Atualidades

JMJ e a Semana Missionária

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é a semana de eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens. Ela reúne milhares de jovens do mundo todo para celebrar e aprender a fé católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos, culturas, raças e idiomas. Foi o papa João Paulo ll que estabeleceu a JMJ em 1985 como um evento anual e um meio para alcançar a nova geração de católicos e propagar os ensinamentos da Igreja Católica. O tema da JMJ 2013 foi escolhido e anunciado pelo papa Bento XVl no dia 24 do mês de agosto do ano passado: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19). O grande encontro dos jovens com o Papa Francisco será no Rio de Janeiro, nos dias 22 a 26 de julho de 2013. Portanto, o grande evento está bem perto.

Nas palavras do Beato João Paulo ll, a finalidade da JMJ é organizar um grande “encontro de todos os jovens do mundo em torno ao Vigário de Cristo”. É um meio evangelizador a mais da Igreja Católica que, através dessas Jornadas, continua anunciando a mensagem de Cristo aos jovens. A JMJ é um empenho evangelizador em que a Igreja manifesta sua constante solicitude pela juventude. “Todos os jovens devem sentir-se atendidos pela Igreja, para isso, toda a Igreja, em união com o Sucessor de Pedro, deve sentir-se cada vez mais comprometida em nível mundial, a favor da juventude (…) para corresponder às suas expectativas, comunicando-lhes a certeza de Cristo, a verdade que é Cristo, o amor que é Cristo mediante uma formação adequada, que é uma forma necessária e atualizada de evangelização” (João Paulo ll, Vaticano, 20 de dezembro de 1985).

Os símbolos da JMJ, a Cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora, iniciaram sua peregrinação pelo Brasil no dia 18 de setembro de 2011 em São Paulo. Até julho de 2013, os símbolos continuarão passando por todo o país, levados pela juventude para as 274 dioceses do Brasil. Mas o que representam esses dois símbolos? Qual sua importância? E como acolhê-los em cada diocese? Elaborado pela CNBB, o subsídio “Cruz Peregrina – Rio 2013” busca dar essas respostas. O texto faz uma reflexão sobre a devoção à Cruz e a Nossa Senhora na história cristã e explica o significado dessa peregrinação dentro do espírito da JMJ. Além disso, o subsídio apresenta sugestões de como organizar a peregrinação e a acolhida dos símbolos.

De 16 a 20 de junho haverá a Semana Missionária. Terça feira dia 16 de junho, o primeiro dia da Semana Missionária, será a chegada dos peregrinos, a acolhida, a missa de abertura da JMJ e a apresentação dos jovens para a comunidade. Quarta feira, dia 17 de julho os organizadores elaboraram dinâmicas de apresentação de forma a atingir todos os grupos envolvidos, seguida pela oração da manhã, uma reflexão e a apresentação da realidade diocesana. Logo depois haverá Oficinas e Espiritualidade. Na parte da tarde deste dia foram planejadas visitas missionárias, seguida pela celebração eucarística e uma noite cultural querendo valorizar a presença dos valores cristãos.

Na quinta feira, dia 18, o terceiro dia da Semana Missionária, vai começar com uma solene celebração Eucarística. Em seguida haverá uma conferência sobre cultura com oficinas. Na parte da tarde foram planejadas visitas missionárias, e o dia terminará com uma vigília ecumênica em defesa da vida. Sexta feira, dia 19 de julho, haverá na parte da manhã leitura orante e uma reflexão sobre o papel dos jovens como transformadores do mundo. Em seguida haverá uma partilha sobre as visitas missionárias do dia anterior e na parte da tarde os jovens devem continuar com suas visitas missionárias. O dia terminará com a Santa Missa e uma noite cultural. Para sábado dia 20, o quinto e último dia da Semana Missionária, os organizadores planejaram para a parte da manhã: (a) Adoração Eucarística com uma benção solene, e (b ) Ação Social tentando atingir de forma preferencial as comunidades carentes da diocese. Neste dia haverá um almoço comunitário. Depois de uma semana tão cheia de eventos, os jovens terão a tarde livre. Porém às 19 horas às 22.30 haverá a Missa de Envio.

A Semana Missionária é sem dúvida uma bela preparação para a semana seguinte quando os jovens celebrarão a JMJ junto com o querido Papa Francisco que passarão estes dias aqui no Brasil conosco.

Por Pe. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista.

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Planilha de contribuição das paróquias e das áreas pastorais: outubro de 2017

Festa da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Santa Maria

“I Aviva Povo de Deus”

Paróquia Nossa Senhora das Graças e São Pedro na Praia da Tabuba, em Caucaia – CE.

Material que foi veiculado no Jornal JCTV na Rede Vida de Televisão


QR Code Business Card