Atualidades

Caminhada Com Maria: Coletiva de Imprensa

 

assunção300-225x300Acontecerá no dia 15 de agosto, na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora,  padroeira de Fortaleza, a XIII CAMINHADA COM MARIA.

“ Caminhamos com Maria, levados pela Caridade de Cristo”  é o tema deste ano.

Em preparação ao evento acontecerá na  próxima segunda-feira, dia 10 de agosto,  9h, no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja, entrada pela Rua Rodrigues Júnior, nº 300, a Coletiva de Imprensa com o arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio A. Tosi Marques,  e representantes dos Órgãos de Segurança, Infraestrutura e Logística da XIII Caminhada com Maria.

Em sua décima terceira edição o evento tem a cada ano reunido uma multidão de fiéis no dia da padroeira municipal e milhares de voluntários.

Entenda:

Com o tema “Caminhamos com Maria, levados pela Caridade de Cristo” (2ª Cor 5, 14) será realizada no próximo dia 15 de agosto, em Fortaleza, a Caminhada com Maria, que em 2015, chega a sua 13ª edição. A procissão terá início às 12 horas, com a realização de uma missa no Santuário Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha.

Após a celebração, os participantes seguirão em caminhada onde se encontrarão com fiéis na ponte do Rio Ceará. De lá, os devotos seguem pela Avenida Leste Oeste até a Catedral Metropolitana, no Centro de Fortaleza, onde acontecerá a coroação de Nossa Senhora Assunção.

Toda a infraestrutura está sendo montada e a expectativa é de que o evento reúna aproximadamente 2 milhões de fieis, sendo  meio milhão em peregrinação partindo do Interior do Estado. Durante o trajeto de 12 quilômetros haverá dez pontos de apoio espalhados no roteiro de peregrinação, com o trabalho de 2 mil jovens voluntários. Toda a celebração será transmitida pelas rádios FM Dom Bosco 96,1 e Shalom AM 690.

Patrimônio Imaterial

A Caminhada com Maria foi declarada nesta sexta-feira, 5 de junho, patrimônio cultural imaterial do Brasil por sanção da Presidente da República ao Decreto de Lei do Congresso Nacional. A Lei Nº 13.330 que passa a valer a partir da data de sua publicação tem como objetivo, “reconhecer a importância da Caminhada com Maria, como forma de expressão do patrimônio histórico-cultural-religioso brasileiro”.

Destaques

Como parte das festividades do Jubileu Centenário da Arquidiocese de Fortaleza  será realizado  nas paróquias, no período de 9 a 14 de agosto, uma semana de preparação. Serão encontros reflexivos, de agradecimento e oração pela arquidiocese e por toda a sua ação evangelizadora nestes 100 anos de criação.

E, ainda entre os  destaques desta edição, está o show pirotécnico no espigão da avenida Leste Oeste, próximo a Capela de Santa Edwigens, para comemorar os 13 anos do evento e os 100 anos da Arquidiocese de Fortaleza.

Livro de Orações

A coordenação lembra que este ano não haverá camisas do evento, mas o livro com as orações e cânticos que serão rezados no percurso da Caminhada já está à disposição da comunidade. O preço do livreto é de R$ 2,00 (Dois Reais) e poderá ser encontrado no Secretariado de Pastoral (localizado no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja – na Avenida Dom Manoel, 339 – Centro – Fortaleza – CE), e nas secretarias das nove Regiões Episcopais.

Segurança

A XI Caminhada com Maria conta com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Autarquia Municipal de Trânsito, Guarda de Honra do Exército, dentre outros.

Retrospectiva

2003 – Caminhamos com Maria, em seu Caminho que é Jesus. – 150 anos da Arquidiocese de Fortaleza e Ano do Rosário proclamado pelo Papa João Paulo II.

2004 – Caminhamos com Maria, modelo insuperável da contemplação de Cristo. – 150 anos do dogma da Imaculada Conceição e 100 da coroação de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.

2005 – Com Maria seguimos Jesus Eucaristia. – Ano da Eucaristia proclamado pelo Papa João Paulo II.

2006 – Com Maria somos discípulos e missionários de Jesus Cristo. – rumo à V Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Ela foi convocada pelo Papa João Paulo II e confirmada pelo Papa Bento XVI para realizar-se em Aparecida – Cidade Santuário Mariano Nacional do Brasil, dos dias 13 a 31 de maio de 2007.

2007 – Com Maria, discípula e missionária de Jesus, a serviço da vida. – das conclusões da V Conferência já realizada em Aparecida.

