Atualidades

Card. Baldisseri: envolver jovens o mais possível no caminho sinodal

Cidade do Vaticano (RV) – A Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos lançou quarta-feira (14/06) um site web – youth.synod2018.va – em preparação para a XV Assembleia Geral Ordinária, que terá como tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, a realizar-se no Vaticano em outubro de 2018.

Razões da iniciativa

Falando à agência católica Sir, o secretário geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Lorenzo Baldisseri, explicou as razões da iniciativa.

A decisão da Secretaria Geral do Sínodo de abrir um site internet e de propor nele um questionário a todos os jovens, sem exceção, responde à exigência de envolvê-los o mais possível no caminho sinodal que a Igreja está fazendo sobre o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Participação sempre mais consciente e envolvente

Com o site, por um lado se quer dar instrumentos que possam fazer com que a participação deles se torne sempre mais consciente e envolvente. Por outro lado, se quer dar visibilidade às iniciativas que os têm como protagonistas.

Por meio do site são colocadas na rede informações, conhecimentos, experiências e iniciativas – explica ainda o purpurado.

Questionário: jovens possam fazer ouvir a sua voz

O questionário, ao invés, é o instrumento mediante o qual os jovens podem fazer ouvir a sua voz, sua sensibilidade, sua fé, mas também suas dúvidas e suas críticas, a fim de que o grito deles chegue aos pastores, assim como o Papa os convidou a fazer na Carta que lhes endereçou no início do caminho sinodal.

O questionário que se encontra no site é diferente do que se encontra no Documento Preparatório. É diferente quer em suas finalidades, quer nas perguntas. De fato, dirige-se diretamente aos jovens convidando-os a ‘contar’ sua vida, seus desejos, seus temores.

Como veem a si mesmos e o mundo em torno deles

Através das perguntas propostas, os jovens podem apresentar-se, dizer como veem a si mesmos e o mundo em torno deles, como vivem as relações com os outros e como se colocam em relação às escolhas de vida.

Pede-se a eles que se expressem acerca da relação com a religião, a fé e a Igreja. A última série de perguntas focaliza a atenção sobre a presença deles na web. Na conclusão do questionário são convidados a dizer algo de si que não lhes foi perguntado, acrescenta o Cardeal Baldisseri. As respostas deverão ser enviadas para a Secretaria Geral até 30 de novembro próximo. (RL/Sir)

Fonte: Rádio Vaticano

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Lutero e sua marca na História

Inauguração da Centro de Evangelização do Shalom Bela Vista

Papa Francisco pede fim de armas nucleares

Presidente da CNBB foi nomeado pelo Papa Francisco como Relator Geral do Sínodo 2018

Editorial – novembro 2017: “Ano do Laicato no Brasil”


QR Code Business Card