Atualidades

Coordenações das Pastorais Sociais partilham conquistas e desafios

EncPastSociaisA Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniu, de 25 a 27 de março, em Brasília, representantes das pastorais sociais e organismos.

Segundo o presidente da Comissão e bispo de Ipameri (GO), dom Guilherme Antônio Werlang, o evento teve como objetivo “ser um lugar onde cada coordenador nacional possa partilhar as conquistas, os avanços na sua respectiva pastoral e dificuldades que encontram”. Para o bispo, as Pastorais Sociais têm contribuído com a caminhada da CNBB no desafio de “como encarnar o Evangelho em uma sociedade ainda tão injusta, tão desigual como o Brasil”.

Os representantes das Pastorais Sociais e dos organismos apresentaram seus trabalhos e debateram seus estatutos. As ações de sustentabilidade e os frutos da 5º Semana Social Brasileira (SSB) também entraram na pauta da reunião.

O projeto de Reforma Política, que propõe uma constituinte exclusiva para alterações no processo eleitoral, foi também esteve em discussão. Para dom Guilherme, é necessário “abraçar algumas bandeiras” para conseguir um país mais justo e mais democrático.

Outro tema abordado foi a 5ª urgência das Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora (DGAE), que pede “uma Igreja a serviço da vida”. As pastorais e organismos devem focar seu trabalho nesta visão.

PARTICIPAÇÃO

Mais quatro membros da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz estiveram presentes na reunião: o presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e bispo de Balsas (MA), dom Enemésio Lazzaris; o bispo de Mogi das Cruzes e responsável pela Pastoral Carcerária, dom Pedro Luiz Stringhini; o bispo de Três Lagoas (MS) e vice-presidente do CPT, dom José Moreira Bastos Neto; e o presidente do Regional Norte 1 da CNBB e bispo de Roraima (RR), dom Roque Paloschi.

Fonte: CNBB

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Missa de abertura Visita Pastoral

Liturgia Diária: Evangelho – Mt 9,9-13

Festa na paróquia de São Francisco de Assis, Jacarecanga

Soberania nacional é o eixo central da análise de conjuntura apresentada aos bispos Consep

Liturgia Diária: Evangelho – Lc 7,31-35


QR Code Business Card