Atualidades

[Artigo] PAPA FRANCISCO NO MÉXICO

Foi com grande entusiasmo e genuíno prazer que o povo Mexicano recebeu o Papa Francisco no seu país entre os dias 12 e 18 de fevereiro próximo passado. A 12ª. viagem internacional de Francisco foi marcada pelo apoio aos imigrantes e por um posicionamento firme contra as organizações criminosas no país. Os dias que o papa passou no México aconteceram durante o Ano da Misericórdia, e a Conferência Episcopal Mexicana ressalta que o Papa Francisco estava aí como “missionário da misericórdia e da paz”.  Estas palavras sintetizam os temas mais presentes em seu pontificado, como a misericórdia, a justiça social, a paz, o ecumenismo, a solidariedade etc. Embora o Papa Francisco tenha contatos com muitas pessoas de classes sociais  diferentes no México ele deu preferência aos mais carentes e excluídos da sociedade, levando para estes seguimentos da população o Amor de Deus e sua presença de paz neste mundo.padre_brendan

No dia 13 de fevereiro, Sua Santidade celebrou a santa missa na magnífica Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe. Depois da missa foi para a capela que guarda a imagem milagrosa da Virgem de Guadalupe com as famosas rosas estampadas milagrosamente no cacto do João Diego. No domingo, dia 14, o papa foi de helicóptero para Ecatepec onde celebrou missa perante 700.000 mil fieis. Na tarde do mesmo dia voltou para a Cidade do México onde teve encontros com altas autoridades do país e depois visitou um grande hospital pediátrico na cidade. No dia 15 o papa celebrou com comunidades indígenas em San Cristóbal de Las Casas e depois almoçou com representantes indígenas. Na parte da tarde foi de helicóptero para Tuxtla Gutiérrez para participar de um grande encontro de famílias mexicanas. Em um dos pontos altos de sua visita o Santo Padre celebrou uma missa com bispos, sacerdotes, religiosos/as, consagrados/as e seminaristas. Mais de 500 mil pessoas compareceram  à essa missa. Na parte da tarde do mesmo dia num grande estádio, houve um encontro gigantesco com a juventude mexicana.

A visita do Papa terminou em Ciudad Juárez. Esta área  fica na fronteira dos Estados Unidos da América e milhares de mexicanos tenta atravessar ilegalmente a fronteira com esse país diariamente.  Muitas dessas pessoas  acabam sendo vítimas e exploradas de organizações criminosas. É uma das áreas mais violentas do México com muitas  mortes e com o narcotráfico muito ativo. Muitos d’aqueles que conseguem entrar ilegalmente nos Estados Unidos da América são depois deportados. Durante toda essa viagem o Papa Francisco corajosamente condenou a falta de justiça social no país, o crescimento do narcotráfico, o abandono dos mais pobres, especialmente em Morelia, o crescimento da violência no país, a corrupção endêmico no território nacional  e a exclusão dos indígenas etc. Em Morelia o papa convidou os jovens mexicanos a “sonhar” com uma vida fora do crime e pediu aos religiosos que se mantenham firmes diante das ameaças do narcotráfico.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald

Redentorista

 

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Liturgia Diária: Evangelho – Lc 7,11-17

Perdão, dom e graça

Convite e Programação Festa de São Vicente de Paulo

Liturgia Diária: Evangelho – Lc 7,1-10

Liturgia Diária: Evangelho – Lc 7,11-17


QR Code Business Card