Atualidades

“A Ternura de Um Pastor”, 2a Edição – com prefácio de Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília

A segunda edição da obra “A ternura de um Pastor” expressa a grande acolhida desta feliz iniciativa do Pe. Geovane Saraiva e, em especial, o reconhecimento do imenso valor de nosso saudoso Cardeal Dom Aloísio Lorscheider na vida da Igreja e da sociedade, assim como, na vida dos inúmeros leitores. A homenagem prestada pelo Pe. Geovane tem sido compartilhada por amigos e admiradores de Dom Aloísio que recebem esta obra com o amor, a admiração e a gratidão que pulsam no coração do autor, por aquele que uniu, de modo admirável, a ternura e a profecia em sua vida de pastor. Por isso, o autor expressa a homenagem de todos nós a Dom Aloísio!

A riqueza da personalidade de Dom Aloísio não pode ser transcrita em sua totalidade, por mais fiel e completo que possa ser o seu retrato biográfico. Quem teve a graça de conhecê-lo, de conviver e trabalhar com ele pode testemunhar cordialmente os dons que Deus lhe concedeu manifestados em sua vida de sacerdote, profeta e pastor, de servidor fiel de Jesus Cristo e do Povo de Deus. Contudo, os dados biográficos e os testemunhos apresentados pelo autor, destacando as “lições do Bom Pastor”, deixadas por Dom Aloísio, nos estimulam a reconhecer sempre mais tanto bem que ele nos fez e a louvar a Deus pela sua ternura e misericórdia testemunhadas por aquele que se assemelhou ao Bom Pastor.

A exemplo de Jesus Bom Pastor, o Cardeal Lorscheider foi verdadeiro pastor, através da compaixão pelas ovelhas sofridas, feridas e desgarradas, pela solidariedade com os pobres e sofredores, aliando a ternura, a mansidão e o habitual sorriso nos lábios, com a firmeza e a coragem profética. Nos passos de São Francisco de Assis, fez-se romeiro entre os romeiros do Canindé e de Aparecida, testemunhando a simplicidade evangélica e o amor aos pobres. Homem de profunda espiritualidade e grande teólogo, ele cumpriu o mandato missionário de Jesus Cristo, ensinando e fazendo discípulos através dos seus escritos e de suas conferências, mas acima de tudo, pelo testemunho de vida cristã.

A contribuição de Dom Aloísio à Igreja ultrapassa as fronteiras das dioceses onde exerceu o episcopado, a Diocese de Santo Ângelo (RS), as Arquidioceses de Fortaleza (CE) e de Aparecida (SP), pois foi grande a sua dedicação à Igreja no Brasil, através da CNBB, e na América Latina, pelo CELAM, assim como, foi marcante a sua atuação, como cardeal, junto à Santa Sé, especialmente, pela sua participação em Sínodos e Conclaves, além de sua participação no Concílio Vaticano II, no início do seu episcopado.   Entretanto, o significado de sua figura e o alcance de sua atuação vão muito além do interior da Igreja, repercutindo na sociedade brasileira e no mundo. Homem de diálogo, conforme o espírito do Vaticano II, empreendeu esforços para a edificação da sociedade justa e fraterna, querida por Deus, muito contribuindo para a redemocratização do País, para a defesa da dignidade inviolável de cada pessoa e a efetivação dos seus direitos fundamentais.

Ao amado e inesquecível D. Aloísio Lorscheider, a nossa eterna gratidão! Ao  Pe. Geovane, o nosso agradecimento por esta bela homenagem a Dom Aloísio, renovada nesta edição, mantendo viva a memória da ternura de um pastor tão admirável, cujo testemunho continua a produzir abundantes frutos.

 Dom Sérgio da Rocha – Arcebispo Metropolitano de Brasília – 29 de setembro de 2011, festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Planilha de contribuição das paróquias e das áreas pastorais: outubro de 2017

Festa da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Santa Maria

“I Aviva Povo de Deus”

Paróquia Nossa Senhora das Graças e São Pedro na Praia da Tabuba, em Caucaia – CE.

Material que foi veiculado no Jornal JCTV na Rede Vida de Televisão


QR Code Business Card