Atualidades

Festa de Nossa Senhora de Lourdes

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald – Redentorista

No dia 11 de fevereiro a liturgia comemora a Aparição de Nossa Senhora em Lourdes (1858). A Santíssima Virgem, aparecendo a Bernadete Soubirous, disse: “Eu sou a Imaculada Conceição”, confirmando o dogma proclamado quatro anos antes. Em 1854 o Papa Pio XI tinha proclamado solenemente o dogma da Imaculada Conceição de Maria. Maria manifestou-se como a “Imaculada Conceição” a Bernadete, que mais tarde tornou-se uma Irmã na Congregação das Irmãs da Caridade, por dezoito vezes na gruta de Massabielle, perto de Lourdes, na França.

As aparições se deram de 11 de fevereiro a 16 de julho de 1858. Santa Bernadete sofreu muito por causa das aparições de Maria, pois foi considerada impostora e interrogada pela polícia, que pretendeu impedir os romeiros de se aproximarem da gruta, tornando-se malvista pelas autoridades civis e eclesiásticas. Porém, as curas milagrosas obtidas com a água da fonte obrigaram as autoridades a ceder e, em 11 de janeiro de 1862, o bispo de Tarbes autorizou o culto de Nossa Senhora de Lourdes.

Desde 1858 Lourdes tem trazido ao mundo uma mensagem de oração e de penitência pela conversão dos pecadores. Desde então a Gruta de Lourdes tornou-se o maior centro mariano da Europa, onde milhões de peregrinos, cada ano, procuram um aumento de fé e um alívio aos sofrimentos. Hoje, 157 anos depois das aparições Lourdes é um grande centro de piedade cristã, e lá inúmeros doentes foram curados de seus males físicos e espirituais. A mensagem de Lourdes consiste no apelo à conversão, à oração e à caridade.

A iconografia cristã apresenta Nossa Senhora de Lourdes de pé, vestida de uma túnica branca e um véu da mesma cor, que  lhe cobre a cabeça e cai das costas até os pés, tem as mãos juntas sobre o peito. Na cintura usa uma faixa azul e de seu braço direito pende um rosário. Santa Bernadete nasceu na região montanhosa dos Pireneus, em Lourdes em 1844 e faleceu santamente no dia 16 de abril de 1879 com 35 anos de idade depois de uma longa e dolorosa enfermidade e angústia de espírito.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald
Redentorista

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Lutero e sua marca na História

Inauguração da Centro de Evangelização do Shalom Bela Vista

Papa Francisco pede fim de armas nucleares

Presidente da CNBB foi nomeado pelo Papa Francisco como Relator Geral do Sínodo 2018

Editorial – novembro 2017: “Ano do Laicato no Brasil”


QR Code Business Card