Atualidades

“Dom Eugênio desempenhou papel relevante na vida da Igreja no Brasil e no mundo”, afirma dom Damasceno

Cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, que esteve em retiro com o clero da arquidiocese de Aparecida (SP), divulgou nota de condolência pelo falecimento de dom Eugênio Sales.

Leia a Nota:

Como Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, e Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, desejo manifestar ao povo de Deus da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro na pessoa de seu Arcebispo, Dom Orani João Tempesta, e aos familiares, profundo pesar pelo falecimento do Cardeal Eugênio de Araújo Sales.

Deus seja louvado pelo dom de sua vida e pelo fecundo ministério episcopal do querido irmão Dom Eugênio de Araújo Sales.

Dom Eugênio desempenhou papel relevante na vida da Igreja no Brasil e no mundo: foi o iniciador da Campanha da Fraternidade; do Movimento de Educação de Base – MEB, que através da rádio, alfabetizou grande quantidade de pessoas, sobretudo, no nordeste brasileiro. Foi membro do Conselho Permanente da CNBB, como representante do Regional Leste 1 do Estado do Rio de Janeiro e presidente do Departamento do Celam para Ação Social. Colaborou estreitamente como membro de diversos Dicastérios da Cúria Romana, com dois Papas, Paulo VI que o nomeou cardeal, e com João Paulo II, a quem acolheu, em suas visitas apostólicas, por três vezes, na cidade do Rio de Janeiro. Dom Eugênio participou de diversos Sínodos dos Bispos, e foi um dos três Presidentes do Sínodo Especial para a América.

Grande devoto de Nossa Senhora Aparecida, Dom Eugênio foi membro por vários anos da Comissão Pró-Santuário Nacional. Iniciou e incentivou a Romaria anual da Arquidiocese do Rio de Janeiro ao Santuário de Aparecida, que continua até hoje e se tornou a maior romaria diocesana no Brasil.

Numa palavra, Dom Eugênio realizou plenamente o seu lema episcopal, inspirado no texto da II Carta de Paulo aos Coríntios: “Gastarei e desgastarei toda a minha vida por vós” (II Cor 12,15).

Como o Apóstolo pode dizer: combati o bom combate até o fim e espero da misericórdia de Deus o prêmio eterno reservado àqueles que O amam e O servem nesta vida.

Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis

Arcebispo de Aparecida, SP

Presidente da CNBB

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Missa de abertura Visita Pastoral

Liturgia Diária: Evangelho – Mt 9,9-13

Festa na paróquia de São Francisco de Assis, Jacarecanga

Soberania nacional é o eixo central da análise de conjuntura apresentada aos bispos Consep

Liturgia Diária: Evangelho – Lc 7,31-35


QR Code Business Card