Atualidades

Encontro Mundial das Famílias: prepara-se com as catequeses

Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida anuncia sete catequeses preparatórias para o Encontro de Dublin em agosto deste ano.
Cidade do Vaticano –

Realizou-se na Sala de Imprensa da Santa Sé a coletiva de imprensa de apresentação das catequeses internacionais em preparação ao IX Encontro Mundial das Famílias de Dublin, de 21 a 26 de agosto de 2018.

Participaram da coletiva o prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, card. Kevin Farrell, e o consultor teológico dr. Marco Tibaldi.

Sete catequeses para sete meses

Para atender a um pedido do Papa Francisco para ajudar as famílias em seu caminho e aprofundar os ensinamentos da Amoris Laetitia, o Dicastério vai oferecer uma série de catequeses faltando sete meses para o encontro na Irlanda.

“Sete catequeses – simples e estimulantes – para marcar os passos de aproximação das dioceses, mas também das paróquias e de cada família”, declarou o cardeal americano, de origem irlandesa.

As sete catequeses foram construídas a partir da narração evangélica de Jesus perdido no Templo, mostrando uma relação entre o texto da Amoris Laetitia e a história singular da Santa Família de Nazaré, revelando quanto seja atual e profético o anúncio do Evangelho da família.

O itinerário das catequeses inicia com um olhar concreto às famílias de hoje (primeira), indicando a atualidade da Palavra de Deus capaz de iluminar o cotidiano familiar (segunda), para alcançar o grande sonho que Deus tem para cada família (terceira), inclusive onde as fragilidades e as fraquezas parecem destrui-la (quarta). Tudo isso faz com que a família seja no mundo geradora de uma cultura nova, a da vida (quinta), da esperança (sexta) e da alegria (sétima).

Cada catequese se abre com uma oração e se conclui com algumas perguntas a compartilhar em família ou na comunidade eclesial.

Contribuição de Andrea Bocelli

Cada etapa é acompanhada por faixas musicais executadas pelo cantor Andrea Bocelli no Concerto na Basílica da Sagrada Família de Barcelona.

O card. Farrell anunciou que as catequeses e o itinerário musical estarão disponíveis online no site do Dicastério em cinco línguas (entre as quais em português) a partir do dia 2 de fevereiro, festa litúrgica da Apresentação de Jesus ao Templo.

Fonte: vaticannews.va

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Presidente da CNBB reflete sobre tema da CF 2018

Ordenação Presbiteral do Diácono Rodrigo Alves de Oliveira Arruda, SCJ

Carta da Articulação das Pastorais Sociais, CEBs e Organismos da Arquidiocese de Fortaleza acerca da chacina das Cajazeiras e a violência crescente em nossa cidade, estado, país

Voltados ao mistério

Mensagem do Papa para a Quaresma 2018


QR Code Business Card