Atualidades

Arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio, envia carta circular sobre 5ª. Semana Social Brasileira e Grito dos Excluídos

Nos dias 13 e 14 de julho acontecerá um seminário de lançamento da 5ª. Semana Social Brasileira na Arquidiocese de Fortaleza.

O seminário acontecerá no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja” com a presença do assessor nacional da 5ª. Semana Social Brasileira (SSB) professor Cesar Sanson e do professor da Universidade Federal do Ceará, Leonardo Sá. Os eixos de trabalhos e debates da 5ª. SSB  são: Saúde Pública- drogadição, prevenção, saúde mental; Educação Pública: Política educacional, sucateamento; Sustentabilidade: impactos ambientais, resíduos sólidos e bem viver; Megaprojetos: mobilidade e moradia; Convivência com o Semiárido: tecnologias e segurança alimentar.

Dom José Antonio através de uma Carta Circular convida os responsáveis por paróquias, áreas pastorais e comunidades a participarem do  processo da 5ª. SBB realizando e participando das atividades da mesma relacionando-as as propostas do Plano de Pastoral- 5ª. urgência, que se refere às consequências sociais. Como também, realizar durante a 5ª. SSB o Grito dos Excluídos que acontecerá no dia 7 de setembro de 2012. A SSB em Fortaleza acontecerá de 31 a 7 de setembro de 2012.

Leia íntegra da Carta Circular 007/2012.

Semana Social Brasileira

A Semana Social Brasileira tem os objetivos realizar um processo amplo de debate em torno da democratização do estado no Brasil. A 5ª Semana é uma atividade que quer aglutinar forças organizadas da sociedade, reunir sujeitos sociais para dar curso as lutas e conquistas do povo. De acordo com Regilvânia Mateus, da Cáritas Regional Ceará “a semana é acima de tudo um momento de articulação das forças sociais, como pastorais e movimentos sociais,, um momento de parar pra pensar, retomar a construção de um projeto popular para o Brasil”.

A 5ª. SSB pretende reunir organizações sociais e a Igrejas para partilhar suas experiências do “Bem Viver”. Mais do que discutir o Estado pretende-se discutir a sociedade. A aposta é que a sociedade tenha organização e força política para propor o Estado que quer – para quê e para quem.

A SSB nacionalmente tem como tema “A participação da sociedade no processo de democratização do Estado – Estado para quê e para quem?”. A mesma é um evento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e é organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e a Paz.

Contatos: Ana Maria Freitas, Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza (85) 3388 8716; Francisco Vladimir, membro da comissão de comunicação da 5ª. Semana Social Brasileira e do Secretariado de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza (85) 3388 8702 ou 8922 0089; Jeane Freitas, assessora de Comunicação da Cáritas Regional Ceará (85) 8768 9865.

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Liturgia Diária: Evangelho – Mt 20,1-16a

Liturgia Diária: Evangelho – Lc 8,4-15

Visita Pastoral na Paróquia de Nossa Senhora da Penha, Maranguape

II Romaria Bíblica e encontro sobre contabilidade na Região São Pedro e São Paulo

Palestras sobre o tema Comunicação na Faculdade Católica de Fortaleza


QR Code Business Card