Atualidades

[Artigos] O Fenômeno de Aparecida

padre-Brenda200Em outubro de 1717, três pescadores, Felipe Pedroso, Domingos Garcia e João Alves, ao lançarem sua rede para pesca nas águas do rio Paraíba, colheram uma imagem, de cor escura, e identificada como Nossa Senhora da Conceição. Devido à ocorrência de milagres, a devoção a Nossa Senhora começou a divulgar-se, com o nome de Nossa Senhora de Aparecida. Em 26 de julho de 1745, foi inaugurada a primeira capela que em24 de junho de1888 bento solenemente o templo, hoje conhecido como a “Basílica Velha”. Em 1893, o bispo diocesano de São Paulo, Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, elevou-o à dignidade de “Episcopal Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida”

Em 28 de outubro de 1894, os primeiros padres e irmãos missionários redentoristas, vindos da Baviera, chagaram à Aparecida. Desde então os filhos de Santo Afonso vêm prestando assistência religiosa às multidões de romeiros que visitam o Santuário.  Em 29 de abril de 1908, foi concedido ao Santuário o título de Basílica Menor.  Em 1929 Maria, Mãe de Jesus,  foi proclamada Rainha do Brasil, sob a invocação de Aparecida. Em 1952, iniciou-se a construção da nova Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, consagrada pelo Papa John Paulo ll no dia 4 de julho de 1980. Neste mesmo ano o então Presidente da república do Brasil, O General João Batista de Figueiredo, promulgou a Lei 6.802 de 30 de junho de 1980, declarando o dia 12 de outubro como feriado nacional para o culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida.

Em 2007 o Papa Emérito, Bento XVl visitou a Basílica para abrir a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Ele ficou encantado com a beleza da basílica, mas muito mais encantado com a devoção  dos romeiros à Nossa Senhora de Aparecida. No dia 24 de junho de 2013, o Papa Francisco visitou e celebro a Santa Missa na Basílica Nacional de N.S. Aparecida, pedindo Nossa Senhora  para interceder junto com seu Divino Filho para o sucesso da Jornada Mundial da Juventude. Seu pedido foi ouvido porque 3,4 milhões de jovens compareceram para o grande evento no Rio de Janeiro. O Papa Francisco, como seu predecessor, ficou encantado pela beleza da Basílica e a fé do povo de Aparecida. Ele prometeu voltar em 2017 para o trigésimo aniversário da retirada da imagem de N.S. Aparecida do rio Paraíba. No ano 2013, quase treze milhões de romeiros visitaram a Basílica Nacional em Aparecida No ano passado este número aumentou para 14 milhões. Este ano de 2015 pode chegar aos 15 milhões, o número de romeiros visitando a Basílica Nacional de Nossa Senhora de Aparecida.

                                                      Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald,  Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1

 

 

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Reunião do Conselho Episcopal Regional (CONSER) Regional Nordeste 1 da CNBB – Ceará

Padre Antônio Niemiec é o novo secretário nacional da Pontifícia União Missionária

SSPDS divulga Plano Operacional para o X Evangelizar  Fortaleza

Campanha para Evangelização de 2017 será em sintonia com o Ano do Laicato

XIX Assembleia Estadual da Pastoral Operária do Ceará


QR Code Business Card