Atualidades

Encontro de missionárias e missionários italianos que atuam na América Latina

luis450Nos dias de 19 a 23 de janeiro aconteceu em Aparecida do Norte (SP) o encontro de missionárias e missionários italianos que desenvolvem a sua missão a serviço das Igrejas e dos Povos de diferentes países da América Latina.

O tema geral do encontro foi: NADA DO QUE É HUMANO DEVE NOS PARECER ESTRANHO (EG 181). No primeiro dia, tentamos meditar e aprofundar os seguintes aspectos: Misericórdia-Discipulado-Profecia-Reino: uma nova gramática para a Missão (Hb 13,12-13). Cada dia iniciou com um testemunho, e neste primeiro dia quem o deu foi a pastora Nancy Pereira, com sua experiência de coordenação da CPT Nacional e de luta pela emancipação da Mulher.  O pe. José Oscar Beozzo nos ajudou a ler a situação eclesial latino-americana da atualidade. No dia 21, a partir do testemunho de um casal de missionários que atuam na Bolívia e de uma voluntária leiga que vive há muitos anos em El Salvador, meditamos sobre os seguintes aspectos: Discípulos missionários, na itinerância, que é profecia junto aos pobres. No terceiro dia nos debruçamos sobre os fatos que nos falam e nos mostram onde o Reino, que ainda esperamos, está se fazendo história. O testemunho nos veio de um missionário jovem padre que trabalha na Guatemala. Na reflexão sobre o Reino que se faz história, nos ajudou o biblista Sandro Gallazzi, do CEBI e da CPT do Amapá.

O conhecido biblista do CEBI, frei Carlos Mesters nos ajudou em cada dia a pontuar e evidenciar os aspectos bíblico-teológicos da Missão. No mundo de hoje, temos que encontrar, construir novos caminhos de conversão e de diferentes formas a exercitar a nossa Missão e rever continuamente a nossa presença missionária. O Papa Francisco nos convida a sair “misturar” a nossa vida com a vida dos pobres.

Estavam presentes, entre outros, Mons. Gianfranco Todisco, membro da Comissão pelas Missões da Conferência Episcopal Italiana, os membros da direção do centro Nacional Italiano – MISSIO, órgão da Conferência Episcopal, e a direção do CUM (Centro Unitário Missionário de Verona) que cuida da formação dos missionários em saída.

Foram dias de muita oração, meditação, encontros, emoções e escuta para poder fortalecer a nossa fé e coragem para testemunhar e anunciar a Boa Nova do Reino. Estas reflexões foram todas temperadas e elaboradas em forma de produção artística através de oficinas: teatro, música, pintura e poesia.

Participaram do encontro 150 pessoas, entre missionários e delegação proveniente da Itália.

 

                                                         Por  Pe. Luis Sartorel, Assessor das Pastorais Sociais na Arquidiocese de Fortaleza.

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Paróquia do Mondubim realiza festejo à Nossa Senhora

Papa: as ditaduras começam com a comunicação caluniosa

Dia Mundial do Refugiado promove cultura e debate os desafios do refúgio no Brasil

Nota de falecimento

Aparecida receberá restos mortais de Dom Aloísio Lorscheider, Cardeal repousará na Capela da Ressurreição do Santuário Nacional


QR Code Business Card