Atualidades

Curso de Verão 2012 celebra 25 anos de serviço à formação teológica e pastoral popular

O Curso de Verão 2012 terminou no último dia 15 de janeiro e teve um sabor diferente, pois celebrou bodas de prata de contribuição à formação teológica e pastoral para membros de comunidades de todo o Brasil, América Latina, Caribe e outros continentes.

O CURSO DE VERÃO é um programa de FORMAÇÃO POPULAR no campo sócio-cultural a partir da realidade e seus desafios, à luz da Bíblia, Teologia, Pastoral e do compromisso cristão na sociedade. É um ESPAÇO ECUMÊNICO E INTER-RELIGIOSO de convivência, partilha, troca de experiências, celebração e compromisso. Acolhe participantes empenhados na busca da unidade entre cristãos e do respeito e compreensão entre homens e mulheres de toda a família humana, no esforço para se transformar as pessoas e a sociedade na linha da justiça, solidariedade e defesa do meio ambiente. É um curso realizado em MUTIRÃO. Pessoas, famílias, comunidades, movimentos populares e instituições educativas e religiosas colocam-se gratuitamente a serviço de sua preparação ao longo do ano e de sua realização, na PUC de São Paulo. O curso é organizado para um grande número de participantes. Este ano foram mais de 600 participantes. Oferece, ao mesmo tempo, atenção muito pessoal a cada cursista que é acolhido em grupos menores, dentro da metodologia da EDUCAÇÃO POPULAR, que combina reflexão e criatividade, arte e celebração, vivência e compromisso.

Neste ano de 2012, o curso tratou do crescente pluralismo cultural e religioso e o desafio de se converter conflitos e intolerâncias em diálogo e cooperação, em favor da justiça, da paz e da preservação da vida humana e de toda a criação ameaçada pela destruição da biodiversidade, esgotamento dos recursos naturais e aquecimento global. O Curso deu ênfase à contribuição das diferentes espiritualidades na luta por outro mundo possível, a partir do tema: RELIGIÕES CONSTRUTORAS DA JUSTIÇA E DA PAZ.

Esta experiência, organizada pelo CESEEP – Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular já possui diversos frutos espalhados pelo Brasil, como é o caso de Fortaleza (CE), Ipatinga(MG), Rio de Janeiro, Goiânia, Rio Grande do Sul, etc. todos com a mesma proposta de oferecer uma formação com estas características: ECUMÊNICO, baseado na EDUCAÇÃO POPULAR, em formato de MUTIRÃO, comprometido com a TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, a partir de uma experiência de fé.

Participaram da Arquidiocese de Fortaleza, Ana Maria de Freitas (CEBs e Cáritas), Conceição Almeida (Cáritas) e Márcia Clarissa (Curso de Verão na Terra do Sol e Rede Celebra), Maria de Fátima Alves (Rede Celebra e Curso de Verão).

O 26º Curso de Verão a realizar-se de 06 a 13 de janeiro de 2013 tratará do tema: “Redes digitais: tecendo relações, construindo comunidades, exercendo cidadania”.

Com informações do CESE –  www.ceseep.org.br

Fotos.

Ana Maria de Freitas, da coordenação das CEBs do Regional Nordeste I e da Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Presidente da CNBB reflete sobre tema da CF 2018

Ordenação Presbiteral do Diácono Rodrigo Alves de Oliveira Arruda, SCJ

Carta da Articulação das Pastorais Sociais, CEBs e Organismos da Arquidiocese de Fortaleza acerca da chacina das Cajazeiras e a violência crescente em nossa cidade, estado, país

Voltados ao mistério

Mensagem do Papa para a Quaresma 2018


QR Code Business Card