Atualidades

CRB: “Celebrar o Dia Mundial da Vida Consagrada é uma ocasião de festa, de compromisso”

CRB: “Celebrar o Dia Mundial da Vida Consagrada é uma ocasião de festa, de compromisso”

Na festa da Apresentação de Jesus no Templo, a Igreja celebra o Dia Mundial da Vida Consagrada. A data foi estabelecida em 1999, pelo então papa João Paulo II, após a publicação da Exortação Apostólica Pós-sinodal “Vita Consecrata” que versa, entre outras coisas, sobre todos os dons e carismas para a construção da missão da Igreja no mundo. Esse ano, em sua 22ª edição, a temática principal a ser refletida é “as vocações que anunciam a alegria do Evangelho e o amor de Deus”.

Como forma de agradecimento e de oração pelo dom das vocações, o portal da CNBB entrevistou a presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Maria Inês sobre o tema. A religiosa conversou com a assessoria de imprensa da CNBB antes de viajar para o Vaticano, onde cumprirá uma agenda pessoal. Vale lembrar que, para celebrar a data, o papa Francisco presidirá, na Basílica de São Pedro, uma missa com os membros dos Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

Quais os desafios para a vida consagrada hoje no Brasil?

Os desafios da vida consagrada hoje, no Brasil, são também oportunidades. Numa época de pós-modernidade, pós-racionalidade, pós-política, pós-humano, pós-verdade, em que se tem a sensação de desmoronamento e corrupção generalizada, intensificam-se esforços em linha tradicional e fundamentalista, segundo uma ordem conservadora, em todas as áreas e instituições.  Aceleram-se também transformações com sinais de criação de um mundo novo: a revolução ecológica e a emergente consciência planetária, a própria revolução científica e tecnológica e novas possibilidades de vida e de longevidade, a revolução comunicacional, imediatismo e transparência.  Também no campo religioso onde se situa a Vida Consagrada, passa a fragmentação, o relativismo, o subjetivismo, a crise de comunidades de vida. Neste cenário conturbado, desafiador, a Vida Consagrada tem se expressado positivamente com o testemunho, a mística, a conversão pastoral, ecológica e profética, sob a forma de solidariedade e missão.

Nesta data, qual a mensagem envia para aqueles e aquelas que acolheram o chamado de Deus e abraçaram a Vida Consagrada à serviço da Igreja?

Nós estamos vivendo um momento da história humana que necessitamos demais do sentido vocacional, temos que ajudar as pessoas a viver mais intensamente a nossa consagração à serviço do reino. O Evangelho precisa ser anunciado, Jesus precisa ser amado, isso que vai dar sentido à vida dos seres humanos, então nós consagramos a nossa vida para anunciar o Evangelho, para denunciar aquilo que destrói a vida humana, portanto, precisamos de vocações em todos os sentidos, desde a vocação ao matrimônio e agora no caso às vocações consagradas. Celebrar então esse Dia Mundial da Vida Consagrada é uma ocasião de festa, de compromisso e também de súplica ao Senhor pelo grande dom da educação, da vocação de cada um de nós, de cada uma de nós.

Confira a mensagem da CRB para o Dia Mundial da Vida Religiosa Consagrada:

 

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Presidente da CNBB reflete sobre tema da CF 2018

Ordenação Presbiteral do Diácono Rodrigo Alves de Oliveira Arruda, SCJ

Carta da Articulação das Pastorais Sociais, CEBs e Organismos da Arquidiocese de Fortaleza acerca da chacina das Cajazeiras e a violência crescente em nossa cidade, estado, país

Voltados ao mistério

Mensagem do Papa para a Quaresma 2018


QR Code Business Card