Atualidades

[artigo] BATISMO DO SENHOR

“Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo” (Lc 3, 16).batismo

Neste domingo depois da Solenidade da Epifania, celebramos a Festa do Batismo de Jesus, que conclui o tempo litúrgico do Natal. O batismo de Jesus por João Batista no Rio Jordão é tão importante teologicamente que é tratado por cada um dos Sinóticos. Neste evento  Jesus mostra-se solidário a toda humanidade que peregrina necessitada do amor misericordioso de Deus. Antes da chegada de Jesus, João já o anunciava: “Depois de mim, vai chegar um mais forte do que eu. E eu não sou digno sequer de me abaixar para desamarrar as suas sandálias”. Podemos então imaginar a surpresa de João ao ver seu primo Jesus descer das águas para receber o batismo. O Batista batizava com água, mas o Messias batizará com o Espírito Santo.

Continuando, o evangelho nos narra outra epifania, outra manifestação de Deus Trindade. “Logo que Jesus saiu da água, viu  o céu se rasgando, e o Espírito, como pomba, desceu sobre Ele. E do céu veio uma voz: “Tu és meu Filho amado, em ti encontro meu agrado”. Com esta confirmação amorosa do pai, Jesus inicia uma nova etapa de sua vida: a missionária. O batismo de Jesus no rio Jordão nos revela a identidade de Jesus, filho de Maria: Ele é o Filho de Deus, o Messias, esperado para “anunciar a Boa Notícia aos pobres, enviado para proclamar a libertação dos presos, e dos cegos a recuperação da vista, para libertar os oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor” (Lc 4, 18-19).

Nesta festa, somos convidados a celebrar e renovar nosso batismo, no qual cada um de nós recebeu a identidade de filhos/as adotivos/as de Deus e por isso também uma obrigação de serem missionários/as.  Sim, o batismo nos gera como filhos/as e nos consagra na mesma missão de nosso irmão maior Jesus Cristo. Também nós somos ungidos pelo Espírito Santo para que todos nós  tenhamos vida, e vida em abundância, como afirma a Conferência de Aparecida. Mas para isso precisamos, como Jesus “descer o rio Jordão” e tomar contato com as necessidades de nosso povo, solidarizando com seu sofrimento e escutando seus clamores para libertação.

O batismo de Jesus, na humildade do rio Jordão e na solenidade da teofania que se segue, torna-se o prelúdio de todo batismo cristão. Incorporando-nos a Cristo e tornando-nos realmente filhos de Deus, o batismo acarreta-nos compromissos sérios no que se refere à educação da fé ou catequese. O batismo é muito mais que um rito de iniciação. É uma experiência que nos faz semelhante a Jesus e que nos revela o sentido da vida, a vocação à qual fomos chamados. Desta maneira quando quebramos nosso individualismo, e estivermos no meio do povo, sensíveis à realidade dos outros, dirijamos nosso olhar a Jesus, e peçamos seu Espírito para abrirmos novos caminhos de paz, justiça e fraternidade,  então escutaremos a voz de Deus, como no  batismo de Jesus dizendo: “Tu es meu filho muito amado, em quem encontro meu agrado”.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald

Redentorista

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Simpósio Ecumênico: “Iniciação à vida Cristã e Ecumenismo” tem inscrições abertas

Assembleia de avaliação e planejamento da Região Episcopal São Pedro e São Paulo

Assembleia da Região Episcopal Nossa Senhora dos Prazeres

Comunidade Católica Corpo Místico de Cristo realiza Congresso Mariano

Paróquia Sagrada Família em Ocara realizou Retiro com Agentes Pastorais


QR Code Business Card