Atualidades

Grito dos Excluídos e Excluídas realiza sua 18º edição em Fortaleza – “Queremos um Estado a serviço da Nação” é o tema do 18º. Grito dos Excluídos.

“Queremos um Estado a serviço da Nação” é o tema do 18º. Grito dos Excluídos.

O Grito é uma atividade que incentiva e busca criar uma cultura de participação direta da população. O empoderamento dos grupos e pessoas excluídas é condição para a transformação social. É uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto a pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos.

A experiência do Grito nasceu de duas fontes distintas, mas complementares: de um lado, teve origem no Setor Pastoral Social da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil); de outro lado na Campanha da Fraternidade de 1995, cujo lema “Eras tu, Senhor” abordava o tema Fraternidade e Excluídos. O Grito dos Excluídos, como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização com três sentidos:

– denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;

– tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;

– propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.

Este ano o Grito em Fortaleza quer fazer ecoar o clamor do povo excluído, ao mesmo tempo, anunciar vitórias, proclamar esperança e dizer que é possível uma sociedade do bem viver. Para isso, as Pastorais Sociais, CEBs e Organismos da Arquidiocese de Fortaleza, em parceria com Movimentos Sociais e Populares de Fortaleza irão às ruas no dia 7 de setembro ecoar o grito por direitos, dignidade e justiça social para todos. É uma atividade que acontece nacionalmente e cada diocese prepara o seu Grito de acordo com os temas nacionais e locais. Em Fortaleza a pauta contém os seguintes temas: Educação, Saúde, Moradia, Megaprojetos, Segurança Pública e Geração de Renda.

Semana Social Brasileira

O Grito está em consonância com o processo de realização da 5ª. Semana Social Brasileira (SSB) que tem o objetivo de mobilizar as comunidades eclesiais, os movimentos sociais, as pastorais, os organismos e as forças sociais para refletirem sobre as estruturas sociais, políticas e econômicas do Estado Brasileiro e participarem do processo de sua democratização, promovendo a inclusão dos pobres e excluídos na construção de um país justo, democrático, solidário e sustentável. A SSB é um evento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e é organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e a Paz.

A realização das Semanas Sociais Brasileiras conta com o apoio de diversos atores e setores da sociedade desde o início dos anos 90. Ela aglutina essas forças além de partilhar experiências do “Bem Viver”. Esse ano a democratização do Estado no Brasil, a partir das estruturas políticas, econômicas, sociais, culturais, será um dos pilares de reflexão da 5ª SSB.

Concentração, Mística e Caminhada

Momento orante com acolhida e mística na concentração, que acontecerá na Praça do CEARTE, a partir das 9h30 min, com uma caminhada com alas das temáticas citadas acima.

Serviço

Quem organiza: Pastorais sociais, CEBs, Organismos da Arquidiocese de Fortaleza e movimentos sociais e populares, ONGs, Sindicatos, Redes e Fóruns em Defesa da Vida.

Quando: 7 de setembro de 2012.

Onde: Praça do CEARTE, na Av. Santos Dumont com Rua Carlos Vasconcelos.

Horário: 9h.

Contatos: Francisca Nobre, Pastoral do Menor da Arquidiocese de Fortaleza (85) 8825.1847 ou 33887.8707; Ana Maria de Freitas, Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza (85) 3388.8716; Padre Lino Allegri (85) 3270.1486; Sala das Pastorais Sociais, CEBs e Organismos (85) 3388.8707.

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Lutero e sua marca na História

Inauguração da Centro de Evangelização do Shalom Bela Vista

Papa Francisco pede fim de armas nucleares

Presidente da CNBB foi nomeado pelo Papa Francisco como Relator Geral do Sínodo 2018

Editorial – novembro 2017: “Ano do Laicato no Brasil”


QR Code Business Card