Atualidades

Festa de São Pedro e São Paulo

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald – Redentorista

Hoje, dia 1º. de julho, estamos celebrando a Solenidade de São Pedro e São Paulo. A liturgia romana sempre reuniu os dois apóstolos numa só solenidade por considerá-los os fundadores da Igreja de Roma. De fato estes dois mártires foram os pilares da Igreja primitiva. Unidos, representam um símbolo visível, tão necessário no dia de hoje, da colegialidade do episcopado na Igreja. Os dados históricos sobre Pedro, o primeiro dos apóstolos, encontram-se nos evangelhos e nos Atos dos Apóstolos. Foi o próprio Jesus que lhe deu o nome de Pedro. ´”Tu és Simão filho de João. Serás chamado Cefas, que quer dizer Pedro” (Jo 1, 42). Pedro teve o singular privilégio de testemunhar a Transfiguração do Senhor, e da agonia de Jesus no Horto de Getsêmani. Foi constituído por Cristo como a pedra fundamental da Igreja: “Tu és Pedro e sobre esta Pedra edificarei minha Igreja” (Mt 16, 18-20). Cristo também anunciou a negação de Pedro quando disse “Em verdade, eu te digo, antes que o galo cante, tu me terás negado três vezes” (Mt 26, 34). Depois da Ressurreição Pedro é o primeiro a receber a visita de Jesus. “É verdade! O Senhor ressuscitou e apareceu a Simão” ((Lc 24, 34). Segundo a Tradição da Igreja durante o reinado de Nero, Pedro sofreu o martírio “sendo crucificado com a cabeça para baixo” (Orígenes). Sua morte se deu aos 29 de junho do ano 67. Hoje lembramos em, nossos orações, o sucessor de Pedro nosso papa Bento XVl.

Saulo nasceu em Tarso da Cilícia nos primeiros anos do primeiro século. Embora judeu fosse portador do título de cidadão romano. Foi educado pelo rabino Gamaliel nas doutrinas dos fariseus e falava grego e aramaico. Era um inimigo da Igreja nascente. O capítulo nove dos Atos dos Apóstolos fala sobre a milagrosa conversão de Saulo. A caminho de Damasco para prender cristãos, foi derrubado do cavalo e Jesus lhe falou: “Saulo, por que persegues?”. Foi levado cego à cidade de Damasco para a casa do sacerdote Ananias que restituiu sua visão e o preparou para o batismo. Depois de sua conversão que aconteceu pelo ano 36, mudou seu nome para Paulo e resolveu dedicar toda a sua vida ao serviço de Cristo. Num breve artigo como este, somente há espaço para citar alguns dos lugares onde ele pregou a Palavra de Deus: Arábia, Damasco, Jerusalém, Síria-Cilícia, e Antioquia. Fez sua primeira viagem apostólica no ano 45, anunciando o evangelho em Chipre, Panfília, Pisídia e Licaônia. Participou em 49 no Concílio Apostólico de Jerusalém. Paulo fez mais duas longas viagens apostólicas entre 50 e 54. Foi preso em Jerusalém no ano 58, ficando livre dois anos mais tarde. Finalmente foi preso em Roma onde morreu como mártir, provavelmente no ano 67. O papel de Paulo na Igreja primitiva foi de enorme importância. Ele fundou muitas comunidades cristãs no mundo helênico que mais tarde expandiram o cristianismo na Ásia Menor. São atribuídas a ele 14 cartas dirigidas as comunidades cristãs por ele fundadas. Sete são consideradas autênticas e alguns exegetas importantes acham que algumas foram escritas depois de sua morte.

Celebrando a solenidade de São Pedro e São Paulo, somos chamados a tomar consciência de que Deus nos envia para testemunhar o seu Reino: vivendo na unidade da fé; evangelizando na realidade em que vivemos, superando os obstáculos e reavivando a esperança de que um mundo diferente será possível através da vivência da paz evangélica.

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald, padre Redentorista e assessor da CNBB Reg. NE1

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Liturgia Diária: Evangelho – Lc 8,4-15

Visita Pastoral na Paróquia de Nossa Senhora da Penha, Maranguape

II Romaria Bíblica e encontro sobre contabilidade na Região São Pedro e São Paulo

Palestras sobre o tema Comunicação na Faculdade Católica de Fortaleza

Convite de Dom José Antonio – Simpósio Arquidiocesano no Ano Mariano


QR Code Business Card