Atualidades

[Artigo] DOCUMENTO DA CNBB 105

DOCUMENTO DA CNBB 105

O documento 105 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), titulado “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade, Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5, 13-14), acaba de ser lançado pelas edições CNBB. Este texto foi aprovado no dia 14 de abril, próximo passado, deste ano na 54ª. Assembleia Geral, em Aparecida nos dias 6 a 15 de abril de 2016. Na Introdução ao livro, o bispo auxiliar de Brasília e Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner afirma que os bispos com este documento: “retoma e aprofunda a participação dos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”. Realmente o documento deve despertar e animar a todos os cristãos leigos e leigas para que sejam “anúncios e testemunhos  da vida nova que receberam em Cristo”.doc-105

O Documento 105 incluindo as referências bibliográficas tem 151 páginas divididas em três capítulos além de uma Introdução e conclusão. O primeiro capítulo é titulado “O Cristão Leigo, Sujeito na Igreja e no Mundo: esperanças e angústias”. Este capítulo é subdividido nos seguintes oito temas: Marco histórico eclesial, Avanços e Recuos, Rostos do laicato, Campo específico de ação: o mundo, O mundo globalizado, Discernimentos necessários, A tentação na missão, A necessária mudança na missão, A necessária mudança de mentalidade e de estruturas.

O segundo capítulo é titulado: “Sujeito Eclesial: Discípulos Missionários e Cidadãos do Mundo”. Este capítulo é subdividido nos seguintes seis temas: Igreja, comunhão na diversidade, Identidade e dignidade da vocação laical, O Cristão leigo como sujeito eclesial, Âmbitos de comunhão eclesial e atuação do leigo como sujeito, Carismas, serviços e ministérios na Igreja, e Serviço cristão no mundo. Este capítulo trata da compreensão da identidade e da dignidade laical como sujeito eclesial e identifica a atuação dos leigos, considerando a diversidade de carismas, serviços e ministérios na Igreja.

O terceiro capítulo, o mais longo, é titulado “A Ação Transformadora na Igreja e no Mundo”. Este capítulo é dividido em oitos subtemas: Igreja, comunidade missionária, Uma espiritualidade encarnada, A presença e organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil, A formação do laicato, A ação transformadora do laicato, A ação transformadora do cristão leigo no mundo, A ação dos cristãos leigos e leigas nos areópagos modernos, Indicativos e encaminhamentos de ações pastorais e Compromissos. Este capítulo aborda a dimensão missionária da Igreja e indica aspectos, princípios e critérios de formação do laicato, e aponta ainda lugares específicos da ação dos leigos. A Conclusão apresenta nove aspectos de itens importantes encontrados no Documento da CNBB 105. Há  também 147 referências bibliográficos.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald

Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1

Compartilhe

Subir

1 Comentário »

1 Comentário »

  • cesar disse:

    Por que …???? não tem um arquivo para baixar o documento….??? tenho um encontro e ainda não o conheço e não encontro para comprar …!!


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Alto Alegre realiza Festejo

Equipe da 5º Urgência da Região Nossa Senhora da Conceição promove encontro sobre Reforma Trabalhista

Alto do Moinho, em Canindé realiza festejo a seu Padroeiro

São Luís Gonzaga

Muticom de Férias acontecerá em Maranguape (CE)


QR Code Business Card