Atualidades

Dom Helder nasceu há 108 anos

O Cristo crucificado e ressuscitado, fundamento sólido da nossa fé e razão da nossa esperança, leva-nos a pedir licença para recordar o cidadão planetário, Dom Helder Câmara, que, se vivo fosse, estaria completando 108 anos (data de seu nascimento: 07/02/1909). Ele, que teve o mundo diante dos seus olhos como campo de ação evangelizadora, colocou, com muita disposição interior, os pés na estrada da vida, em três etapas: na sua terra natal, o Ceará, até aos 27 anos de idade; dos 27 aos 55 anos, na Cidade Maravilhosa-RJ (1936-1964); e de 1964 até sua morte (27/08/1999), na Arquidiocese de Olinda e Recife.

Um diálogo com seu pai, aos oito anos, ouvindo-o, atentamente: – Filho, você está crescendo e continua a dizer que quer ser padre, mas você sabe de verdade o que significa ser padre? Você sabia que para uma pessoa ser padre ela não pode ser egoísta, não pode pensar só em si mesma? Ser padre e ser egoísta é impossível, eu sei; são duas coisas que não combinam. Os padres acreditam que quando celebram a eucaristia é o próprio Cristo que está presente. Você já pensou nas qualidades que devem ter as mãos que tocam diretamente o Cristo? Então Helder respondeu: – Pai é um padre como o senhor está dizendo que eu quero ser!

Dom da Paz, celebrava a missa lentamente, com toda a simplicidade, como se estivesse conversando com o Cristo, a Virgem, os santos. “Cada manhã, ao fim da missa, eu contemplo o mundo com a alma de um colegial em férias e tenho vontade de gritar àqueles que se esgotam na agitação da vida cotidiana: ‘Irmãos, hoje é feriado universal’”. O padre salesiano João Carlos Ribeiro afirmou, no prefácio do livro Sonhos e Utopias, do Padre Geovane Saraiva o seguinte: “Havia tanta emoção nas palavras da consagração que o vimos muitas vezes chorando, ao celebrar a missa. E sempre repetia com toda a convicção de que o verdadeiro celebrante da missa é Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Cognominado Dom da Paz, viveu a ternura e a solidariedade ao lado dos irmãos empobrecidos, na condição de padre e bispo, no Rio de Janeiro, no ardoroso sonho de um mundo melhor, asseverando: “Ai da estrada que, em lugar de facilitar a caminhada, prendesse a si quem quisesse atravessá-la; o papel da estrada, como é o nosso, é ajudar a caminhar, e não parar a seguir”. Consagrado sacerdote, com as palavras de Deus em sua boca, andou pela verdadeira estrada real, seguro e consciente da construção do Reino de Deus, que é o reino da verdade e da vida, da santidade e da graça, da justiça, do amor e da paz.

Carregou consigo as marcas de um místico, homem de Deus, terno, afável e generoso. Identificado e configurado com Jesus de Nazaré, na sua gente, que, ao assumir a função de Arcebispo de Olinda e Recife, afirmou com voz profética: “Quem estiver sofrendo, no corpo e na alma; quem, pobre ou rico, estiver desesperado, terá lugar especial no coração do bispo”. Por ocasião do seu aniversário natalício, neste 7 de fevereiro, roguemos ao Deus de bondade pelos méritos de nosso Servo de Deus, Dom Helder Câmara, desejosos de vê-lo Santo da Igreja, sem jamais esquecê-lo como patrimônio precioso de todos nós, patrono dos direitos humanos e dos injustiçados, no seguinte pensamento: “Por mais que comum dos dias, olhei o mais que pude os rostos dos pobres, gastos pela fome, esmagados pelas humilhações, e neles descobri teu rosto, Cristo Ressuscitado!”. Amém!

Padre Geovane Saraiva* Pároco de Santo Afonso e Vice-Presidente da Previdência Sacerdotal, integra a  Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza – geovanesaraiva@gmail.com

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Alto Alegre realiza Festejo

Equipe da 5º Urgência da Região Nossa Senhora da Conceição promove encontro sobre Reforma Trabalhista

Alto do Moinho, em Canindé realiza festejo a seu Padroeiro

São Luís Gonzaga

Muticom de Férias acontecerá em Maranguape (CE)


QR Code Business Card