da CNBB – Ceará

Padre Antônio Niemiec é o novo secretário nacional da Pontifícia União Missionária


QR Code Business Card