Atualidades

Comunicação e Igreja

padre-Brendan200No dia 7 de maio, próximo passado, o Cardeal Arcebispo de Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, apresentou em Aparecida (SP) o livro No 99 dos documentos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil titulado “Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil”. O texto do documento contou com a colaboração de uma equipe de pesquisadores, doutores e mestres em comunicação e foi coordenado pela Comissão Episcopal Pastoral da Comunicação. O Diretório interessa muito aqueles que trabalham com a comunicação na Igreja e na sociedade.

O Diretório tem conteúdos riquíssimos divididos em dez capítulos nos seus 232 páginas. São eles: (i) Comunicação e Igreja no mundo em mudanças; (ii) Teologia da Comunicação; (iii) Comunicação e vivência da fá; (iv) Ética e comunicação; (v) O protagonismo dos leigos na comunicação evangelizadora; (vi) A Igreja e a mídia; (vii) Igreja e mídias digitais; (viii) Políticas de comunicação; (ix) Educar para a comunicação; (x) Comunicação na Igreja: a atuação da Pascom. Além dos referidos capítulos o Diretório nos oferece um glossário de cinquenta e dois palavras. Em cada capítulo, além das reflexões apresentadas, encontramos pistas de ação para a formação, articulação, produção e espiritualidade da comunicação.

Nos vários capítulos há tópicos como: a) os desafios da comunicação, b) a espiritualidade do comunicador; c) a dimensão dialógica e participativa; d) ambiência comunicativa e ética; e) a importância da formação para a comunicação; f) comunicação da Igreja e opinião pública; g) critérios para estar na mídia; h) desafios presentes na cultura digital; i) as políticas públicas de comunicação; j) as políticas de comunicação no âmbito da Igreja; k) procedimentos de análise crítica dos meios de comunicação. l) comunicação e meios digitais etc.

O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil é um livrinho de inestimável valor. É indispensável para bispos, padres e diáconos além de pessoas profissionais que atuam na comunicação eclesial e nas relações com a sociedade.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald – Redentorista.

 

 

 

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Na celebração do I Dia Mundial dos Pobres Arquidiocese lança a 9ª Festa da Vida

Lutero e sua marca na História

Inauguração da Centro de Evangelização do Shalom Bela Vista

Papa Francisco pede fim de armas nucleares

Presidente da CNBB foi nomeado pelo Papa Francisco como Relator Geral do Sínodo 2018


QR Code Business Card