Atualidades

São Boaventura

No dia 15 de julho a Igreja Católica celebra a festa de São Boaventura. O santo nasceu em Bagnoregio em 1217, recebendo no batismo o nome de Juan de Fidanza. A lenda vincula o nome dele ao São Francisco de Assis que o curou de uma gravíssima doença quando era uma pequena criança. Aos vinte anos Boaventura resolveu ingressar na Ordem Franciscana. O fundador da Ordem tinha morrido em 1226 aos 44 anos. Porém, a primeira geração viveu numa simplicidade evangélica e um zelo apostólico impressionante.

Ele fez seus estudos em Paris com o mestre Alexandre de Hales. Recebeu o Bacharel em Teologia em 1248. Ordenado sacerdote, teve o dom da eloquência além do ardor da fé os quais o tornaram extremamente comunicativo. Aos vinte e nove anos foi nomeado professor de teologia na Universidade de Sorbonne em Paris e colega de Santo Alberto Magno e Santo Tomás de Aquino.

Foi dito que São Boaventura, Santo Alberto e Santo Tomás formavam a tríade perfeita da cultura eclesiástica naquele tempo. Sua carreira viu-se alterada pelas lutas de clérigos seculares e religiosos que se opunham à presença das ordens mendicantes nas universidades. A obra espiritual de Boaventura enfatizou a humanidade de Cristo e o amor ardente Dele para à humanidade. Aos 36 anos foi leito ministro geral da Ordem Franciscana. Durante vinte anos Boaventura percorreu toda a Europa, a fim de visitar os religiosos e coordenar as atividades da ordem. Ao completar 52 anos o Papa o nomeou arcebispo de Albano e Cardeal da Igreja.

Morreu durante o Segundo Concílio de Lyon em 1274 gravemente doente pelas fadigas das viagens e dos trabalhos administrativos e pastorais. Ele tinha 56 anos de idade. A obra teológica de Boaventura contribuiu para fundamentar uma corrente mística, que constitui uma das características da piedade cristã durante a Idade Média. É chamado Doutor Seráfico, quer pelas suas múltiplas atividades pastoral, quer pelo seu exemplo de vida, cujo lema era “contemplar e transmitir aos outros o fruto da contemplação”.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Festejo do Padroeiro movimenta Paróquia de Cristo Redentor

A Paróquia no bairro Dunas festejará Nossa Senhora de Lourdes com um tríduo

Pascom Região Nossa Senhora dos Prazeres realizou encontro de Planejamento para 2018

Comunidades de Vida Cristã estão em Fortaleza para mais uma edição do “Amar e Servir”

Discursos do Papa Francisco no Chile


QR Code Business Card