Atualidades

[ARTIGO] 52ª Assembleia Geral da CNBB

Entre os dias 30 de abril e 9 de maio de 2014 mais de 400 bispos de todas as regiões do Brasil estarão reunidos em Aparecida (SP) para a 52ª. Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O tema principal desta assembleia é “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. O tema já foi refletido pelo episcopado brasileiro na Assembleia de 2013 e agora voltará para novas discussões.

Pe. Francisco de Assis Wloch, Subsecretária Adjunto de Pastoral da CNBB nos oferece mais dados (cf. p. 26 da revista “Aparecida”, março 2014). O tema central da Assembleia foi publicado na Coleção Estudos da CNBB, No.104, onde foi profundamente analisado e refletido nas 105 páginas desse estudo. Agora os bispos vão retomar o assunto enriquecido com “inúmeras contribuições recebidas” e o mesmo será transformada em documento indicando pistas para a renovação paroquial na Igreja do Brasil. A temática de renovação paroquial se encontra na Assembleia Episcopal de Medellin (cf. p. 72, Conclusões de Medellin, Paulinas, São Paulo, 1968); em Puebla (cf. p. 249, Conclusões da Conferência de Puebla, Edições Paulinas, SP. 1979); em Santo Domingo (cf. p.103, Conclusões Santo Domingo, Edições Paulinas, 1992), e especialmente no Documento de Aparecida (cf. p. 201-204 et alii, Documento de Aparecida, Edições CNBB, Paulus e Paulinas, 2007). As Diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil (2011-2015) apontam cinco urgências pastorais que devem guiar a caminhada da Igreja durante os próximos anos. Entre as cinco urgências encontramos “Igreja, Comunidade de Comunidades”.

Obviamente há outros temas prioritários na pauta, entre os quais podemos citar: reflexões da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé; a missão na Igreja dos cristões leigos e leigas; assuntos da liturgia, os apontamentos feitos recentemente pelo Papa Francisco sobre evangelização nas periferias das paróquias; orientações do Santo Padre sobre a família contemporânea; a pastoral vocacional e a formação de futuros sacerdotes e preparação para a 3ª. Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos. Há finalmente alguns assuntos aprovados no ano passado pelo Conselho Permanente que devem ser apreciados.

O Subsecretário Adjunto de Pastoral da CNBB, Pe. Wloch acredita que devido ao fato que no ano 2015 haverá uma eleição para o novo presidente da CNBB, o tema referente às Direções Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015 “ocupará espaço privilegiado”.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1.

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Planilha de contribuição das paróquias e das áreas pastorais: outubro de 2017

Festa da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Santa Maria

“I Aviva Povo de Deus”

Paróquia Nossa Senhora das Graças e São Pedro na Praia da Tabuba, em Caucaia – CE.

Material que foi veiculado no Jornal JCTV na Rede Vida de Televisão


QR Code Business Card