Atualidades

Cristo Redentor recebe iluminação especial para saudar a JMJ RIO2013

Quem olhou para o Corcovado na noite de ontem, 6, viu um show de luzes e cores. Um dos principais cartões postais do país, o Cristo Redentor, foi iluminado com as cores das bandeiras de 150 países que deverão participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) RIO2013. O evento trará o papa Bento XVI ao Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho de 2013.

A ação tem por objetivo despertar a curiosidade dos jovens do mundo inteiro para o lançamento da logomarca oficial da JMJ, que será apresentado hoje, às 19h30, no auditório do Edifício João Paulo II, na Glória, onde fica a sede do Comitê. O evento contará com a presença de mais de 100 bispos de todo o Brasil, além de autoridades e representantes da sociedade.

A expectativa é grande em torno da divulgação do símbolo de um dos maiores eventos que o Brasil irá sediar. Na ocasião, o presidente do Comitê Organizador Local (COL/Rio) e arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), dom Orani João Tempesta, irá apresentar também o autor da logo, que foi escolhida através de concurso.

Reunião

Representantes de mais de 120 colégios e de todas as instituições de nível superior participaram do encontro que reuniu as entidades educacionais católicas da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e das sub-sedes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) RIO2013 (arquidiocese de Niterói e dioceses de Duque de Caxias e Nova Iguaçu) e os membros do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada.

A reunião, coordenada pelo presidente do COL e arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, foi realizada no dia 4 de fevereiro, no auditório do Edifício João Paulo II, sede da arquidiocese do Rio de Janeiro. O bispo de Nova Iguaçu, dom Luciano Bergamin, também esteve presente.

Os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre o que é uma Jornada e receberam informações sobre a última JMJ, realizada em agosto de 2011, em Madri, na Espanha. “De uma certa forma estaremos influenciando o presente e o futuro de todo o mundo. Esses jovens irão levar a experiência de Deus, do encontro com Jesus. Para todos nós é uma grande missão. E também um bem para toda a sociedade”, afirmou dom Orani sobre a importância da JMJ.

O arcebispo lembrou que o Brasil já está vivendo a Jornada através da peregrinação dos Símbolos, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, pelas dioceses do país. Ele explicou também como é a organização do COL e de todos os envolvidos na preparação da JMJ RIO2013.

Alguns dos representantes dos setores do COL falaram de suas atividades. Padre Ramon Nascimento, coordenador do Setor de Voluntários, explicou como é o trabalho e solicitou que cada entidade escolha um coordenador interno para que essa pessoa seja o contato de referência com o Comitê.

Um dos responsáveis pelo Setor de Preparação Pastoral, diácono Arnaldo Rodrigues, apresentou o que são as catequeses que acontecem durante a Jornada e como serão preparados os subsídios. Ele destacou a necessidade da oração e convidou todas as instituições e congregações a realizarem momentos de intercessão pela JMJ.

Irmã Graça Maria, que Coordena o Setor de Hospedagem, detalhou todos os aspectos relativos à acolhida de voluntários e peregrinos e como é necessário mapear todos os espaços que possam ser utilizados.

“É tempo de unir, tempo de somar. Será um tempo de graça. Multipliquem essas informações”, disse o coordenador da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec-RJ), professor Tarcísio Basílio, ao se pronunciar no encerramento do encontro sobre a necessidade de união e participação de todas as instituições para o pleno êxito da Jornada.

Voluntários

“Podem se alojar, a casa é nossa”. Foi assim que as mais de 160 pessoas que compareceram no último sábado, 4, ao Edifício João Paulo II para a primeira reunião de formação dos coordenadores de voluntários da Jornada Mundial da Juventude RIO2013 foram acolhidas.

O setor de voluntários, coordenado pelo padre Ramon Nascimento, é a porta de entrada para todos os que querem colaborar com os trabalhos da Jornada. Através da recepção, da formação e da capacitação caberá aos coordenadores paroquiais promover o voluntariado e conseguir cerca de 60 mil voluntários, sendo 45 mil diocesanos.

A inscrição para voluntários continua, basta acessar o site oficial da JMJ RIO 2013. Não perca essa oportunidade de ter um encontro maior com Deus e de trabalhar pra Ele. Faça a sua parte, não deixe essa chance passar.

Fonte: CNBB

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Liturgia Diária: Evangelho – Mt 9,9-13

Festa na paróquia de São Francisco de Assis, Jacarecanga

Soberania nacional é o eixo central da análise de conjuntura apresentada aos bispos Consep

Liturgia Diária: Evangelho – Lc 7,31-35

Papa Francisco anuncia duas novas nomeações na manhã desta quarta-feira, 20


QR Code Business Card