Atualidades

[ARTIGOS] Número de candidatos ao sacerdócio cresce 100% na Arquidiocese de Fortaleza

TurmaPropedeutico400A Arquidiocese de Fortaleza comemora  o crescimento na procura pela vocação sacerdotal. Neste ano, 24 novos candidatos  ingressaram no Seminário Propedêutico, 100% a  mais em relação ao ano de 2012 e 79% superior ao ano passado. Este número coloca a Arquidiocese dentre as que mais acolheram novos  candidatos para ser padre no Brasil. A Missa de acolhimento da nova turma acontecerá nesta sexta-feira, dia 6 de fevereiro,  presidida pelo arcebispo Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, às 19h, no Seminário Propedêutico Dom Aloísio Lorscheider  no Bairro Henrique Jorge.

O baixo índice de desistência das novas vocações  também chama a atenção, dos 19 que ingressaram em 2014, 90 % da turma  concluiu o ano formativo e passou  para  a etapa seguinte.

Entre os candidatos ao sacerdócio, destaque para um novo  perfil que se desenha,  o de  rapazes que cursavam ensino superior. Dos 24, 11 estavam nesta condição de graduandos ou graduados em matemática, ciências contábeis,  jornalismo e pedagogia entre outros. Jairo dos  Santos é um deles, concluiu Psicologia ano passado e resolveu trilhar o caminho formativo para o sacerdócio. “ Tudo é graça de Deus, inclusive a profissão que recebemos , desta maneira, com alegria a coloco à disposição do povo de Deus e da Igreja”, testemunha.

Fernando Pontes é graduado em Filosofia e Especialista  em  Filosofia  da Religião. Em seu discernimento vocacional o amor pelo altar falou mais forte. “Gostava do magistério, foi um desafio abrir mão; mas, sentia um vazio e percebi que ele só poderia ser preenchido com uma doação total de minha vida”, diz.

Em comum, a turma tem pela frente  a jornada de mais duas faculdades , filosofia e teologia, exigência da Igreja para a Ordenação Presbiteral. Os estudos acontecem na Faculdade Católica de Fortaleza, entidade responsável pela formação do clero desde 1864.

Pe. Rafhael Maciel, Reitor do Seminário, avalia de forma positiva esse novo perfil que surge. “Isso sinaliza que o chamado de Deus pode ser respondido em tempos diversos e de modo mais claro”. Mas não abre mão de despertar a vocação do jovem que  ainda  não entrou na faculdade , pois considera o chamado Divino e Deus o faz a quem quiser. “Cada um tem o sem tempo”, justifica.

O padre Reitor está há quatro anos à frente das turmas do Propedêutico e há seis anos  na condução da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Fortaleza, organismo responsável pelo despertar e encaminhamento dos vocacionados que  aspiram ao sacerdócio. Para 2015 já são muitos os jovens que buscam  informações sobre o processo de discernimento. “O chamado vocacional é contagiante! Os candidatos que entram sempre são um sinal para os que desejam ingressar”, explica.

 Mais sobre o Propedêutico:

Propedêutico é o período introdutório na formação rumo ao sacerdócio, é o ano que antecede aos cursos de filosofia e teologia. Os seminaristas que estão nesta fase residem no Seminário localizado no Bairro Henrique Jorge e estudam na Faculdade Católica do Ceará. O Seminário é mantido pela Arquidiocese de Fortaleza e doação dos fieis.

Aos que aspiram ao sacerdócio 

Para os jovens que aspiram ao sacerdócio podem obter mais informações no primeiro encontro vocacional que acontecerá nos dias 14 e 15 de março no Seminário Propedêutico ou pelo telefone: 3290.1045. O candidato deve procurar o Padre da sua Paróquia e depois entrar em contato com o Seminário.

Por Vanderlúcio Souza, Seminarista da Arquidiocese de Fortaleza.

 

Compartilhe

Subir

1 Comentário »

1 Comentário »

  • Rita de Cássia disse:

    Encontramos essa turma em Canindé no dia 31/01 quando fomos para a missa de posse do Pe. Roberto Reinaldo na nova paróquia São José. Foi uma bênção. Dom José Antônio como sempre muito simpático e atencioso com os fiéis. Parabéns a todos esse jovens e que Jesus o bom pastor ilumine seus caminhos.


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Presidente da CNBB recebe organizadores de ato contra a reforma da Previdência

Criaturas novas de Deus

Nossa Senhora de Guadalupe

Editorial – dezembro 2017: “Campanha para a Evangelização”

Agenda do Arcebispo: Janeiro 2018


QR Code Business Card