Atualidades

[ARTIGOS] São Geraldo Magela

padre-Brendan200No dia 16 de outubro celebramos a Festa de São Geraldo Magela redentorista. Ele nasceu em 23 de abril de 1725 na cidade de Muro na Itália. Filho de um alfaiate que morreu quando Geraldo tinha apenas 12 anos deixando a família na pobreza. Desde criança deseja seguir a careira religiosa, tentando entrar para a ordem dos Capuchinos, mas foi proibido por sua mãe. Finalmente conseguiu entrar como irmão na Congregação dos Padres Redentoristas, servindo como sacristão, jardineiro, porteiro, alfaiate e enfermeiro. A documentação histórica sobre ele não é ampla, e os biógrafos não se preocuparem com a reconstrução crítica de sua vida e espiritualidade. Porém, sabemos que Geraldo sentiu-se absolutamente satisfeito com o modo de vida que Santo Afonso, fundador dos Redentoristas, traçou para seus religiosos. Ficava radiante ao constatar como era central o amor a Jesus sacramentado e como era essencial o amor a Maria, Mãe de Jesus.

Professou os primeiros votos no dia 16 de junho de 1752. Durante sua trajetória como religioso, em 1754, foi acusado falsamente de ser o pai do filho de uma mulher grávida, Néria Caggaano. Geraldo foi chamado por Santo Alfonso para responder a acusação. Mas em vez de se defender, permaneceu em silencio. Santo Afonso nada pôde fazer senão impor ao jovem religioso uma severa penitência: foi negado a Geraldo o privilégio de receber a santa comunhão e foi-lhe proibido todo contato com pessoas fora do convento. Algum tempo depois, Néria ficou gravemente enferma e escreveu a Santo Afonso confessando que as suas acusações contra Geraldo não passava de invenção e calúnia. O santo ficou alegre ao saber da inocência de seu filho. De poucos santos se recordam tantos fatos prodigiosos como os de São Geraldo. Seus processos de beatificação e de canonização revelam que seus milagres eram os mais variados e numerosos.

Faleceu vítima de tuberculose, foi beatificado em 29 de janeiro de 1893 pelo Papa Leão Xlll, e canonizado em 11 de dezembro de 1904 pelo Papa Pio X. O seu dia é comemorado em 16 de outubro e é padroeiro dos alfaiates, das boas confissões, das crianças, das pessoas falsamente acusados, das gestantes, das mães, das maternidades, do movimento pró-vida, dos nascituros e dos porteiros. Morreu em 1755  na Itália e logo o seu túmulo se tornou um local de peregrinação e vários milagres são creditados a sua intercessão. Sua vida breve foi adornada de dons e carismas extraordinários até transbordar os limites da lenda: profecia, clarividência, dom de ler os corações, extraordinária caridade para com os pobres, curas milagrosas etc. São Geraldo é parte do patrimônio espiritual dos redentoristas.

                                                              Pe. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista e Assessor da CNBB NE1

 

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Nota de repúdio dos bispos do Regional CNBB NE1-Ceará diante do escárnio público contra os símbolos sagrados

Em 2017, o Dia Mundial dos Pobres dia será celebrado em 19 de novembro.

Coleta da Campanha Missionária acontece neste final de semana no Brasil e no mundo

Reunião do Conselho Episcopal Regional (CONSER) Regional Nordeste 1 da CNBB – Ceará

Padre Antônio Niemiec é o novo secretário nacional da Pontifícia União Missionária


QR Code Business Card