Atualidades

Bispos recebem Título de Cidadão de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realiza no próximo dia 21 de agosto de 2012, às 19h30min, Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão de Fortaleza aos bispos Dom Plínio José da Luz Silva e Dom Sérgio da Rocha. Ambos foram bispos auxiliares de Fortaleza.

Dom Plínio é natural de Pacoti, CE, tem 56 anos e atualmente é Bispo da Diocese de Picos, estado do Piauí. Fez seus estudos no Seminário da Prainha e foi ordenado presbítero em 1984.

Nas terras alencarinas desenvolveu seu ministério sacerdotal nas seguintes paróquias: Nossa Senhora das Graças – Ideal (Aracoiaba); São Francisco de Assis, bairro Dias Macedo – Fortaleza; Nossa Senhora da Conceição – Redenção; São João Batista – Acarape; Nossa Senhora da Palma – Baturité. Foi também Vigário Episcopal da Região Episcopal da Serra; Membro do Conselho Econômico da Arquidiocese de Fortaleza.

Foi nomeado pelo Papa João Paulo II, no dia 13 de junho de 2001, bispo auxiliar de Fortaleza (2001 – 2003). Sua ordenação episcopal se deu no dia 24 de agosto do mesmo ano. Já no episcopado foi Coordenador do Secretariado Arquidiocesano de Pastoral – Fortaleza; Bispo Responsável pela Comunicação e Dimensão Missionária no Regional Nordeste I – Estado do Ceará.

Atualmente é Bispo Diocesano de Picos-PI; Bispo responsável pela Pastoral da Comunicação, Pastoral para a Cultura e Educação, Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso e Pastoral da Pessoa Idosa no Regional NE IV da CNBB.

Lema episcopal: “Euntes praedicate Evangelium” – “Ide, Proclamai o Evangelho” (Mac 16,15)

 

Dom Sérgio da Rocha é natural de Dobrada, no estado de São  Paulo, 52 anos. Fez seus estudos em São Paulo e foi ordenado presbítero na Diocese de São Carlos no dia 14 de dezembro de 1984. Fez Mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo, e obteve o Doutorado na Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, aos 21/1/1997.

Como Presbítero trabalhou no Seminário Diocesano de Filosofia, em São Carlos, como diretor espiritual, professor de filosofia e reitor. No Seminário de Teologia de S. Carlos, em Campinas, foi diretor espiritual e reitor; foi também professor e membro da Equipe de Formação dos Diáconos Permanentes da Diocese de São Carlos. Exerceu, também, na Diocese de São Carlos, as seguintes funções pastorais: assessor da Pastoral da Juventude, coordenador da Pastoral Vocacional, coordenador da Escola de Agentes de Pastoral, coordenador Diocesano de Pastoral, vigário paroquial das Paróquias Nossa Senhora de Fátima e Catedral, reitor da Igreja São Judas Tadeu, em S. Carlos, pároco de Água Vermelha e de Santa Eudóxia.

Foi ainda professor de Teologia Moral na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989-2001), colaborando como tal em Porto Velho-RO, no Projeto Missionário Sul I / Norte I e na Escola de Teologia Pastoral de São Luiz de Montes Belos – GO, Igreja Irmã da Diocese de São Carlos.

Foi nomeado, pelo Papa João Paulo II, Bispo Auxiliar em Fortaleza, Ceará, e Titular de Alba aos 13 de junho de 2001. Foi ordenado Bispo no dia 11 de agosto do mesmo ano, na Catedral de S. Carlos – SP. Aos 31 de janeiro de 2007, foi nomeado pelo Papa Bento XVI Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Teresina. Dom Sérgio da Rocha iniciou seu trabalho na Arquidiocese de Teresina, como Arcebispo Coadjutor no dia 30 de março de 2007 e como Arcebispo Metropolitano em 3 de setembro de 2008. Aos 15 de junho de 2011 foi nomeado pelo Papa Bento XVI Arcebispo Metropolitano de Brasília, tendo sido acolhido na Catedral Metropolitana de Brasília aos 6 de agosto de 2011.

Seu lema episcopal é: “Omnia in Caritate” (1Cor 16,14) – “Tudo na caridade”

Atividades como Bispo

Foi bispo auxiliar de Fortaleza (2001-2007), arcebispo coadjutor de Teresina (2007-2008), arcebispo metropolitano de Teresina (2008-2011), membro da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé – CNBB (2002-2007), membro da Comissão Episcopal do Mutirão de Superação da Miséria e da Fome da CNBB (2001-2004), secretário do Regional Nordeste I (2002-2007), bispo de referência da Pastoral da Juventude e da Pastoral Vocacional no Regional Nordeste I (2002-2007), bispo de referência para o Ensino Religioso e para os Presbíteros, no Regional Nordeste IV (2007-2011), presidente da Comissão Episcopal para o Seminário do Regional Nordeste IV (2007-2011), membro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB (2007-2011), presidente do Departamento de Vocações e Ministérios do CELAM (2007-2011), e presidente do Regional Nordeste IV (2007-2011). Atualmente, é Arcebispo Metropolitano de Brasília, presidente da Comissão Episcopal para Doutrina da Fé, da CNBB, membro do Conselho de Pastoral (CONSEP) e do Conselho Permanente da CNBB.

Fotos da Solenidade

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Na celebração do I Dia Mundial dos Pobres Arquidiocese lança a 9ª Festa da Vida

Lutero e sua marca na História

Inauguração da Centro de Evangelização do Shalom Bela Vista

Papa Francisco pede fim de armas nucleares

Presidente da CNBB foi nomeado pelo Papa Francisco como Relator Geral do Sínodo 2018


QR Code Business Card