Atualidades

CNBB lança site Lectionautas Brasil

Foi lançado na sexta-feira, 8, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), o site do Projeto Lectionautas Brasil. Trata-se de um programa para internautas jovens que oferece itinenários e instrumentos para capacitá-los a serem discípulos e missionários mediante a escuta e anúncio da Palavra de Deus com o método da Lectio Divina [Leitura Orante], adaptada à linguagem jovem.

“Queremos que os jovens, que se encontram cada vez mais conectados à internet, se conectem também com a Palavra de Deus através da Leitura Orante que é oferecida a todos os jovens em mais de 20 países; o Projeto Lectionautas, uma espécie de leitura orante para internautas, é um programa servido pelo Centro Bíblico Latino Americano (Cebipal) que quer ser um instrumento de evangelização através da internet, ou seja, fazer com que os jovens que utilizam este meio usem o site para evangelizar”, explicou a assessora da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB, Cecília Rover.

“A Leitura Orante quer, através dos seus passos, fazer com que o jovem e qualquer pessoa que pratica o método encontre a verdadeira Palavra Viva que é Jesus. Esse texto quer nos fazer chegar à pessoa de Jesus e possibilitar o encontro e a transformação na vida das pessoas”, completou Cecília sobre o método.

No site Lectionautas Brasil o internauta terá acesso a conteúdo bíblico formativo. Todos os domingos haverá material para a Leitura Orante e estará disponível sempre às quartas-feiras; presentes também na página links com notícias do site da CNBB e Liturgia Diária. Destaque para as orientações, arquivos explicativos sobre o Projeto, o Congresso Brasileiro de Animação Bíblico de Pastoral e a exortação do papa Bento XVI que pede aos jovens aprofundamento na Palavra de Deus.

Leitura Orante e Lectio Divina

A Leitura Orante da Bíblia, ou Lectio Divina, é tão antiga quanto o cristianismo. Surgiu no século XIII com o monge Guigo, nos quatro passos preservados até hoje: leitura, oração, meditação e contemplação. A Leitura tem por objetivo ajudar a pessoa a realizar e viver o seu encontro pessoal com Jesus Cristo a partir desses passos.

Em 2007, pela primeira vez, um documento oficial do magistério da Igreja Latino Americana reconheceu o método sistematizado da Leitura Orante da Bíblia. De acordo com o Documento de Aparecida, a Lectio Divina é um “novo modo de formar discípulos e missionários de Jesus”. O método ficou muito tempo restrito aos mosteiros e hoje, com o avanço da internet, tem ganhado notoriedade e espaço junto aos jovens.

Acesse o site

Fonte: CNBB

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Pedra rejeitada

56ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil

POM celebra 40 anos lançando vídeo institucional

Secretaria de Comunicação da Santa Sé fez cobertura total da 56ª Assembleia

No seu onomástico Papa dá sorvete aos mais necessitados


QR Code Business Card