Atualidades

Conheça a Fundação onde Francisco presidirá o rito do Lava-pés

papalavapes300Nesta Quinta-feira Santa, o Papa Francisco presidirá a Missa da Ceia do Senhor (“In Coena Domini”) no Centro “Santa Maria da Providência”, da Fundação Padre Gnocchi, quando lavará os pés de 12 internos, de diferentes idades, etnias e religiões. Mas, como surgiu e qual o trabalho desenvolvido por esta instituição?

A Fundação Padre Gnocchi assiste a mais de três mil deficientes e pessoas dependentes em 29 Centros espalhados em nove regiões da Itália. Foi instituída há quase 60 anos pelo Padre Gnocchi para assegurar a cura, a reabilitação e a integração social de pessoas mutiladas e com poliomielite. Progressivamente, a Fundação ampliou o seu raio de ação e a própria atividade, sempre voltada às pessoas mais frágeis e necessitadas.

Atualmente, continua a ocupar-se de jovens portadores de deficiências, atingidos por complexas patologias adquiridas e congênitas; de pacientes de diversas idades que necessitam de intervenções de reabilitação neuro-motoras, cardio-respiratórias e oncológicas; de pessoas com traumas ou com ictus, escleroses múltiplas, escleroses laterais amiotróficas, mal de Parkinson, Alzheimer ou outras patologias que provocam invalidez; assistência a idosos dependentes, doentes oncológicos terminais e pacientes com graves problemas cerebrais ou em estado vegetativo prolongado.

A Fundação Padre Gnocchi, também reconhecida como Organização Não-Governamental, está comprometida em projetos de solidariedade em países em desenvolvimento. Nos últimos anos, construiu Centros para crianças deficientes na Bósnia-Herzegovina e Equador e apóia estruturas de cirurgia ortopédica e de reabilitação em Rwanda, Serra Leoa e Burundi, além de promover projetos de promoção humana e de formação com o tema da deficiência na Tunísia, Bolívia, Geórgia e Sri Lanka.

O Centro “Santa Maria da Providência” (ex-Instituto “Madre Nasi” da pequena Casa da Divina Providência-Cottolengo), localizado na Via Casal Del Marmo, Roma, passou a fazer parte da Fundação Padre Gnocchi em setembro de 2003. Atualmente dispõe de 150 leitos, subdivididos em: Residência Sanitária Assistencial para pessoas com deficiência , com 60 leitos, uma estrutura sócio-assistencial para pacientes dependentes, sem assistência em casa e que não necessitam de internação em estruturas hospitalares ou em centros de reabilitação. Um moderno setor de reabilitação extensiva neuro-motora e alto nível assistencial com 60 leitos – com serviço de fisioterapia, logoterapia, avaliação e consultas, apoio psicológico e atividades educativas-relacionais; e um setor com 30 leitos para a assistência e a reabilitação integrada de pacientes afetados por patologias de origem neuro-motora, em estado avançado, não mais assistidos em casa ou por outras formas.

Padre Carlo Gnocchi, também conhecido como “Padre dei mutilatini”, foi proclamado Beato em 25 de outubro de 2009, na Praça do Domo, em Milão, na presença de 50 mil pessoas.

Por Rádio Vaticana

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Lutero e sua marca na História

Inauguração da Centro de Evangelização do Shalom Bela Vista

Papa Francisco pede fim de armas nucleares

Presidente da CNBB foi nomeado pelo Papa Francisco como Relator Geral do Sínodo 2018

Editorial – novembro 2017: “Ano do Laicato no Brasil”


QR Code Business Card