Atualidades

Festa de São José na Arquidiocese de Fortaleza

são joséNa próxima quinta- feira, dia 19 de março, celebraremos a festa de São José, o pai legal de Cristo, o esposo da Bem Aventurada Virgem Maria.

Pode se dizer que a devoção a São José é antiga, mas o culto público e litúrgico é bastante recente, com o início no fim de século XV. Em 1870 o Papa Pio IX  declarou São José, Patrono da Igreja Católica e, em 1955, o grande Papa Pio XII o declarou Patrono dos Operários.

“Os evangelistas não citam uma só palavra de José que aparece como o homem do silêncio, escondido e humilde. Eles afirmam que “José era homem justo”.   Um homem do trabalho, responsável pelo sustento de sua família,  um homem reto, obediente, de fé profunda, inteiramente disponível à vontade de Deus; alguém que amou, creu e esperou em Deus e no Messias contra toda a esperança”.

São José é o santo incomparavelmente grande e simpático, e venerado por muitas famílias. Sua figura quase desaparece nos primórdios do Cristianismo, para que se firme melhor a origem divina de Jesus.

Porém, grandes santos como São Bernardo, Santo Tomás de Aquino e Santo Afonso Maria de Ligouri lhe dedicaram tratados cheios de devoção e entusiasmo. Desde então seu culto cresceu continuamente. É ainda patrono dos pais de família, dos tesoureiros, dos trabalhadores em geral. É advogado da boa morte e especialmente dos seminários e centros de formação sacerdotal.

Na Arquidiocese de Fortaleza São José é lembrado na Catedral Metropolitana, Aquiraz, Parque Potira, Lagoa Redonda, Olavo Oliveira, Dendê, Jacarecanga, Papicu, Araturi, Capuan, Itapery, Messejana, Nova Assunção, Álvaro Weyne, Barroso II, Edson Queiroz, Santa Fé, Barra do Ceará, Maracanaú, Paramoti, Pacatuba, Canindé e  em muitas outras comunidades.

Na Catedral 

A Catedral Metropolitana de Fortaleza deu início no dia 10 e prossegue até 19 de Março a festa de seu Padroeiro São José tendo como tema “São José, Modelo de Caridade em Tempos Novos”.  Todos os dias, às 18 horas, haverá a oração do Terço, Novenário e Santa Missa.

No dia 19 de março, Dia de São José, a programação na Catedral Metropolitana será assim:

Às 8h30min, Missa dos Enfermos presidida pelo Padre Luis Alberto Peixoto;

Às 10h, Missa dos Josés presidida pelo Padre Brendan Mc Donald;

Às 12h, Missa e Consagração das Crianças e Adolescentes a Nossa Senhora, presidida por Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, Bispo Auxiliar de Fortaleza;

Às 16h, Missa das Famílias, presidida pelo Padre Clairton Alexandrino;

Às 17h, Procissão de São José pelas ruas adjacentes da Catedral;

E às 18h30min, Concelebração Solene presidida por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques – Arcebispo de Fortaleza.

Informações pelo telefone (85) 3231 4196, na Secretaria Paroquial com Claudenir Holanda.

Informações [85] 3388.8703, Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza.

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Aniversário de 62 Anos da legião de Maria no Ceará

Nota de esclarecimento sobre a utilização de recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS)

Irmã Gabriela Pinna. “Não se resolve a violência com a prisão”

Alguns subsídios para trabalhar a Campanha da Fraternidade 2018

Fala de presidente da CNBB é alvo de falsas notícias


QR Code Business Card