Atualidades

Fazer-se tudo para todos

Por: Padre Geovane Saraiva*

São Francisco de Sales (1567-1622), no campo da espiritualidade, sempre foi visto como uma referência e exemplo de mansidão, no serviço aos irmãos, por sua inflamada e admirável ternura. Nele podemos nos inspirar, no sentido de melhor compreendermos o “Ano da Fé”, proclamado pelo Papa Bento XVI, há um ano do início Concílio Vaticano II, no dia 11 de outubro de 2011. A feliz iniciativa Romano Pontífice quis revelar com todas as letras que os cristãos são chamados a professar a fé na Trindade Santa – Pai, Filho e Espírito Santo. “O pai, que na plenitude dos tempos enviou seu Filho para a nossa salvação; Jesus Cristo, que redimiu o mundo no mistério da sua morte e ressurreição; o Espírito Santo, que guia a Igreja através dos séculos, enquanto aguarda o regresso glorioso do Senhor”. 1

Nascido na Itália, homem de vasta sabedoria, formado em Direito, antes de abraçar a vida sacerdotal. Consagrado à causa do Evangelho, sua fé foi de tal modo consequente, destacando-se como um grande místico e terníssimo mestre na oração e na espiritualidade, tendo como lema “fazer-se tudo para todos”. Gostava de dizer que pertencemos totalmente a Deus e só a Ele, submetendo-se sempre sua vontade a Deus. Afirmava que a fidelidade a Deus se demonstra nas pequeninas coisas. Conhecido como grande orador e escritor, sendo nomeado bispo de Genebra – Suíça. Reconhecido oficialmente o mérito de sua doutrina espiritual ao ser declarado doutor da Igreja. Francisco de Sales é o padroeiro dos jornalistas e escritores católicos.

A vida da humanidade será autêntica e verdadeiramente cristã quando se fizer notar, num profundo e constante desejo de renovação, percebida na criatividade da fé e da esperança. É claro que nunca podemos duvidar nas mais diversificadas fases e circunstâncias, do Espírito Santo de Deus, com sua atuante e, ao mesmo tempo, forte presença vivificadora no mundo e na Igreja. É o Espírito Santo que ilumina as nossas ações. Evidentemente, é necessário que nos deixemos conduzir por ele, para fugirmos não só da superficialidade, mas também da hipocrisia, bastante visível no nosso mundo. Daí o Sumo Pontífice lembrar uma coisa fundamental: “A necessidade de redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo”. 2

É dever nosso olhar para a terceira pessoa da Santíssima Trindade, como fonte e centro de dons e bênçãos, ao unir as pessoas de todas as classes, raças e culturas. Assistidos pelo mesmo Espírito, somos convencidos a suplicar a sabedoria e o entendimento, para bem respeitar o direito e estar atento às iniciativas e ao pluralismo, fortemente presente na sociedade hodierna. Urge que tenhamos como base a justiça, na certeza de que a retribuição e a recompensa virão de Deus. “O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro do Líbano, plantado na casa do Senhor, nos átrios de nosso Deus” (Sl 91, 13).

Portanto, é um compromisso nosso, louvar e bendizer a Deus. Bendizer e louvar, fundamentalmente, quer significar dar graças, através de gestos, ações e palavras. Lá de dentro, do mais profundo do coração, é necessário agradecer ao bom Deus, que muna palavra é celebrar. Ninguém melhor do que Isabel, que imediato soube compreender, na visita de Maria, sua prima, exclamando em voz bem alta: “Bendita és tu entre as mulheres e bendita o fruto do teu ventre” (Lc 1, 42). Como Isabel, podemos contar sempre com as bênçãos de Deus em nossa vida, de um Deus que resgata a humanidade infiel e, ao mesmo tempo, não dispensa a sua e a nossa colaboração, para que Deus realize a redenção universal, tão evidente no sim de Maria, ao dizer com segurança e clareza: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” (Lc 1, 38).

Pela palavra “bendita” entendemos a contemplada e abençoada por Deus. Isabel se alegra e se enche de graça porque Maria foi escolhida por Deus, para bem desempenhar uma tarefa grandiosa e misteriosa, a de contribuir decisivamente na salvação do Povo de Israel, cumulando-o de bens, na pessoa do Filho Eterno do Pai, “Jesus Cristo, ontem, hoje e por toda eternidade” (Hb 13, 8). Ele é causa, segundo o Papa, para que descruzemos os braços: “Trabalhai, não pelo alimento que desaparece, mas pelo alimento que perdura e dá a vida eterna” (Jo 6, 27).3

“Que toda a terra se proste diante de vós, ó Deus, e cante louvores ao vosso nome, Deus altíssimo!” (Sl 65, 4). Precisamos, a exemplo da Virgem Maria, num grande esforço, aproveitar bem o tempo de que dispomos como dom precioso concedido por Deus, para edificar a nossa própria história, não perdendo de vista a construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária, para que entremos na lógica de Deus, sempre acreditando e aceitando o projeto de Deus, através do Evangelho, nas palavras do Sucessor de Pedro: “Que haveremos nós de fazer para realizar a obra de Deus?” (Jo 6,28). Conhecemos a resposta de Jesus: “A obra de Deus é esta: crer n’Aquele que Ele enviou” (Jo 6, 29). 4

O referido Ano da Fé, que teve seu início no dia 11 de outubro deste de 2012, no cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II e com seu término para a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, aos 24 de novembro de 2013,5 o Papa Bento XVI o entrega à Mãe de Deus, proclamada “feliz porque acreditou”, confiamos este tempo de graça.

________

1 Bento XVI, CARTA Apostólica sob forma de moto próprio, Porta Fidei, (11 de outubro de 2011), com a qual se proclama o ano de fé, p. 3.

2 Ibidem, p. 4

3 Ibidem, p. 5

4 Ibidem, p. 5

5 Ibidem, p. 5 e 24

*Padre da Arquidiocese de Fortaleza, Escritor, Membro da Academia de Letras dos Municípios do Estado Ceará (ALMECE), e da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza. Pároco de Santo Afonso. E-mail: geovanesaraiva@gmail.com.

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Na celebração do I Dia Mundial dos Pobres Arquidiocese lança a 9ª Festa da Vida

Lutero e sua marca na História

Inauguração da Centro de Evangelização do Shalom Bela Vista

Papa Francisco pede fim de armas nucleares

Presidente da CNBB foi nomeado pelo Papa Francisco como Relator Geral do Sínodo 2018


QR Code Business Card