Atualidades

“A Ternura de Um Pastor”, 2a Edição – com prefácio de Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília

A segunda edição da obra “A ternura de um Pastor” expressa a grande acolhida desta feliz iniciativa do Pe. Geovane Saraiva e, em especial, o reconhecimento do imenso valor de nosso saudoso Cardeal Dom Aloísio Lorscheider na vida da Igreja e da sociedade, assim como, na vida dos inúmeros leitores. A homenagem prestada pelo Pe. Geovane tem sido compartilhada por amigos e admiradores de Dom Aloísio que recebem esta obra com o amor, a admiração e a gratidão que pulsam no coração do autor, por aquele que uniu, de modo admirável, a ternura e a profecia em sua vida de pastor. Por isso, o autor expressa a homenagem de todos nós a Dom Aloísio!

A riqueza da personalidade de Dom Aloísio não pode ser transcrita em sua totalidade, por mais fiel e completo que possa ser o seu retrato biográfico. Quem teve a graça de conhecê-lo, de conviver e trabalhar com ele pode testemunhar cordialmente os dons que Deus lhe concedeu manifestados em sua vida de sacerdote, profeta e pastor, de servidor fiel de Jesus Cristo e do Povo de Deus. Contudo, os dados biográficos e os testemunhos apresentados pelo autor, destacando as “lições do Bom Pastor”, deixadas por Dom Aloísio, nos estimulam a reconhecer sempre mais tanto bem que ele nos fez e a louvar a Deus pela sua ternura e misericórdia testemunhadas por aquele que se assemelhou ao Bom Pastor.

A exemplo de Jesus Bom Pastor, o Cardeal Lorscheider foi verdadeiro pastor, através da compaixão pelas ovelhas sofridas, feridas e desgarradas, pela solidariedade com os pobres e sofredores, aliando a ternura, a mansidão e o habitual sorriso nos lábios, com a firmeza e a coragem profética. Nos passos de São Francisco de Assis, fez-se romeiro entre os romeiros do Canindé e de Aparecida, testemunhando a simplicidade evangélica e o amor aos pobres. Homem de profunda espiritualidade e grande teólogo, ele cumpriu o mandato missionário de Jesus Cristo, ensinando e fazendo discípulos através dos seus escritos e de suas conferências, mas acima de tudo, pelo testemunho de vida cristã.

A contribuição de Dom Aloísio à Igreja ultrapassa as fronteiras das dioceses onde exerceu o episcopado, a Diocese de Santo Ângelo (RS), as Arquidioceses de Fortaleza (CE) e de Aparecida (SP), pois foi grande a sua dedicação à Igreja no Brasil, através da CNBB, e na América Latina, pelo CELAM, assim como, foi marcante a sua atuação, como cardeal, junto à Santa Sé, especialmente, pela sua participação em Sínodos e Conclaves, além de sua participação no Concílio Vaticano II, no início do seu episcopado.   Entretanto, o significado de sua figura e o alcance de sua atuação vão muito além do interior da Igreja, repercutindo na sociedade brasileira e no mundo. Homem de diálogo, conforme o espírito do Vaticano II, empreendeu esforços para a edificação da sociedade justa e fraterna, querida por Deus, muito contribuindo para a redemocratização do País, para a defesa da dignidade inviolável de cada pessoa e a efetivação dos seus direitos fundamentais.

Ao amado e inesquecível D. Aloísio Lorscheider, a nossa eterna gratidão! Ao  Pe. Geovane, o nosso agradecimento por esta bela homenagem a Dom Aloísio, renovada nesta edição, mantendo viva a memória da ternura de um pastor tão admirável, cujo testemunho continua a produzir abundantes frutos.

 Dom Sérgio da Rocha – Arcebispo Metropolitano de Brasília – 29 de setembro de 2011, festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Festejo do Padroeiro movimenta Paróquia de Cristo Redentor

A Paróquia no bairro Dunas festejará Nossa Senhora de Lourdes com um tríduo

Pascom Região Nossa Senhora dos Prazeres realizou encontro de Planejamento para 2018

Comunidades de Vida Cristã estão em Fortaleza para mais uma edição do “Amar e Servir”

Discursos do Papa Francisco no Chile


QR Code Business Card