2008 – Caminhamos com Maria, Mãe dos discípulos de Jesus Cristo. – na celebração do Ano Paulino proposto pelo Papa Bento XVI.

2009 – Caminhamos com Maria na fidelidade de Cristo. – na celebração do Ano Sacerdotal estatuído pelo Papa Bento XVI.

2010 – Caminhamos com Maria: Fica conosco, Senhor! – na sintonia com o Congresso Eucarístico Nacional por ocasião dos 50 anos de Brasília, Capital Federal.

2011 – Caminhamos com Maria, acolhendo Jesus a Palavra de Deus.  – marcada pela Exortação Apostólica Verbum Domini do Santo Padre Bento XVI sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja.

2012 – Com Maria no Caminho da Fé – em sintonia com o momento eclesial que estaremos vivendo: o ANO DA FÉ proclamado pelo Papa Bento XVI em sua Carta Apostólica Porta Fidei – A PORTA DA FÉ (cf. At 14,27), e que se iniciará no próximo dia 11 de outubro e irá até o dia 24 de novembro de 2013.

2013 – Com o tema “Com Maria no Caminho da Fé” e o lema “Feliz aquela que acreditou… (Lc 1, 45)” estão em sintonia com o Ano da Fé, nas comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano II.

2014 – Com Maria no caminho da Esperança  – Em continuidade do ANO DA FÉ em 2013 estamos vivendo em 2014 o ANO DA ESPERANÇA no triênio de comemoração do Centenário Jubilar da Arquidiocese de Fortaleza.

2015 – Caminhamos com Maria, na Caridade de Cristo – Em continuidade do ANO DA FÉ em 2013, o ANO DA ESPERANÇA  em 2014, estamos vivenciando o ANO DA CARIDADE, no triênio de comemoração do Centenário Jubilar da Arquidiocese de Fortaleza.

Pontos de apoio na Caminhada com Maria

1º – Santuário Nossa Senhora da Assunção situado na Avenida Dom Aloísio Lorscheider,960, Conjunto Nova Assunção, Vila Velha.

2º – Na Praça Percide Benício, localizada na Avenida Coronel Carvalho, em frente ao Campo do Ferroviário.

3º – Na ponte do Rio Ceará que está na coordenação da Paróquia São Pedro, Barra do Ceará;

4º – Na Avenida Leste-Oeste com rua Francisco Calaça que está na coordenação da paróquia do Cristo Redentor;

5º – Na Av. Leste–Oeste com av. Pasteur que está sob a responsabilidade da paróquia do Carlito Pamplona;

6º – Na Av. Leste-Oeste com rua Francisco Cordeiro sob a responsabilidade da paróquia Nossa Senhora das Graças;

 7º – Na Av. Leste-Oeste com rua Jacinto Matos sob a responsabilidade da paróquia Senhor do Bonfim;

8º –  Na Av. Leste-Oeste na altura da Praça Marcílio Dias – sob a coordenação da paróquia de São Francisco, conhecida também como Nossa senhora dos Navegantes;

9º  – Na Av. Leste- Oeste, bairro Moura Brasil-  sob a coordenação da Igreja Santa Edwirges;

10º – Catedral Metropolitana de Fortaleza.

Percurso da Caminhada Com Maria

 – Av. Dom Aloísio Lorscheider – Santuário Nossa Sra. da Assunção

– Av. Benu Marcondes

– Av. Mozart Pinheiro Lucena

– Av. Desembargador Hermes Paraíba

– Av. Coronel Carvalho

– Av. Radialista José Lima Verde

– Rua Estevão de Campos

– Rua Peri

– Av. Leste-Oeste

– Av. Alberto Nepomuceno – Catedral Metropolitana de Fortaleza.

A Equipe Coordenadora do evento solicita que os participantes desta caminhada venham com roupas leves e tragam consigo água, procure evitar usar joias, celulares ou objetos de valor etc.. ao contrário, tragam sua faixa, cartazes ou bandeiras.

Informações Padre Francisco Ivan de Souza (85) 99909.6875, Afonso Ibiapina  (85)99992.8542 ou    Marta Andrade – 99921.6742.

Compartilhe

Subir

1 Comentário »

1 Comentário »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Planilha de contribuição das paróquias e das áreas pastorais: outubro de 2017

Festa da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Santa Maria

“I Aviva Povo de Deus”

Paróquia Nossa Senhora das Graças e São Pedro na Praia da Tabuba, em Caucaia – CE.

Material que foi veiculado no Jornal JCTV na Rede Vida de Televisão


QR Code Business Card