Atualidades

São Lucas Evangelista

No dia 18 de outubro deste ano de 2016 a Igreja Católica celebra a festa de São Lucas Evangelista. Os dados históricos que conhecemos de São Lucas procedem diretamente do Novo Testamento, especificamente  dos Atos dos Apóstolos e das Cartas de São Paulo. São Lucas foi um dos primeiros  missionários do mundo greco-romano. Ele foi um companheiro de São Paulo em algumas de suas viagens apostólicas. As características de estilo, método etc. parecem indicar que ele mesmo foi o autor dos livros dos Atos dos Apóstolos e o terceiro evangelho. Segundo a tradição, ele era natural de Antioquia na Síria, médico de profissão, conhecedor da Bíblia grega, e foi convertido pelo Apóstolo São Paulo, do qual foi amigo inseparável, companheiro e colaborador no apostolado. Foi elogiado por Paulo pelo seu zelo e fidelidade. Depois da morte de Paulo sabemos mais nada com certeza da vida de São Lucas, porém, o historiador São Jerônimo afirmou que Lucas dedicou sua vida apostólica até a idade de 84 anos quando morreu como mártir.

Homem extremamente culto escreveu sua obra com informação e com ordem. “Ele insiste na vida, morte e ressurreição de Cristo como mensagem de salvação universal dirigida a todos os homens e não só aos judeus”. No seu evangelho ele apresenta uma narração da vida de Cristo que, embora seguindo o esquema dos outros autores dos sinóticos destaca alguns dados somente recolhidos por ele. Por exemplo, a infância de Jesus, a apresentação no Templo, à anunciação do anjo a Nossa Senhora e a visitação de Maria a Isabel sua prima. Parábolas como o Bom Samaritano, o Filho Pródigo, o bom ladrão e outros devemos a ele.

Nos Atos dos Apóstolos São Lucas escreve sobre as primeiras comunidades cristãs. Escreva sobre a Ascenção de Jesus, da vinda do Espírito Santo no Dia de Pentecostes etc. Há uma tradição que Lucas era um grande pintor e que ele tinha a honra de ter pintado o rosto da Virgem Maria. Depois da execução de São Paulo, a quem seguia em Roma em seus últimos dias,  ele deixou aquela cidade e depois disso perdemos suas pegadas. Sabemos somente o São Jerônimo afirmou que ele morreu como mártir aos 84 anos. A Igreja deve muito aos escritos de São Lucas. O dia 18 é o dia dedicado aos médicos, rezamos para que exerçam sua profissão sempre com respeito à vida e à dignidade das pessoas.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Lutero e sua marca na História

Inauguração da Centro de Evangelização do Shalom Bela Vista

Papa Francisco pede fim de armas nucleares

Presidente da CNBB foi nomeado pelo Papa Francisco como Relator Geral do Sínodo 2018

Editorial – novembro 2017: “Ano do Laicato no Brasil”


QR Code Business Card