Atualidades

[Artigo] A promessa de renovar a face da terra

Padre Geovane Saraiva*

O mundo fecundado é cheio de graças só a partir do amor desinteressado, do amor que é dom, que é graça. Temos o fundamento na palavra de Deus, que, pedagogicamente, quer animar e vivificar os corações dos fiéis, convocando-os a levar adiante a desafiante tarefa, iniciada por Jesus de Nazaré, quando, ao subir ao Pai, prometeu-nos solenemente o Espírito Santo: “Eis que Eu estou convosco todos os dias até o fim do mundo” (Mt 28, 20). Estejamos sempre mais convencidos de que vida nova, segundo a vontade de Deus-Pai, só mesmo com o Espírito Santo de Deus.padre-geovane_t

Como vencer, porém, o medo que parece crescer entre nós, no sentido de dizer não à criatividade, ao imobilismo ou mesmo à saudade de um cristianismo dos tempos antigos? Urge sempre mais a certeza de que o Espírito Santo prometido por Jesus é a própria vida de Deus, causando-nos um novo impulso e um florescimento maravilhoso e responsável. Que o Espírito Santo possa mexer com os corações e consciências dos seres humanos, agindo na Igreja, nos cristãos e nas pessoas de boa vontade em geral, fazendo-as diferenciadas pela força criativa do amor e do testemunho.

É possível se vislumbrar um mundo melhor e reconciliado, no amor e na ternura de Deus, a partir das palavras de exortação do Santo Padre, o Papa Francisco, no convite aos fiéis, ao asseverar: “Deixar-se guiar pelo Espírito Santo, que nos ensina o caminho da verdade, torna-nos cristãos reais, e não virtuais, fazendo de cada cristão uma pessoa diferente da outra, e de todos juntos faz a unidade. O Espírito Santo é aquele que leva adiante, escancara as portas e convida a testemunhar Jesus” (09/05/2016). É Jesus a nos dizer que temos que ultrapassar todo tipo de empecilho, em meio a tribulações e sofrimentos, pela esperançosa mística do testemunho: “Vós chorareis e vós lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria” (Jo 16, 20).

Dentro de uma perspectiva acolhedora, na busca da conversão permanente e da infinita bondade de Deus, de coração aberto ao seu amor misericordioso, coloquemo-nos em estreita sintonia com a linguagem do Espírito Santo de Deus, na diversidade de dons e carismas, na promessa de renovar a face da terra.

*Pároco de Santo Afonso e vice-presidente da Previdência  Sacerdotal, integra a  Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza – geovanesaraiva@gmail.com

 

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Barra do Ceará realiza festividade em honra a São Pedro

Festa de São Pedro na Comunidade de Pabussu, Caucaia

Itinerário Catequético (II)

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Alto Alegre realiza Festejo

Equipe da 5º Urgência da Região Nossa Senhora da Conceição promove encontro sobre Reforma Trabalhista


QR Code Business Card