Atualidades

Encontro de missionárias e missionários italianos que atuam na América Latina

luis450Nos dias de 19 a 23 de janeiro aconteceu em Aparecida do Norte (SP) o encontro de missionárias e missionários italianos que desenvolvem a sua missão a serviço das Igrejas e dos Povos de diferentes países da América Latina.

O tema geral do encontro foi: NADA DO QUE É HUMANO DEVE NOS PARECER ESTRANHO (EG 181). No primeiro dia, tentamos meditar e aprofundar os seguintes aspectos: Misericórdia-Discipulado-Profecia-Reino: uma nova gramática para a Missão (Hb 13,12-13). Cada dia iniciou com um testemunho, e neste primeiro dia quem o deu foi a pastora Nancy Pereira, com sua experiência de coordenação da CPT Nacional e de luta pela emancipação da Mulher.  O pe. José Oscar Beozzo nos ajudou a ler a situação eclesial latino-americana da atualidade. No dia 21, a partir do testemunho de um casal de missionários que atuam na Bolívia e de uma voluntária leiga que vive há muitos anos em El Salvador, meditamos sobre os seguintes aspectos: Discípulos missionários, na itinerância, que é profecia junto aos pobres. No terceiro dia nos debruçamos sobre os fatos que nos falam e nos mostram onde o Reino, que ainda esperamos, está se fazendo história. O testemunho nos veio de um missionário jovem padre que trabalha na Guatemala. Na reflexão sobre o Reino que se faz história, nos ajudou o biblista Sandro Gallazzi, do CEBI e da CPT do Amapá.

O conhecido biblista do CEBI, frei Carlos Mesters nos ajudou em cada dia a pontuar e evidenciar os aspectos bíblico-teológicos da Missão. No mundo de hoje, temos que encontrar, construir novos caminhos de conversão e de diferentes formas a exercitar a nossa Missão e rever continuamente a nossa presença missionária. O Papa Francisco nos convida a sair “misturar” a nossa vida com a vida dos pobres.

Estavam presentes, entre outros, Mons. Gianfranco Todisco, membro da Comissão pelas Missões da Conferência Episcopal Italiana, os membros da direção do centro Nacional Italiano – MISSIO, órgão da Conferência Episcopal, e a direção do CUM (Centro Unitário Missionário de Verona) que cuida da formação dos missionários em saída.

Foram dias de muita oração, meditação, encontros, emoções e escuta para poder fortalecer a nossa fé e coragem para testemunhar e anunciar a Boa Nova do Reino. Estas reflexões foram todas temperadas e elaboradas em forma de produção artística através de oficinas: teatro, música, pintura e poesia.

Participaram do encontro 150 pessoas, entre missionários e delegação proveniente da Itália.

 

                                                         Por  Pe. Luis Sartorel, Assessor das Pastorais Sociais na Arquidiocese de Fortaleza.

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

“Magnum Principium” do Papa Francisco

Material em preparação ao Simpósio Arquidiocesano no Ano Mariano

Liturgia Diária: Evangelho – Lc 7,11-17

Perdão, dom e graça

Convite e Programação Festa de São Vicente de Paulo


QR Code Business Card