Atualidades

[Artigo] São Mateus Apóstolo e Evangelista

                    São Mateus Apóstolo e Evangelista

No dia 21 de setembro a Igreja Católica celebra a festa de São Mateus Apóstolo e Evangelista. De origem hebraica, Mateus significa “dom de Deus”. Ele nasceu em Cafarnaum (Mt 9,9), filho de Alfeu (Mt 2, 14). O texto bíblico o apresenta como Levi, segundo Marcos e Lucas. Publicano ou colaborador de impostos. É identificado pelo historiador Eusébio como o autor do primeiro evangelho sinótico. Apareceu na lista dos doze Apóstolos, no sétimo lugar em Mc 13, 18; Lc 5, 15. Pelo contrário em Mt 10, 3 e At 1, 13, aparece no oitavo lugar. Um dia em Cafarnaum Jesus pregava na praia e passou diante de Mateus, olhou-o e lhe disse: “Segue-me”. Levi, assim se chamava Mateus antes de sua conversão, levantou-se imediatamente, abandonou o rendoso negócio, mudou de nome e de vida. Segundo fontes legendárias apócrifas, evangelizou várias regiões dos Partos, da Pérsia e da Etiópia, onde operou conversões e depois sofreu o martírio sendo decapitado.brendan_

Como autor do primeiro evangelho dos sinóticos, Mateus redigiu em aramaico, língua falada no meio palestinense, reuniu principalmente as provas de que Cristo era o verdadeiro Messias. Escrevendo para os judeu-cristãos, insiste no messianismo de Cristo e na realização perfeita das profecias do Antigo Testamento. Mateus era um ágil escrivão, profundo conhecedor da Lei de Deus, o Deus vive proclamado por Jesus. O evangelho dele começo pela genealogia humana de Jesus Cristo. A arte deixou uma iconografia muito variada deste apóstolo e evangelista. O primeiro evangelho dos sinóticos mostra seu conhecimento sobre assuntos teológicos e sobre a Sagrada Escritura, e demonstram nele, não só um homem de grande missão evangélica, mas também de profunda cultura da Igreja iniciante. Por tudo isso, somos imensamente gratos e estre grande apóstolo.

(Fones: Dicionário dos Santos, Pedro Santidrian & Maria del Carmem Astruga, Editora Santuário, 2004. E O Santo do Dia, S. Conti, Vozes, 4ª.ed.,1990).

Pe. Brendan Coleman Mc Donald – Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1

 

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Segundo Encontro com os Secretários Paroquiais da Região Episcopal Sertão São Francisco das Chagas

Nota de falecimento de padre Gerardo H. Van Rooyen

Liturgia Diária: Evangelho – Mt 7,6.12-14

Papa: cristão não precisa de horóscopo, aberto às surpresas de Deus

A herança missionária de Pedro

QR Code Business Card