Atualidades

Abertas comemorações alusivas aos 200 anos da Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé

Igreja comemora ainda os 100 Anos de Consagração do Santuário.

Uma missa presidida pelo pároco e reitor do Santuário-Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé, frei Marconi Lins, na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, na noite do último domingo (16/01) abriu oficialmente as comemorações alusivas aos 200 anos da Paróquia, criada no dia 30 de julho de 1817, por Dom João VI que despachou o Alvará de Ereção da Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé, elevando a antiga Capela à condição de Matriz Colada, ato confirmado pelo então Bispo de Pernambuco, Dom Frei Antônio de São José Bastos.

No mesmo ano, toma posse o primeiro vigário, o padre Francisco de Paula Barros. Na solenidade frei Marconi lembrou os 100 anos de consagração da Matriz de São Francisco, que em 1925, a Santa Sé Apostólica, devido a grande propagação da romaria em devoção ao santo eleva o Santuário à dignidade de Basílica Menor, título dado a poucas igrejas no mundo. Esta solenidade aconteceu por ocasião do 7º Centenário da morte de São Francisco.

  • A construção da capela

A Capela de São Francisco já se tornava pequena devido o grande fluxo de romeiros que passavam a visitá-la. Para atender melhor às necessidades de acolhimento, bem como melhorar a estrutura física da capela, logo após a tradicional festa de São Francisco em 1910, foi dado inicio às obras de construção do Novo Santuário, tendo sido completamente concluído em 1915, mesmo ano da criação e lançamento do 1º número do Jornal o Santuário, hoje Revista o Santuário’’, lembrou.

  • Presença dos frades do curso interprovincial franciscano

No inicio da celebração Frei Sérgio Moura, Guardião do Convento de São Francisco e Vice Ministro Provincial, apresentou os 21 frades e 17 frades estudantes que durante 10 dias participam no Convento de Santo Antônio do Brasil em Canindé do Curso Interprovincial de Franciscanismo. O encontro começou hoje.

  • A paróquia hoje

Na homilia, frei Marconi lembrou que ‘’nós somos a igreja de Deus, uma comunidade de comunidades, a nossa paróquia tem hoje tem 45 comunidades rurais. Nesses 200 anos, a nossa paróquia gerou outras paróquias e continua gerando, em fevereiro, iremos entregar a nova paróquia de São Pedro’’.

‘’Tudo isso nasceu dessa fraternidade, desse chamamento do nosso Deus, que serve seu povo, como filho de Deus. Somos essa igreja que atraí muita gente no meio do sertão’’, frisou frei Marconi Lins.

Segundo ele, a história dos romeiros, está no começo de tudo. ‘’Antes de sermos paróquia, nós já éramos o caminho, o caminho percorrido por muitos irmãos nossos que descobriram aqui em Canindé, a força de um homem evangélico, um homem cristão, um homem igreja, um homem chamado Francisco’’.

‘’Com São Francisco e iluminado por sua vida e espiritualidade eclesial e missionária queremos assumir nosso compromisso com a renovação de nossa paróquia bicentenária, pois, como dizia Tomás de Celano: ‘’São Francisco enchia toda a terra com o Evangelho de Cristo’’, observa.

‘’O atual bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino, afirmou que ao ser eleito bispo, o Papa Bento XVI lhe teria dito: ‘’Você foi eleito para uma cidade muito importante, pois o santo que nela nasceu; é a chave de leitura para compreender a Igreja de Cristo’’.

‘’O grande desafio nesses 200 anos de paróquia-santuário no ano de 2017 é construir uma reflexão sobre o significado de ser igreja neste tempo em que vivemos, cheios de grandes desafios e oportunidades, que nos impulsiona a estarmos presentes em nossa realidade e agirmos nela a partir do Evangelho para tornar o Reino do Pai presente e atuante, transformando as estruturas de pecado que destroem a vida, sobretudo dos pobres e de toda a nação’’, finalizou frei Marconi Lins.

Com informações do Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé.
Texto e fotos colaboração: Antônio Carlos Alves

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Liturgia Diária: Evangelho – Mt 9,9-13

Festa na paróquia de São Francisco de Assis, Jacarecanga

Soberania nacional é o eixo central da análise de conjuntura apresentada aos bispos Consep

Liturgia Diária: Evangelho – Lc 7,31-35

Papa Francisco anuncia duas novas nomeações na manhã desta quarta-feira, 20


QR Code Business Card