Atualidades

Dom José Antonio envia carta circular sobre peregrinação da Cruz e Ícone da JMJ – Rio 2013 e Caminhada Penitencial -quaresma/CFE 2012

Dom José Antonio envia carta circular sobre PEREGRINAÇÃO DA CRUZ E ÍCONE DA JMJ – Rio 2013 e CAMINHADA PENITENCIAL –Quaresma/CFE 2012. Leia a íntegra da carta:

Fortaleza, 8 de fevereiro de 2012.

Circular 002/2012:

PEREGRINAÇÃO DA CRUZ E ÍCONE DA JMJ – Rio 2013

CAMINHADA PENITENCIAL – Quaresma/CFE 2012

 

Caríssimos Irmãos no Sacerdócio,

Irmãos Religiosos e Religiosas,

Irmãos fiéis leigos e leigas,

Graça e Paz do Senhor!

            Com todo o Brasil estamos vivendo a PREPARAÇÃO PARA JMJ – Jornada Mundial da Juventude – RIO 2013, que contará com a presença do Santo Padre. Está em peregrinação por todas as dioceses do Brasil a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora da JMJ. Estaremos recebendo as mesmas, juntamente com os jovens de nossa Arquidiocese nos próximos dias 1º. a 3 de março. Ela continuará sua visita a todas as outras dioceses do Ceará. O Setor Juventude da Arquidiocese de Fortaleza preparou um programa de recepção desta Cruz em missão. Teremos com ponto alto um evento chamado BOTE FÉ, assim chamado pela mesma juventude.

O evento acontecerá no aterro da Praia de Iracema em Fortaleza, no dia 3 de março, começando às 15h00min.

A missa será às 18h00min e o término do evento está previsto para aproximadamente 23h00min. 

CONVIDAMOS AOS SACERDOTES PARA A CONCELEBRAÇÃO.

(túnica branca e estola roxa – II Domingo da Quaresma)

O prosseguimento do projeto BOTE FÉ se dará com um subsídio preparatório para a Pré-Jornada e Jornada Mundial da Juventude. Esse subsídio, elaborado pela CNBB, será indicado como material para reuniões mensais em cada paróquia, nas quais o pároco deve reunir todas as realidades jovens da paróquia para um momento formativo e oracional.

Esse projeto quer terminar com a pré-jornada que até agora tem sido trabalhada na comissão de Juventude da CNBB como uma grande missão nacional de evangelização. Essa missão se desenvolveria a nível paroquial e seria uma semana de missão e evangelização de toda a paróquia que sairia para visitar as casas.

Queremos convidar a todos os nossos sacerdotes, pastores de nossa Arquidiocese, para participar dos eventos juntamente com os jovens de suas comunidades. Esperamos seja grande estímulo para a evangelização de nossa juventude.

——————————————————————————————————————————————————————————————————————–

Estaremos vivendo o tempo quaresmal a partir da Quarta-feira de Cinzas com o grande chamado de Jesus: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15)

 A Quaresma é tempo de conversão, arrependimento, mudança de vida, busca do novo que a graça misericordiosa de Deus torna possível: esta mudança é vivida de modo especial no Sacramento da Reconciliação.

Neste ano estamos novamente propondo um sinal público para nossa Igreja Arquidiocesana de Fortaleza:

A CAMINHADA PENITENCIAL
no dia 11 de março
– 3º. Domingo da Quaresma.

com início às 7h00min,
saindo da Igreja Nossa Senhora da Saúde, no Mucuripe,
até a Catedral Metropolitana.

Esta caminhada quer ser a expressão externa e a oportunidade para se fazer um caminho mais profundo de conversão para o seguimento de Jesus no acolhimento de sua graça salvadora.  

A Campanha da Fraternidade deste ano 2012 nos recorda: “Que a Saúde se Difunda sobre a Terra” (cf. Eclo 38,8) na busca da Fraternidade e Saúde Pública. Deseja assim, sensibilizar a todos sobre a dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de Saúde Pública condizente com suas necessidades e dignidade. É uma realidade que clama por ações transformadoras. A conversão pede que as estruturas de morte sejam transformadas.

Durante a Caminhada haverá a oportunidade de gestos concretos, que acompanham a manifestação penitencial. Será levada nos ombros dos fiéis uma grande cruz. Ela nos recordará como nosso Senhor Jesus Cristo tomou sobre si todos os pesos da humanidade para redimi-la e como deveremos também tomar sobre nós a responsabilidade dos pesos da humanidade para, com a força do amor que vem do Espírito de Deus, redimi-la de suas enfermidades.

Em Celebração Penitencial dará oportunidade de Confissões para os fiéis que assim desejarem: gesto concreto de conversão, mudança de vida, com a confissão dos próprios pecados e busca do perdão de Deus no Sacramento da Reconciliação: a paz com o Pai e com os irmãos, verdadeira e plena saúde de todos.

Pedimos encarecidamente aos sacerdotes que se façam presentes com túnica e estola roxa, disponíveis para atendimento das confissões dos fiéis durante a Caminhada Penitencial.

Convocamos os fiéis de nossa Arquidiocese, especialmente das comunidades das Paróquias e Áreas Pastorais das Regiões Metropolitanas, das Comunidades Religiosas, das Associações e Movimentos Eclesiais, para esta manifestação pública de nossa fé em Cristo e em sua graça renovadora de nossas vidas.

Para que o maior número possível de fiéis possa participar, nas Paróquias e  Áreas pastorais metropolitanas, todas as celebrações sejam realizadas nas igrejas nas Primeiras Vésperas no dia 10 e na parte da tarde do dia 11, ficando reservada a manhã do dia 11 para esta grande manifestação comum de conversão de nossa Igreja Arquidiocesana.

Confiamos a nossos irmãos colaboradores no pastoreio da Arquidiocese divulguem este evento e convidem os fiéis a participar, estimulando a vivência quaresmal com gestos de penitência e conversão.

Com nosso abraço fraterno e orações, o desejo de uma Santa Quaresma e Feliz Páscoa!

Em Jesus e Maria.

 

Arcebispo Metropolitano de Fortaleza

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Lutero e sua marca na História

Inauguração da Centro de Evangelização do Shalom Bela Vista

Papa Francisco pede fim de armas nucleares

Presidente da CNBB foi nomeado pelo Papa Francisco como Relator Geral do Sínodo 2018

Editorial – novembro 2017: “Ano do Laicato no Brasil”


QR Code Business Card